Questões de Administração

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Uma empresa iniciou seu processo de gestão do conhecimento. Uma das primeiras iniciativas foi levantar, junto aos operadores de máquinas de produção, os procedimentos adotados em caso de pane do maquinário – pois não havia padrões definidos e as soluções para essas situações eram criadas “na hora do problema” pelos operadores mais antigos, muito experientes. A partir desse levantamento, foram elaborados manuais com os procedimentos que seriam, posteriormente, transmitidos em treinamentos para novos operadores. Esse processo representou:

  • A. geração de conhecimento tácito e de conhecimento explícito;
  • B. transmissão de conhecimento explícito;
  • C. geração de conhecimento tácito;
  • D. transformação de conhecimento explícito em conhecimento tácito;
  • E. transformação de conhecimento tácito em conhecimento explícito.

A respeito do tema produtividade, assinale a alternativa correta.

  • A. Investimentos dos gestores da empresa em equipamentos de última geração e em condições ergonômicas inadequadas contribuem para o aumento da produtividade da organização.
  • B. O relacionamento interpessoal dos colaboradores de uma empresa não é fator que pode contribuir para o aumento ou a diminuição da produtividade de uma organização.
  • C. A produtividade empresarial está vinculada somente às inovações tecnológicas introduzidas na organização. Dessa forma, não é influenciada pelo treinamento, pela capacitação e pela motivação dos funcionários.
  • D. A falta de planejamento empresarial e de definição de metas claras que auxiliem na persecução dos objetivos empresariais pode contribuir para a diminuição da produtividade de uma organização.
  • E. A simples realização do mapeamento dos processos empresariais necessariamente torna a empresa mais produtiva.

A abordagem clássica da administração é um dos marcos para o entendimento de como as teorias organizacionais evoluíram. Outras contribuições teóricas complementares, tais como a teoria da burocracia e de sistemas, também contribuíram para entender o processo. Com relação às diversas teorias organizacionais, julgue os itens que se seguem. Sabe-se que a autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado. Nesse contexto, é correto afirmar que existem três tipos de autoridade legítima: a tradicional, a carismática e a legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização é uma das mais complexas funções administrativas, já que diz respeito a decisões cujos alcances e consequências são difíceis de antecipar. A seguir, estão elencados os elementos do processo de organização numerados de 1 a 6. Depois, são apresentados aspectos desses elementos. Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Especialização do trabalho.

2. Cadeia de comando.

3. Amplitude de controle.

4. Departamentalização.

5. Centralização e descentralização.

6. Formalização.

( ) Decorre da distância de autoridade e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinadas a um administrador.

( ) Referem-se ao nível hierárquico no qual são tomadas as decisões.

( ) Grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único indivíduo em dada organização.

( ) Especifica que a autoridade deve passar do topo até o último elemento da hierarquia organizacional por uma linha clara e ininterrupta, identificando quem deve responder a quem.

( ) Dimensão que se refere ao grau de controle da organização sobre o indivíduo.

( ) Permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficácia e a eficiência da administração, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações.

  • A. 4 – 2 – 3 – 1 – 5 – 6.
  • B. 5 – 3 – 6 – 4 – 2 – 1.
  • C. 1 – 4 – 5 – 3 – 2 – 6.
  • D. 2 – 1 – 4 – 6 – 3 – 5.
  • E. 3 – 5 – 1 – 2 – 6 – 4.

O processo de gestão do conhecimento envolve quatro modos de conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito, a saber: socialização, externalização, combinação e internalização.

Na externalização, utiliza(m)-se a(s) seguinte(s) ferramenta( s) criativa(s):

  • A. capacitação a distância
  • B. treinamentos e simulações
  • C. metáfora, analogia e modelo
  • D. interação, observação e imitação
  • E. sistemas de comunicação e banco de dados

Acerca de mudança e inovação em organizações, julgue os itens a seguir. A mudança corresponde à alteração temporal de uma realidade, sem implicação de julgamento de seu resultado; a inovação, por sua vez, configura-se somente quando há geração de ganhos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O gerenciamento de projeto, de acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projeto (Guia PMBOK), envolve o gerenciamento de diversas áreas. Assinale a alternativa correta que envolve no mínimo três áreas de gerenciamento de projeto de acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projeto (Guia PMBOK).

  • A. Gerenciamento de Escopo, Gerenciamento das Aquisições e Gerenciamento das Manutenções
  • B. Gerenciamento de Custos, Gerenciamento dos Recursos Físicos e Gerenciamento de Risco
  • C. Gerenciamento de Qualidade, Gerenciamento de Tempo e Gerenciamento da Integração
  • D. Gerenciamento dos Recursos Escassos, Gerenciamento dos Indicadores de Desempenho e Gerenciamento da Articulação
  • E. Gerenciamento de Recursos Humanos, Gerenciamento das Comunicações e Gerenciamento de Infra-Estrutura

O subsistema de administração de material que procede a uma baixa física e contábil, podendo gerar uma ação de ressuprimento, chama-se:

  • A. Cadastro.
  • B. Classificação de Material.
  • C. Controle de Estoque.
  • D. Inspeção de Recebimento.
  • E. Compras.

A tomada de decisão é um processo que engloba a identificação do problema, dos critérios, das técnicas utilizadas para elaborar, analisar e escolher alternativas e, ainda, verificar a eficácia da decisão. A teoria de decisão no ambiente contemporâneo tem se caracterizado pelo aumento da incerteza e pela complexidade das técnicas de decisão. Nesse contexto, o administrador tomador de decisões deve considerar

  • A. o reduzido número de atores no processo decisório, tendo cada um deles uma diferente perspectiva e interpretação dos eventos.
  • B. a existência de relações de poder que apoiam os atores envolvidos no processo decisório.
  • C. que os atores envolvidos no processo decisório possuem sistemas de valor semelhantes levando a objetivos comuns.
  • D. empreender a busca do equilíbrio entre as dimensões da racionalidade com a intuição no processo decisório.
  • E. que o conjunto de ações disponíveis são claramente definidas e bem delimitadas no processo decisório.

A gestão do conhecimento apoia-se em um conjunto de processos relativos à geração, organização, desenvolvimento e distribuição de conteúdos relevantes a serem disponibilizados. Um dos principais problemas enfrentados, que o processo de desenvolvimento de conteúdos objetiva solucionar, é:

  • A. a falta de infraestrutura tecnológica;
  • B. o excesso de material disponível;
  • C. a resistência psicológica em compartilhar conhecimento;
  • D. a falta de registro de conteúdos confidenciais;
  • E. a geração de conhecimento tácito.
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