Questões de Administração

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Por ser estabelecida em lei, a inclusão das horas-extras no cálculo da folha de pagamentos requer muita atenção por parte dos analistas de Recursos Humanos, de forma a garantir que

  • A. as realizadas no mês de pagamento do 13º salário integrem o cálculo deste.
  • B. as realizadas durante a semana integrem o repouso semanal remunerado.
  • C. seu valor seja, no máximo, 50% superior à remuneração normal.
  • D. u valor, para o mensalista, seja calculado dividindo- -se o salário mensal por 22 dias úteis e por 8 horas diárias.
  • E. seu valor de salário-hora, para o mensalista, seja multiplicado por 50% e depois pelo número de dias de trabalho extraordinário.

Acerca das dimensões das mudanças, julgue os seguintes itens. Mudanças nas crenças ou nas atitudes de colaboradores podem produzir mudanças na cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na análise e planejamento financeiro, deve-se levar em consideração para a tomada de decisões de investimento:

  • A. Passivos circulantes.
  • B. Recursos de longo prazo.
  • C. Somente ativos circulantes.
  • D. Somente ativos permanentes.
  • E. Ativos circulantes e permanentes.

Uma empresa fabricante de autopeças gostaria de adotar indicadores de controle operacional para o seu processo de produção. Seria um indicador adequado:

  • A. taxa de desperdício;
  • B. número de empregados treinados;
  • C. lucratividade;
  • D. índice de turnover;
  • E. participação no mercado.

As teorias da liderança formam um arcabouço necessário para que as organizações desempenhem as suas atividades conforme prescrito em seus objetivos, porém a liderança depende também de como a organização é constituída, sua cultura, seus esforços sinérgicos e o planejamento de suas atividades. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. A centralização como forma de delegação de competência se caracteriza pela distribuição de poder e pela tomada de decisão estendidas aos níveis mais baixos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Kaplan & Norton, o Balanced Scorecard é uma ferramenta que materializa a visão e a estratégia da organização. Ao se implantar essa ferramenta, a organização deve considerar os seguintes componentes:

  • A. financeiro, cliente, desenvolvimento de pessoas e processos.
  • B. objetivos estratégicos, indicadores, metas e planos operacionais.
  • C. planos de Ação, indicadores e ferramentas da qualidade.
  • D. mapa estratégico, objetivos estratégicos, indicadores, metas e planos de ação.
  • E. objetivos estratégicos, metas, indicadores e responsabilidade social.

Uma empresa decidiu rescindir os contratos de trabalho, por diversos motivos, com menores aprendizes, todos matriculados no Ensino Médio.

 O ato de assistência à rescisão contratual deverá ser praticado pelo

  • A. empregador e pelo empregado, presentes os dois ao ato.
  • B. empregador, pelo empregado e, obrigatoriamente, pelo representante legal do menor que comprove essa qualidade, todos presentes ao ato.
  • C. procurador legal do menor aprendiz, desde que constituído, exclusivamente, por procuração pública.
  • D. preposto que representa o empregador em toda e qualquer homologação de rescisão contratual.
  • E. menor aprendiz, não sendo aceita apenas representação por procurador legalmente constituído com poderes expressos para receber e dar quitação.

Acerca do diagnóstico organizacional, julgue os itens subsecutivos. Preparo para a mudança é o estágio do diagnóstico organizacional que visa sensibilizar os colaboradores em relação aos problemas da organização, fazendo parte do modelo de congelamento-mudança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Levando em conta os objetivos individuais dentro de uma organização, podemos afirmar que:

  • A. Pretende-se alcançar o lucro.
  • B. Pretende-se alcançar estabilidade no emprego.
  • C. O resultado final esperado é a eficácia.
  • D. Pretende-se privilegiar a satisfação do cliente.
  • E. Pretende-se obter a redução de custos na organização.

O gerente de uma equipe de sete pessoas é conhecido por compartilhar informações, incentivar o desenvolvimento profissional dos colaboradores e encorajar a participação nas decisões. Ele afirma que “o trabalho é complexo e sem a ajuda e a experiência dos membros da equipe não seria possível enfrentar os desafios que surgem”. O estilo de liderança do gerente é:

  • A. autocrático;
  • B. carismático;
  • C. simbólico;
  • D. democrático;
  • E. liberal.
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