Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A comunicação humana pode ocorrer de várias formas. Estas possuem características específicas, no entanto, se integram para possibilitar uma sincronia entre ideias, contexto e relação pessoal. A qualidade de nossos relacionamentos faz a diferença na obtenção dos resultados que buscamos. O pedagogo, visando a melhorar a comunicação interpessoal, não precisa

  • A. escutar ativamente e observar a si e ao(s) outro(s); demonstrar respeito, valorização, atenção. Tão importante como escutar é ser escutado.
  • B. pensar em conjunto, dialogar; ficar atento às pistas não verbais.
  • C. ser mais avaliador; desenvolver uma comunicação voltada para as tarefas.
  • D. ser assertivo, ser claro e transparente.
  • E. aumentar o nível de empatia; respeitar a subjetividade.

  • A.

    III,I,II,IV.

  • B.

    II,III,IV,I.

  • C.

    IV,I,II,III.

  • D.

    I,IV,III,II

  • E.

    III,IV,I,II

Falar em gestão de pessoas é lembrar-se das mudanças significativas nas formas de produção, que ocorreram em razão de pressões competitivas. Nesse contexto, novas formas de organização do trabalho são difundidas e implementadas em um ambiente de intensificação dos processos de

  • A. inovação tecnológica.
  • B. comodidade tecnológica.
  • C. competição, somente a nível local.
  • D. tecnologia depreciada.
  • E. escassa competitividade.

Tendo em vista que todas as atividades desempenhadas pela empresa podem ser representadas utilizando-se uma cadeia de valores, assinale a alternativa correta a respeito de valores competitivos.

  • A. Empresas atuando no mesmo ramo possuem cadeia de valores totalmente iguais, compondo, desse modo, uma base de vantagem competitiva.
  • B. As atividades de valor da cadeia de valores podem ser genericamente divididas em atividades primárias e atividades de apoio.
  • C. As atividades primárias sustentam as atividades de apoio por meio do fornecimento de insumos, tecnologias, recursos humanos e outras funções.
  • D. As atividades de apoio da cadeia de valores da empresa podem ser subdivididas em cinco categorias a saber: logística interna, operações, logística externa, marketing e vendas e serviços.
  • E. As inter-relações entre os elos da cadeia de valores ou, mais especificamente, entre os setores da organização não possibilitam a transferência de conhecimento e informações de maneira contínua.

A comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa. Nas organizações mais bem sucedidas do mundo, a comunicação recebe a máxima prioridade. O processo de comunicação é um processo transacional. A comunicação interpessoal é uma ferramenta de vital importância em qualquer organização que pretenda aperfeiçoar seus processos comunicacionais e desenvolver o capital humano e intelectual. É correto afirmar que a comunicação interpessoal é

  • A. uma comunicação direta entre as pessoas. As mensagens são sempre recebidas no tempo e lugar em que são emitidas, ou seja, dentro do modelo de comunicação síncrona.
  • B. aquela que utiliza, nas empresas, canais formais de comunicação, e a impessoalidade é sua marca.
  • C. aquela que flui de forma vertical. Assim, as pessoas passam a se comunicar melhor e de forma mais produtiva, neutra e objetiva.
  • D. o conhecimento das relações internas entre si próprio, ou com seu “eu” interior. Nessa categoria, pode-se falar de autoconhecimento, autorreflexão, a fim de estudar os sentimentos e emoções, análise do processo de pensamento. Quando uma pessoa começa a conhecer seus pensamentos e sentimentos, um novo universo se abre, o que proporciona a compreensão do mundo ao redor onde vive, pois o seu estado interno reflete diretamente em seu mundo externo.
  • E. essencialmente um processo interativo e didático, de pessoa a pessoa, em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.

Um indicador é considerado ruim para a organização quando

  • A.

    o índice de absenteísmo entre os funcionários é baixo.

  • B.

    há redução considerável no desperdício de matéria-prima.

  • C.

    não há registro de acidentes de trabalho.

  • D.

    a rotatividade de pessoal é elevada.

  • E.

    não há registro de conflitos interdepartamentais.

Com relação à administração de recursos materiais, julgue os itens a seguir. No ciclo de compras, o seguimento e a entrega são responsabilidades do departamento de recepção, que deve monitorar e assegurar prazos de entrega e tomar eventuais medidas corretivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para compreender o comportamento das pessoas, é preciso ter conhecimento sobre motivação. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Um colaborador é motivado pelo impulso provocado por um estímulo externo.
  • B. O impulso provindo do ambiente externo gera a motivação em todas as pessoas da empresa.
  • C. Tanto o impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo, como também pode ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo, resultando em consequências na motivação de um colaborador.
  • D. Motivação é a geração interna nos processos mentais dos colaboradores.
  • E. Tanto o impulso à ação pode ser provocado exclusivamente por um estímulo externo, como também pode ser gerado internamente, provindo do ambiente externo ao colaborador.

Assinale a alternativa quanto ao sistema que permite ao empregador/contribuinte consolidar os dados cadastrais e financeiros da empresa e de seus empregados, bem como repassá-los ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e à Previdência Social.

  • A. FGTS
  • B. SEFIP
  • C. GFIP
  • D. GRF
  • E. NRA.SFP

O diretor de uma indústria nacional solicita a criação de uma campanha institucional para sua agência.

Nesse caso, as propagandas da empresa irão enfatizar

  • A.

    a comparação com a marca líder no segmento

  • B.

    a segurança, a confiabilidade e a tradição da marca

  • C.

    o preço mais competitivo do que o da concorrência

  • D.

    os atributos e os diferenciais de seus produtos

  • E.

    os serviços prestados por sua equipe de representantes

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...