Questões de Administração

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Em termos de mercado, um dos óbices ou problemas para a Administração Financeira é(são):

  • A. Os efeitos da concorrência.
  • B. O adiantamento a fornecedores.
  • C. O custo do capital alheio.
  • D. A distribuição de lucros.
  • E. Os ativos circulantes e permanentes.

As três estratégias competitivas genéricas, decorrentes da interação entre os tipos básicos de vantagem competitiva e o escopo das atividades de uma empresa são: a liderança de custo, a diferenciação e o enfoque.

Assim, uma empresa com estratégia de

  • A. diferenciação seleciona para atender apenas a um segmento da indústria, ou, no máximo, a um pequeno grupo de segmentos.
  • B. liderança de custo procura tornar-se o produtor de custo mais baixo da sua indústria, ampliando o leque de produtos para usufruir economias de escopo.
  • C. enfoque procura ser a única empresa com certos atributos valiosos e importantes para todos os compradores da indústria.
  • D. liderança de custo tem a menor variedade possível de produtos para aproveitar as economias de escopo.
  • E. diferenciação vende um produto padrão, sem maquiagem ou variedades especiais.

Um gerente de produção precisa decidir entre quatro fornecedores de um equipamento para a fábrica onde trabalha. Ele identificou três critérios para a decisão: preço, qualidade e prazo de entrega. Para avaliar e ordenar os diferentes fornecedores com base nesses critérios, o gerente deve:

  • A. atribuir pesos aos diferentes critérios;
  • B. identificar a situação problema;
  • C. construir uma árvore de decisão;
  • D. implementar a melhor alternativa;
  • E. rever os critérios de decisão.

Para a maioria dos profissionais e estudiosos de marketing, são cinco as principais áreas de análise que compõem a formulação da estratégia da área. São elas: Clientes,

  • A. Cotistas, Concorrentes, Colaboradores e Contexto.
  • B. Companhia, Cotistas, Colaboradores e Contexto.
  • C. Companhia, Concorrentes, Colaboradores e Contexto.
  • D. Companhia, Concorrentes, Compradores e Contexto.
  • E. Cotistas, Concorrentes, Colaboradores e Compradores.

Cohen e Manion (1994) trazem importantes contribuições acerca da prática e do uso de instrumentos quantitativos e qualitativos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A. A pesquisa de natureza quantitativa é a única capaz de verdadeiramente atender aos interesses das organizações.
  • B. Os objetivos das instituições em nada interferem na seleção das metodologias de pesquisa a serem utilizadas nos processos educacionais.
  • C. A pesquisa quantitativa refere-se unicamente aos aspectos subjetivos do indivíduo.
  • D. A pesquisa qualitativa dispensa totalmente a utilização de entrevistas, grupos focais, observações e análises de discurso.
  • E. No exercício do pedagogo nas organizações, a prática das metodologias de pesquisa se torna fundamental para o alcance dos objetivos dentro dos processos desenvolvidos.

A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes. Enquanto o conceito de eficiência está relacionado aos métodos, processos e rotinas de trabalho, normas de ação e regulamentos, a eficácia se refere aos fins, isto é, aos objetivos pretendidos pela organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os indicadores da qualidade compõem a métrica da qualidade e têm como conceito básico avaliar a satisfação dos clientes. Sobre indicadores da qualidade considere:

I. São instrumentos de gestão, utilizados para medir um processo ou seus resultados.

II. São desenvolvidos obrigatoriamente para todos os processos da organização.

III. Visam monitorar a qualidade, produtividade e capacidade.

IV. Tempo de atendimento pode ser uma característica relevante de um serviço, que se traduz facilmente em um indicador mensurável.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, III e IV.

Com relação ao processo de planejamento, julgue os itens a seguir. O planejamento estratégico pode ser considerado como a formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas; o planejamento tático tem por objetivo a otimização dos resultados da empresa como um todo; e o planejamento operacional relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para se alcançá-los. Todos esses tipos de planejamento, portanto, estão associados aos níveis de decisão da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um diretor de Recursos Humanos de uma empresa de energia de médio porte, pretendendo criar uma área de cargos e salários, apresenta ao presidente diferentes motivações para tal.

Dentre as motivações apresentadas, ele, equivocadamente, incluiu a seguinte:

  • A. Necessidade de uma equipe para consolidar informações sobre salários divulgadas na grande mídia.
  • B. Pressão interna diante de insatisfação com remunerações atuais.
  • C. Perda de mão de obra especializada para o mercado.
  • D. Dificuldade de recrutamento de mão de obra.
  • E. Pressão sindical crescente.

Acerca do diagnóstico organizacional, julgue os itens subsecutivos. Práticas de diagnóstico organizacional são recomendadas para administração de conflitos entre colaboradores de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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