Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A gestão do conhecimento deve amparar os administradores a tratarem os conhecimentos, de modo prático, como recursos. Nesse sentido, uma série de processos essenciais devem ser realizados com a intenção de tornar aplicável as ideias propagadas pelas principais referências da área: identificação; retenção; utilização; distribuição; desenvolvimento; e aquisição de conhecimento. Considerando o exposto, pode-se afirmar que:

  • A. A armazenagem do conhecimento então criado torna-se mais irrelevante na medida em que o estágio de internalização, relativo à aprendizagem e à aquisição de novos conhecimentos tácitos a partir da prática, é alcançado na organização.
  • B. Os processos de identificação e distribuição do conhecimento constituem uma garantia de que os conhecimentos serão utilizados nas atividades da organização.
  • C. A gestão do conhecimento, à medida que diz respeito aos fluxos entre conhecimentos tácitos e explícitos e níveis diversos de análise, deve basear-se utilização de fontes internas para aquisição de conhecimentos.
  • D. O processo de compartilhamento e distribuição fundamenta-se na premissa de que diferenças nas demandas individuais e coletivas por conhecimento são relevantes, de forma que é preciso determinar o nível de acesso ao conhecimento disponível na organização.
  • E. desenvolvimento do conhecimento pressupõe a criação de novos conhecimentos organizacionais, de modo que investimentos em pesquisa e desenvolvimento tornam-se mais relevantes do que o exame dos processos produtivos da organização.

A abordagem clássica da administração é um dos marcos para o entendimento de como as teorias organizacionais evoluíram. Outras contribuições teóricas complementares, tais como a teoria da burocracia e de sistemas, também contribuíram para entender o processo. Com relação às diversas teorias organizacionais, julgue os itens que se seguem. As principais contribuições da abordagem clássica da administração se referem às preconizadas por Taylor e por Fayol. Enquanto Taylor focalizava as atividades nos níveis baixos (inferiores) da organização, Fayol encarava a administração sob o ponto de vista do executivo de alto nível.

  • C. Certo
  • E. Errado

A departamentalização decorre da diferenciação de atividades dentro da empresa. Assinale a alternativa que apresenta o critério de departamentalização que é definido conforme a especialização, com base nos contatos entre pessoas localizadas em diferentes fluxos de trabalho.

  • A. Interdependência do fluxo de trabalho.
  • B. Interdependência no processo.
  • C. Interdependência de escala.
  • D. Interdependência social.
  • E. Interdependência por projeto.

No levantamento de necessidades de capacitação de um cargo, um analista procurou levar em consideração, principalmente, as informações nas quais são apontadas, de forma mais detalhada, as tarefas realizadas, as habilidades e os conhecimentos exigidos dos ocupantes dos cargos.

Qual ferramenta de levantamento de necessidade de treinamento de um cargo foi utilizada pelo analista?

  • A. Análise de tarefas
  • B. Descrições de cargo
  • C. Desempenho de cargo
  • D. Padrões de desempenho
  • E. Observação de amostras do trabalho

Acerca de mudança e inovação em organizações, julgue os itens a seguir. No Brasil, a inovação organizacional é medida por meio da pesquisa de inovação tecnológica (PINTEC), executada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trienalmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a resposta correta sobre planejamento estratégico:

  • A. O planejamento estratégico é um plano de gestão para a organização
  • B. O planejamento estratégico é um processo de planejar o futuro da organização no curto prazo
  • C. Após o desenvolvimento do planejamento estratégico a organização precisa realizar o planejamento tático e operacional
  • D. O planejamento estratégico utiliza de somente informações internas das da empresa.
  • E. O planejamento estratégico, tático e operacional são planos essenciais para a organização.

Na administração, o subsistema encarregado do controle e normalização das transações de recebimento, fornecimento e devoluções chama-se:

  • A. Inspeção de Recebimento.
  • B. Cadastro.
  • C. Movimentação de Material.
  • D. Almoxarifado.
  • E. Aquisição de Material.

O setor de recursos humanos (RH) tem ampla função na estratégia geral das organizações. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Nas organizações contemporâneas, o setor de RH tende a atuar de modo administrativo, atendendo a demandas de recrutamento, seleção, desenvolvimento e avaliação de pessoas.
  • B. Os setores de RH têm assumido de modo crescente a responsabilidade de condução das políticas e práticas orientadas às pessoas, substituindo, portanto, as funções outrora atribuídas aos gerentes das unidades das organizações.
  • C. Os profissionais do setor de RH devem considerar as capacidades econômicas e financeiras das organizações, integrando-se às demais unidades por meio de tarefas orientadas às pessoas.
  • D. O setor de RH, cujo escopo de atuação é restrito às atribuições táticas e operacionais nas organizações modernas, objetiva o desenvolvimento das pessoas.
  • E. A integração do setor de RH aos demais sistemas organizacionais fundamenta-se no princípio da transversalidade das atividades inerentes ao RH.

Na gestão de projetos, os indicadores devem constituir-se em prova de que a finalidade, o objetivo e as metas previstas foram alcançados. Os indicadores de finalidade podem ser mais genéricos, desde que seja possível mensurá-los ou indicar sua qualidade. Já os indicadores de metas devem, necessariamente, ser medidos. Um bom indicador deve ser

I. essencial ao projeto;

II. objetivamente verificável;

III. imputável ao projeto, direta ou indiretamente;

IV. comum a todos os níveis do projeto.

São corretos somente os itens

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. I e IV
  • D. II e III
  • E. II e IV

As decisões gerenciais rotineiras e repetitivas, para as quais a organização desenvolve abordagens e soluções predefinidas – expressas em procedimentos, normas, regras e mesmo na repetição de soluções previamente adotadas – são chamadas, nas teorias administrativas, de decisões:

  • A. racionais;
  • B. não programadas;
  • C. programadas;
  • D. intuitivas;
  • E. estratégicas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...