Questões de Administração

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Considere os seguintes conceitos e as definições subsequentes:

A ordem correta de preenchimento das lacunas, com o conceito adequado, de cima para baixo, é:

  • A.

    II, III, IV e I.

  • B.

    II, I, IV e III.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    IV, II, I e III.

  • E.

    III, IV, II e I.

Em relação a gerenciamento de riscos e gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.

Para uma equipe de projeto que analisa a estrutura analítica do projeto, a migração do nível 3 para o nível 4 representa maiores chances de detalhes desse projeto serem negligenciados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às técnicas e instrumentos da gestão por competências e da gestão de desempenho, julgue os próximos itens.

A gestão de pessoas voltada para resultados requer estratégias de gestão das competências. Nesse sentido, uma ferramenta muito utilizada pelas empresas é a avaliação 360o, cujos resultados acarretam maior comprometimento das pessoas com o desenvolvimento das competências que se encontrem abaixo do perfil desejado e possibilitam que a empresa redirecione suas ações na busca da excelência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão do conhecimento passou a ser um dos principais desafios das organizações. Os processos de formação continuada nas empresas, focando as aprendizagens, enfrentam alguns desafios, como garantir a apreensão, a aplicação e os resultados. A função do multiplicador, nesse processo, em uma perspectiva dialética e inovadora, é

  • A. nos encontros formativos, apresentar, sistematicamente, uma série de situações-problema, para que esse processo se produza. Seu ponto de partida deve ser o que o educando sabe sobre o assunto e sobre sua própria prática. Por meio da observação e da reflexão, o multiplicador apresenta situações-problema e desencadeia a busca sistemática de respostas, soluções. Ele também está envolvido em um processo de aprendizagem permanente.
  • B. coordenar os encontros formativos, garantindo a transmissão de conhecimentos necessários ao desempenho profissional, de acordo com as diretrizes da organização; o estudo isolado dos problemas e processos concretos do contexto social em que se dão, e a aprendizagem por acumulação de informações obtidas em livros ou processadas por outros.
  • C. planejar o que ensinar e como ensinar para provocar mudanças. Em uma concepção crítica, não adotar a metodologia expositiva que visa a inculcar no aprendiz alguns conhecimentos selecionados. Sua metodologia de ensino deve ser dialógica, focando os conteúdos a serem assimilados pelo aprendente. É importante avaliar se o ensinado foi assimilado e é capaz de provocar a mudança desejada.
  • D. executar encontro de trocas de experiências nas atividades profissionais, adotando a metodologia dialogal, pois o educando já não é mais visto como um objeto, mas considerado com a riqueza de suas experiências. Tal procedimento não exige uma reflexão teórica sólida sobre esse processo e sua correspondente sistematização.
  • E. organizar encontros formativos, preocupando-se em como ensinar, isto é, como mostrar melhor para garantir uma assimilação melhor. Incluir no processo didático formas modernas que adotam um leque de meios técnicos audiovisuais. O processo seria expor – informar – assimilar e o aprendiz deve conseguir reproduzir, mais ou menos fielmente, o que lhe é ensinado.

[...] conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. [...] funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.

Trata-se de

  • A.

    Estrutura organizacional.

  • B.

    Cultura organizacional.

  • C.

    Clima organizacional.

  • D.

    Planejamento organizacional.

  • E.

    Mudança organizacional.

  • A.

    Uma empresa bagunçada.

  • B.

    O ambiente da empresa não é bem dividido.

  • C.

    Falhas na comunicação organizacional.

  • D.

    Clima organizacional instável.

  • E.

    Colaboradores com graves problemas auditivos.

O Balanced Scorecard − BSC é um modelo de planejamento estratégico que possui, como uma de suas características,

  • A. geração de valor: alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valores tangíveis e intangíveis.
  • B. orientação por processos e informações: compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos que agreguem valor para as partes interessadas.
  • C. pensamento sistêmico: entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
  • D. aprendizado organizacional: busca o alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
  • E. traduzir a estratégia em guias operacionais: cria-se um referencial para a descrição e implementação das estratégias, denominado mapa estratégico, que possibilita demonstrar as relações de causa e efeito entre as medidas adotadas.

Com relação ao gerenciamento de conflitos, ao recrutamento e à seleção, julgue os itens subsequentes.

O analista de RH que pretende, ao longo de diversas entrevistas, comparar o perfil de candidatos a um cargo técnico deve optar por realizar entrevista semiestruturada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Conselho Profissional Exemplo (CPE) adotou uma etapa inicial, partindo do princípio de que as necessidades de treinamento e desenvolvimento dos respectivos colaboradores nem sempre estavam bem delimitadas. Assim, percebeu que essas necessidades precisavam ser diagnosticadas e passou a realizar sondagens, com a finalidade de corrigir e prevenir falhas, ou mesmo melhorar os processos. Nessa situação hipotética, a etapa que se enquadra na análise realizada pelo CPE é o(a)

  • A. planejamento.
  • B. diagnose.
  • C. iimplementação.
  • D. avaliação.
  • E. controle.

Em relação a gerenciamento de riscos e gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.

A técnica crashing, que pode ser empregada em situações em que há atrasos na execução de um projeto, consiste em aumentar o número de trabalhadores e de máquinas utilizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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