Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

Com base no gráfico acima, que ilustra a curva ABC do almoxarifado de determinada empresa, julgue os próximos itens.

A ordenação correta dos itens na abscissa do gráfico em questão, da esquerda para a direita, é a seguinte: itens da classe C, seguidos dos itens da classe B e, finalmente, os itens da classe A.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos aspectos relacionados à função de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

A avaliação em 360º inclui todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado, abrangendo os superiores, subordinados e pares, além dos clientes e fornecedores internos e externos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As grandes organizações são as responsáveis pelas primeiras mudanças. Existiam patrocínios de estudos acadêmicos, havendo uma valorização de novas posturas de comando. Diga-se que não era propriamente resultado da sensibilidade patronal daquela época. Sempre foram, como ainda são hoje, investimentos interessantes do ponto de vista da imagem da empresa e do seu marketing político.

Neste cenário, a área de gestão de pessoas começou a surgir, a partir do desenvolvimento dos processos, métodos e normas de trabalho, o interesse no estudo de alguns fenômenos observados no campo da psicologia organizacional e da sociedade no trabalho, principalmente, no que tange ao comportamento do homem.

Dentro do contexto das mudanças houve a evolução da área de gestão de pessoas, que se caracteriza por:

  • A.

    fase contábil, fase legal, fase tecnicista, fase administrativa e fase estratégica.

  • B.

    planejar, dirigir, controlar, organizar e coordenar.

  • C.

    planejamento estratégico, planejamento tático, planejamento organizacional e planejamento operacional.

  • D.

    provisão, planejamento, avaliação e desempenho.

  • E.

    treinamento, qualidade de vida, desenvolvimento e recrutamento.

A gestão de pessoas tem caráter multidisciplinar e abrange diversas áreas do conhecimento, como aprendizagem individual, mudança, cultura e clima organizacional e satisfação no trabalho. Com relação ao caráter multidisciplinar da gestão de pessoas, julgue os próximos itens.

A gestão de pessoas inclui o planejamento e o desenvolvimento de condições para a satisfação plena do indivíduo e de seus objetivos individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, com relação ao planejamento nas organizações.

A partir do surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação, o planejamento das organizações passou a ser complementado pela visão estratégica de negócios.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento é um item fundamental, seja no gerenciamento de um projeto ou de uma empresa. A hierarquia de um bom planejamento, partindo da base para o topo, segue, respectivamente:

  • A.

    operações, táticas, estratégias e objetivos principais.

  • B.

    estratégias, táticas, operações e objetivos principais.

  • C.

    objetivos principais, táticas, estratégias e operações.

  • D.

    objetivos principais, estratégias, táticas e operações.

  • E.

    táticas, estratégias, objetivos principais e operações.

Julgue os próximos itens, relativos a recursos humanos e gestão de pessoas.

Os responsáveis por facilitar o processo de gestão de pessoas nas organizações devem apresentar comprometimento com as pessoas, perfil conservador e indisponibilidade para assumir riscos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Idalberto Chiavenato: “[...] O planejamento igura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. [...] determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. [...] começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível.”. Assim, o planejamento se refere ao conjunto de ações a serem adotadas para atingir os objetivos almejados, sendo, portanto, importante ferramenta de gestão das organizações no curto, médio e longo prazos. O planejamento abrange três níveis na organização, cujas ações precisam ocorrer de forma articulada: os níveis estratégico, tático e operacional.

Com relação a esses níveis do Planejamento Organizacional, é correto airmar:

  • A. O nível tático compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela deinição dos objetivos e planos da empresa, tomando decisões quanto às questões de médio prazo, tais como: sua sobrevivência, crescimento e eicácia geral.
  • B. O planejamento operacional direciona seus esforços para setores especíicos que apresentam grandes impactos na organização, como a tomada de decisões quanto às questões de longo prazo. As decisões desse nível são revistas a todo o momento, conforme necessário.
  • C. O planejamento, no nível estratégico, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais especíicos. O principal desaio neste nível é promover um contato eiciente e eicaz entre os níveis tático e operacional.
  • D. O planejamento, no nível estratégico, dada a sua natureza e grau de importância na organização, representa um impacto mais amplo e profundo, com conteúdo mais genérico, sintético e abrangente, sendo responsável pela tomada de decisões de longo prazo e macro-orientadas.
  • E. O planejamento, no nível tático, apresenta maior grau de incerteza para as tomadas de decisões, que são realizadas no médio prazo. As decisões nesse nível são mais facilmente revistas, quando necessário, por terem menor abrangência que as estratégias.

O conceito de “stakeholder” é uma generalização do clássico conceito de “shareholder”. Sobre esses conceitos, podese afirmar que:

I - “stakeholders” são os interessados nos resultados da organização.

II - “shareholders” são os acionistas, proprietários ou donos dos negócios.

III - “stakeholders” estão relacionados com as organizações privadas, enquanto os “shareholders” estão relacionados com as empresas públicas.

As afirmativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente I.

Um tema bastante relevante na gestão de pessoas está relacionado a higiene, segurança e qualidade de vida dos colaboradores. Um programa de segurança do trabalho envolve o desenvolvimento de diversas atividades.

NÃO constitui uma dessas atividades o(a)

  • A.

    desenvolvimento de sistemas de relatórios de providências.

  • B.

    estabelecimento de um sistema de indicadores e estatística de acidentes.

  • C.

    divulgação ampla de regras e procedimentos de segurança.

  • D.

    criação de recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de segurança.

  • E.

    participação na avaliação de desempenho de todos os colaboradores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...