Questões de Administração

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A criação do conhecimento organizacional tem em seu cerne o processo contínuo e dinâmico de síntese, de administração de paradoxos, de reconciliação de opostos, enfim. Nesse sentido, o melhor caminho para a gestão do conhecimento organizacional depende do exercício do raciocínio dialético sobre uma série de aspectos. A esse respeito, pode-se afirmar que:

  • A. O design organizacional apropriado à criação do conhecimento não deve conter elementos de estruturas hierárquicas em razão da disfuncionalidade que apresentam diante de demandas de iniciativa pessoal e de mudança organizacional.
  • B. A gestão do conhecimento estrutura-se em uma perspectiva bottom-up (de baixo para cima) de administração à medida que reconhece um fluxo de conhecimentos que se origina no nível individual e alcança, finalmente, toda a organização.
  • C. Atribui-se ao indivíduo a responsabilidade pela criação do conhecimento, enquanto aos grupos e à própria organização competem, respectivamente, a síntese e a amplificação do conhecimento.
  • D. A criação de novos conhecimentos resulta de um processo que amplifica os conhecimentos explícitos adquiridos pelos indivíduos por meio do estímulo à sua transferência para os grupos e equipes de trabalho, até que sejam tacitamente integrados aos padrões de comportamento e produção da organização.
  • E. A maioria dos modos de conversão do conhecimento propostos pelos autores mencionados aponta para a prevalência das experiências formais e sistemáticas de aprendizagem sobre aquelas de natureza informal.

O conjunto de bens, direitos e obrigações com terceiros vinculados a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas ou a uma sociedade em determinado momento é denominado

  • A. receita.
  • B. patrimônio.
  • C. ativo.
  • D. resultado operacional.
  • E. regime de caixa.

Um casal possui contas separadas em uma mesma agência bancária. A mulher, curiosa quanto aos gastos do marido, segundo ela, excessivos, procura o gerente do Banco para pedir informações sobre a movimentação financeira do cônjuge. O gerente, no entanto, aduz que somente pode permitir-lhe o acesso aos dados bancários mediante autorização do correntista titular.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, o gerente estaria

  • A. protegendo o direito de imagem do correntista diante da curiosidade da esposa.
  • B. burlando o dever de cortesia que permite o acesso preconizado pela cliente.
  • C. violando a lei que permite o acesso de familiares às contas de todos os membros da família.
  • D. perdendo uma oportunidade de negócios, deixando de agradar à cliente.
  • E. assegurando o sigilo da operação bancária, que deve ser protegido no caso.

Acerca da abordagem clássica da administração, julgue os itens a seguir. As origens da abordagem clássica da administração estão relacionadas ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas e à necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca da gestão patrimonial. Os bens de uma empresa são considerados recursos patrimoniais e são classificados, quanto à sua mobilidade, como móveis, imóveis, corpóreos e incorpóreos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de gás natural decidiu modificar sua técnica de desenvolvimento de habilidades pessoais. Para tal, promoveu um conjunto de analistas, com elevado potencial, para posições de staff, de forma que eles pudessem desempenhar diferentes tarefas, provisoriamente, sob a supervisão e condução apoiadora de um gerente bem- -sucedido.

A técnica proposta pela empresa é conhecida como

  • A. atribuição de comissão
  • B. posição de assessoria
  • C. aprendizagem prática
  • D. rotação de cargo
  • E. simulação

Com referência à gestão de qualidade, julgue os itens subsecutivos. Na gerência participativa, o relacionamento entre chefia e subordinados é valorizado, novas ideias são estimuladas e a criatividade é aproveitada para a resolução dos problemas e para o aperfeiçoamento das atividades. A agilidade nesse processo decorre, entre outros aspectos, de um sistema correto de distribuição dos resultados e de um sistema ágil de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considera-se que uma determinada “ouvidoria” de uma agência reguladora seja um canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública com a finalidade de receber, registrar e responder a manifestações tais como: sugestões, reclamações, denúncias e elogios. Assim, a ouvidoria recebe demandas, encaminha-as às áreas responsáveis, propõe recomendações para melhorar a gestão e alcançar os seus objetivos, e ainda monitora as ações da agência visando ao desenvolvimento institucional. Neste contexto, as respostas enviadas aos demandantes consideram os pareceres das áreas respectivas. Assim, a ouvidoria atua como intermediadora para a solução das demandas dos interessados, e, embora não seja seu papel promover mudanças diretamente, colabora nas reflexões e revisões dos processos e serviços prestados, por meio de uma articulação e diálogo contínuo com todos os setores das áreas meio e fim da agência. Tomando por base o texto deste enunciado, se pode afirmar que:

  • A. a ouvidoria possui autonomia e autoridade para rotineiramente redesenhar processos e promover mudanças nas práticas das áreas fim da agência;
  • B. a ouvidoria contribui para a melhoria contínua dos processos e da qualidade dos serviços prestados pela agência;
  • C. o feedback dos clientes é irrelevante para as ouvidorias diante da competência e capacidade crítica que possui o seu próprio corpo técnico;
  • D. no que diz respeito à melhoria contínua, não há nenhuma coerência entre o papel da ouvidoria e os princípios e requisitos atuais da norma ISO 9001;
  • E. no que diz respeito à melhoria contínua, não há nenhuma coerência entre o papel da ouvidoria e o Ciclo de Shewhart ou PDCA (Planejar, Fazer, Controlar, Agir).

Os objetivos, na visão organizacional, possuem uma linguagem comum e respondem por tipologias. No caso da tipologia de base mecanicista, pode-se dizer que:

  • A. Não possui acentuada estrutura burocrática.
  • B. Adota a divisão do trabalho.
  • C. Não adota decisões centralizadas.
  • D. Não possui hierarquia definida.
  • E. Caracteriza-se pelo cunho altamente informal.

O orçamento, a análise de custos e os demonstrativos financeiros são as três formas básicas de descrição dos custos do projeto. Em linhas gerais, os demonstrativos financeiros de um projeto, de qualquer tipo, devem assegurar

  • A. a demonstração da incidência, distribuição, margens de redução e gravames sobre as despesas previstas para o projeto.
  • B. a determinação do custo total do projeto em seus contornos mais amplos e as previsões de possíveis alterações contingenciais.
  • C. a possibilidade de efetivo controle dos custos do projeto nas etapas subsequentes à configuração.
  • D. a conversibilidade em relação aos mecanismos orçamentários das organizações com interesse no projeto de modo a viabilizar a interação entre ambos.
  • E. a indicação do montante de despesas e entradas de recursos financeiros ao longo da duração do projeto.
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