Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Brasil, a Universidade Corporativa (UC) está presente em muitos tipos de organizações, nacionais e multinacionais, públicas e privadas e em diversos setores industriais e de serviços. Analise as frases de diferentes autores, inclusive de Marisa Eboli, transcritas da Internet, e assinale a incorreta em relação à concepção da Educação Corporativa (EC).

  • A. É a Educação que se apresenta como uma das possibilidades de aumentar a competência dos profissionais da organização e, sendo ela uma forma de Educação direcionada à realidade empresarial, pode representar uma maneira de a organização potencializar a formação de competências necessárias às suas atividades.
  • B. É um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais. Apesar de seus diferentes formatos de funcionamento (presencial e virtual), sua finalidade é criar uma força de trabalho de primeira qualidade, por meio de sistematização e organização de informações e experiências de aprendizagem para o desenvolvimento humano.
  • C. Exerce a mesma função das Universidades Tradicionais (UT), atuando no ensino, pesquisa e extensão, de forma indissociável. Porém, transforma-se em uma ameaça à UT, pois seu processo formativo tem a competência para agregar valor, sobretudo quando realiza pesquisa e geração de conhecimento. Há tempos os centros produtores de novos conhecimentos estão vinculados às grandes empresas.
  • D. É um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado pela gestão de pessoas por competências. Para tanto, a organização deve-se utilizar da gestão por competências, não somente no desenvolvimento de pessoas, mas em todos os subsistemas de recursos humanos, como: recrutamento e seleção; atração e retenção de talentos; orientação e modelagem de cargo; planejamento de carreira; avaliação e desempenho; e, por fim, benefícios e remuneração.
  • E. Uma característica importante é seu caráter contínuo da aprendizagem, ou seja, a organização fornece uma Educação permanente, vinculada às metas empresariais. Corroborando essa ideia, outro autor destaca o caráter intensivo e permanente como característica diferenciadora do provimento educacional oferecido pelas empresas que possuem essa modalidade de Educação.

É característica da "Escola de Chefes":

  • A.

    a ênfase da organização como um todo e um sistema integrado.

  • B.

    a unidade de comando determina que cada subordinado recebe ordens e presta contas somente a um superior.

  • C.

    ambiente nada absoluto onde existem várias maneiras de se administrar.

  • D.

    organização contínua de cargos limitados aos chefes por normas escritas.

  • E.

    produção em massa por meio de linha de montagem, em movimento contínuo.

Escolha dentre as opções abaixo as que completam corretamente a frase:

......................... é ter os ........................necessários, na quantidade, local e tempo certos, à disposição dos órgãos de produção da empresa.

  • A.

    Administração de material / material.

  • B.

    Administração de marketing / funcionários.

  • C.

    Administração de material / funcionários.

  • D.

    Administração de Pessoas / material.

  • E.

    Administração de Marketing / material.

Os processos administrativos não são autossuficientes, pois é preciso entender melhor os pontos que dizem respeito às limitações. Acerca desse tema, assinale a alternativa que não se refere às a uma limitação proporcionada pelo processo de Avaliação de Desempenho.

  • A. Justifica as discussões salariais.
  • B. Dificulta a avaliação.
  • C. Processo vulnerável.
  • D. Mantém as avaliações periódicas.
  • E. Inibe o desenvolvimento criativo do potencial humano.

A administração de benefícios envolve o desenho de um plano de benefícios de acordo com critérios próprios e específicos, adaptados à realidade de cada organização. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta as estratégias de benefícios inseridas na etapa de estabelecimento de objetivos dentro do desenho do plano.

  • A. Retorno do investimento, mútua responsabilidade e pagamento parcial.
  • B. Interligação, evidenciação e motivação.
  • C. Pacificação, comparativa de benefícios e benefícios mínimos.
  • D. Desenho de objetivos, envolvimento e comunicação.
  • E. Custo, participação e porcentagem da folha de benefícios.

Falar sem parar não significa necessariamente se comunicar. A comunicação deficiente é, provavelmente, a principal fonte de conflitos interpessoais no trabalho. Ao analisarmos mais detalhadamente o processo de comunicação, podemos dividi-lo em três etapas gerais: Codificação da informação em uma mensagem, Transmissão da mensagem por algum veículo e Decodificação da informação da mensagem recebida. Analise as informações a seguir, marcando 1 para Codificação, 2 para Transmissão ou 3 para Decodificação e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Existe fora do comunicador e pode ser percebido por todos.

( ) A ideia abstrata de um comunicador é traduzida nos símbolos do idioma.

( ) Processo no qual a mensagem é traduzida na mente do receptor.

( ) A ideia é subjetiva e, a princípio, é conhecida apenas pelo comunicador.

( ) Quando funciona bem, a imagem mental resultante corresponde à do comunicador.

  • A. 3/ 1/ 3/ 1/ 2
  • B. 3/ 3/ 1/ 2/ 2
  • C. 2/ 1/ 2/ 1/ 3
  • D. 2/ 1/ 3/ 1/ 3
  • E. 1/ 3/ 1/ 2/ 1

Educação Corporativa, que alguns chamam de Educação empresarial, é a aquisição da competência em empreender um forte processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, de acordo com a visão e missão da instituição. É correto afirmar que a missão da Educação Corporativa é

  • A. garantir um campus físico, um corpo docente estável, entendendo a administração estratégica como um processo de aprendizado coletivo.
  • B. prover oportunidades de aprendizagem que deem suporte para a empresa atingir seus objetivos críticos do negócio e a lucratividade planejada.
  • C. desenhar programas que incorporem os três Cs (cidadania, contexto e competências) e estimular gerentes e líderes a se envolverem com a aprendizagem, tornando-se também responsáveis pelo processo.
  • D. expandir os Centros de Treinamentos focados no negócio estratégico de cada empresa, cuja gestão é de entidades educacionais definidas como organizações não governamentais sem qualquer objetivo educacional.
  • E. formar e desenvolver talentos humanos na gestão dos negócios por meio da aprendizagem, e gestão do conhecimento organizacional, com foco na competitividade.

Com relação ao processo administrativo, julgue os itens a seguir.

As políticas que delimitam as crenças relativas ao tratamento dispensado aos clientes compõem a cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca de noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.

Uma avaliação da normalidade de um conjunto de dados amostrais pode ser realizada com base no gráfico de probabilidade normal (normal probability plot) ou Q-Q plot. Em caso de normalidade, o Q-Q plot exibirá uma curva em forma de S, conforme ilustrado na figura abaixo.

 

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmações abaixo:

- Seja cortês e educado ao dar as boas vindas, lembrando que cortesia é diferente de bajulação.

- Repasse as informações seguras e precisas, quando tiver alguma dúvida pergunte.

- Uso das seguintes expressões: Muito Obrigado! Por Gentileza! Por Favor!

- Tenha uma postura corporal ereta, demonstrando interesse e atenção.

- Fale apenas o necessário.

- Mantenha o ambiente de trabalho limpo e organizado.

- Evite gírias e muita informalidade, principalmente nos gestos.

Os mínimos detalhes devem ser considerados no momento da verdade, pois, você está demonstrando através de seus atos - a imagem da sua empresa.

Escolha abaixo a opção que caracteriza a rotina administrativa.

  • A.

    Diálogo com o contador da empresa.

  • B.

    Diálogo com o chefe imediato.

  • C.

    Atendimento aos fornecedores.

  • D.

    Atendimento ao cliente.

  • E.

    Atendimento ao órgão de classe.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...