Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As teorias da liderança formam um arcabouço necessário para que as organizações desempenhem as suas atividades conforme prescrito em seus objetivos, porém a liderança depende também de como a organização é constituída, sua cultura, seus esforços sinérgicos e o planejamento de suas atividades. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para melhorar a sua produtividade, a empresa “X” utilizase de indicadores de desempenho. As ausências e atrasos dos empregados estão retratados no indicador denominado

  • A. Turnover.
  • B. Rotatividade de pessoal.
  • C. Absenteísmo.
  • D. Número médio de empregados.
  • E. Custo médio per capita.

O representante legal de uma empresa de gás natural foi orientado a levar, no momento da rescisão contratual, somente os documentos obrigatórios, de acordo com instruções normativas do Ministério do Trabalho e Emprego.

Na primeira rescisão a que compareceu como representante, apresentou vários documentos.

O único documento que ele NÃO precisaria ter apresentado é a(o)

  • A. cópia do livro de registro de empregados
  • B. cópia da convenção ou acordo coletivo de trabalho
  • C. carteira de trabalho e previdência social, com anotações atualizadas
  • D. perfil psicográfico previdenciário
  • E. extrato, para fins rescisórios, da conta vinculada do empregado no FGTS

Acerca do diagnóstico organizacional, julgue os itens subsecutivos. Diagnóstico organizacional é um instrumento voltado à promoção da flexibilidade, da mudança e da inovação nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

As reações estabelecidas pelos indivíduos com relação à motivação determina o termo chamado:

  • A. Reengenharia Emocional.
  • B. Criatividade empresarial.
  • C. Clima Organizacional.
  • D. Parâmetro geral de produtividade.
  • E. Valoração Pessoal.

Uma empresa do setor hoteleiro decidiu, em função dos grandes eventos que serão realizados no Brasil, nos próximos anos, modificar o seu posicionamento no mercado. Para tal, a rede de hotéis passou por uma grande reforma, os empregados receberam treinamento e capacitação para atendimento às demandas dos hóspedes, e o serviço de atendimento aos clientes também passou por reestruturação.

As ações realizadas pela empresa são resultantes de um planejamento estratégico que tem como objetivo estabelecer

  • A. o sistema de informação a ser utilizado para o atendimento aos clientes.
  • B. os responsáveis pela execução e implantação do plano de ação.
  • C. os recursos necessários para implementar as ações necessárias ao crescimento da empresa.
  • D. as metas e o cronograma para a execução das ações propostas.
  • E. as diretrizes gerais nas quais a posição da empresa crescerá e se desenvolverá.

Uma grande empresa redefiniu sua estratégia corporativa e iniciou um processo que inclui reestruturação organizacional, revisão de suas linhas de produtos e a mudança da cultura organizacional. Como instrumento de apoio a essa transformação organizacional, foi implantado o balanced score card para controle do desempenho. Atenção especial vem sendo dada à perspectiva “clientes”, pois a alta direção julga que os problemas mais críticos enfrentados estão relacionados à criação de valor para os clientes da empresa. Seriam indicadores adequados para medir os objetivos relativos a essa perspectiva:

  • A. taxa de defeitos e índice de retenção de clientes;
  • B. liquidez corrente e nível de satisfação dos clientes;
  • C. nível de satisfação dos clientes e participação no mercado;
  • D. rotatividade de estoques e participação no mercado;
  • E. rotatividade de estoques e índice de retenção de clientes.

No que se refere ao planejamento estratégico e sua prática, assinale a alternativa correta.

  • A. O processo de planejamento estratégico prescinde da análise crítica da organização em seu ponto presente e do que se objetiva em um ponto futuro.
  • B. A expressão planejamento estratégico restringe-se ao arcabouço teórico e metodológico da administração de empresas, uma vez que esta distancia-se da área educacional.
  • C. A eficácia do planejamento estratégico vincula-se diretamente à rigidez e ao engessamento dele.
  • D. Os processos educacionais que ocorrem dentro da empresa têm, no planejamento estratégico, uma relevante ferramenta nas tomadas de decisão e na efetividade dos processos.
  • E. O planejamento estratégico compreende uma função de caráter burocrático exclusiva da gestão.

A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes. O treinamento visa fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Método gerencial que abrange todos os níveis da organização, utilizado para a promoção da melhoria contínua e reflete a base da filosofia do melhoramento contínuo. Trata-se do conceito de

  • A. Kaizen.
  • B. Gráfico de Ishikawa ou Diagrama de Causa e Efeito.
  • C. Muda.
  • D. Ciclo PDCA.
  • E. QFC − Quality Function Deployment.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...