Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração de Estoques - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base no gráfico acima, que ilustra a curva ABC do almoxarifado de determinada empresa, julgue os próximos itens.
A ordenação correta dos itens na abscissa do gráfico em questão, da esquerda para a direita, é a seguinte: itens da classe C, seguidos dos itens da classe B e, finalmente, os itens da classe A.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos aspectos relacionados à função de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
A avaliação em 360º inclui todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado, abrangendo os superiores, subordinados e pares, além dos clientes e fornecedores internos e externos.
As grandes organizações são as responsáveis pelas primeiras mudanças. Existiam patrocínios de estudos acadêmicos, havendo uma valorização de novas posturas de comando. Diga-se que não era propriamente resultado da sensibilidade patronal daquela época. Sempre foram, como ainda são hoje, investimentos interessantes do ponto de vista da imagem da empresa e do seu marketing político.
Neste cenário, a área de gestão de pessoas começou a surgir, a partir do desenvolvimento dos processos, métodos e normas de trabalho, o interesse no estudo de alguns fenômenos observados no campo da psicologia organizacional e da sociedade no trabalho, principalmente, no que tange ao comportamento do homem. Dentro do contexto das mudanças houve a evolução da área de gestão de pessoas, que se caracteriza por:fase contábil, fase legal, fase tecnicista, fase administrativa e fase estratégica.
planejar, dirigir, controlar, organizar e coordenar.
planejamento estratégico, planejamento tático, planejamento organizacional e planejamento operacional.
provisão, planejamento, avaliação e desempenho.
treinamento, qualidade de vida, desenvolvimento e recrutamento.
A gestão de pessoas tem caráter multidisciplinar e abrange diversas áreas do conhecimento, como aprendizagem individual, mudança, cultura e clima organizacional e satisfação no trabalho. Com relação ao caráter multidisciplinar da gestão de pessoas, julgue os próximos itens.
A gestão de pessoas inclui o planejamento e o desenvolvimento de condições para a satisfação plena do indivíduo e de seus objetivos individuais.
Julgue os itens que se seguem, com relação ao planejamento nas organizações.
A partir do surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação, o planejamento das organizações passou a ser complementado pela visão estratégica de negócios.
Administração - Planejamento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O planejamento é um item fundamental, seja no gerenciamento de um projeto ou de uma empresa. A hierarquia de um bom planejamento, partindo da base para o topo, segue, respectivamente:
operações, táticas, estratégias e objetivos principais.
estratégias, táticas, operações e objetivos principais.
objetivos principais, táticas, estratégias e operações.
objetivos principais, estratégias, táticas e operações.
táticas, estratégias, objetivos principais e operações.
Julgue os próximos itens, relativos a recursos humanos e gestão de pessoas.
Os responsáveis por facilitar o processo de gestão de pessoas nas organizações devem apresentar comprometimento com as pessoas, perfil conservador e indisponibilidade para assumir riscos.
Segundo Idalberto Chiavenato: [...] O planejamento igura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. [...] determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. [...] começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível.. Assim, o planejamento se refere ao conjunto de ações a serem adotadas para atingir os objetivos almejados, sendo, portanto, importante ferramenta de gestão das organizações no curto, médio e longo prazos. O planejamento abrange três níveis na organização, cujas ações precisam ocorrer de forma articulada: os níveis estratégico, tático e operacional.
Com relação a esses níveis do Planejamento Organizacional, é correto airmar:O conceito de stakeholder é uma generalização do clássico conceito de shareholder. Sobre esses conceitos, podese afirmar que:
I - stakeholders são os interessados nos resultados da organização.
II - shareholders são os acionistas, proprietários ou donos dos negócios.
III - stakeholders estão relacionados com as organizações privadas, enquanto os shareholders estão relacionados com as empresas públicas.
As afirmativas corretas são:
Um tema bastante relevante na gestão de pessoas está relacionado a higiene, segurança e qualidade de vida dos colaboradores. Um programa de segurança do trabalho envolve o desenvolvimento de diversas atividades.
NÃO constitui uma dessas atividades o(a)desenvolvimento de sistemas de relatórios de providências.
estabelecimento de um sistema de indicadores e estatística de acidentes.
divulgação ampla de regras e procedimentos de segurança.
criação de recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de segurança.
participação na avaliação de desempenho de todos os colaboradores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...