Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Sobre os critérios para classificação da despesa e alocação dos créditos orçamentários, julgue os itens a seguir.
Entende-se por grupo de categoria econômica a agregação de elementos de despesa que apresentam as mesmas características quanto ao objeto de gasto.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Despesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Liquidar despesa pública é
pagá-la corretamente.
subtrair seu valor do saldo da dotação.
reservar orçamentariamente o valor correspondente.
verificar se o credor faz jus ao pagamento.
anular a correlata Nota de Empenho.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Despesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito dos estágios da despesa pública, assinale a opção correta.
O empenho, primeiro estágio da despesa, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento, pendente ou não, de implemento de condição. O registro do empenho no SIAFI se dá por meio de uma nota de empenho (NE), que caracteriza o comprometimento de despesa orçamentária, sempre atendidos os limites estritamente legais. Dessa forma, a NE é a materialização do primeiro estágio da despesa.
O procedimento de liquidação, segundo estágio da despesa pública, é efetuado por tesouraria, mediante registro no SIAFI da respectiva ordem bancária (OB), a qual deve ter como favorecido o credor do empenho. Esse pagamento normalmente é efetuado por meio de crédito em conta bancária do favorecido, uma vez que a OB especifica o domicílio bancário do credor a ser creditado pelo agente financeiro do Tesouro Nacional.
O último estágio da despesa, o pagamento, é a constatação do direito adquirido pelo credor, tendo por base títulos e documentos probatórios do respectivo crédito. Esse estágio, que tem por finalidades reconhecer ou apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, a importância exata a pagar e a quem se deve pagar para se extinguir a obrigação, é efetuado no SIAFI pelo documento nota de lançamento.
Se a despesa estiver legalmente empenhada, o Estado é obrigado a efetuar o pagamento, uma vez que o implemento de condição estará incluído. Nesse caso, a liquidação ocorrerá quando o responsável autorizar por meio de uma nota de liquidação e pagamento.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Despesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Com relação ao Empenho da despesa pública, indique abaixo a afirmativa incorreta
A aquisição de um bem a ser pago através de uma única parcela deve ser precedida de um empenho ordinário
A aquisição de um veículo a ser pago através de 10 parcelas deve ser precedida de um empenho global
Para aquisição de serviços de telefonia, deve ser emitido um empenho por estimativa
O empenho por estimativa não pode receber reforço
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Receita - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Os estágios da receita pública são:
deliberação, estruturação, recebimento e utilização.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Receita - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Publicada a LOA e observadas as normas de execução orçamentária e de programação financeira para o exercício, as unidades orçamentárias estarão em condições de utilizar seus créditos (dotações orçamentárias). Com relação à execução da despesa pública, julgue os itens que se seguem.
A referida execução dá-se em quatro estágios: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estrutura do Código Orçamentário - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A estrutura do Plano de Contas Único da Administração Federal visa, como um dos objetivos básicos,
mostrar, na administração pública federal, a divisão em administração direta e indireta.
possibilitar, a qualquer momento, que sejam feitos lançamentos contábeis.
padronizar o nível de entrada e de saída de dados dos órgãos da administração direta e indireta.
permitir a sua aplicação em qualquer área pública ou privada.
manter os bens registrados nos grupos adequados.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
A vigência do Plano Plurianual de Investimentos é de I anos, iniciando-se no II exercício financeiro do mandato do Chefe do Poder Executivo e terminando no III exercício financeiro do mandato subseqüente.
Preenchem respectiva e corretamente as lacunas I, II e III:
três, primeiro, segundo
quatro, primeiro, segundo
quatro, segundo, primeiro
cinco, primeiro, segundo
cinco, segundo, primeiro
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Constitui infração administrativa contra as leis de finanças públicas, sujeitando o agente responsável à multa de 30% de seus vencimentos anuais,
propor lei de diretrizes orçamentárias anual que não contenha as metas fiscais na forma da lei.
realizar ou receber transferência voluntária em desacordo com limite ou condição estabelecida em lei.
captar recursos a título de antecipação de receita de tributo ou contribuição cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido.
deixar de ordenar a redução do montante da dívida consolidada quando o montante ultrapassar o valor resultante da aplicação do limite máximo fixado pelo Senado Federal.
deixar de promover ou de ordenar a liquidação integral de operação de crédito por antecipação de receita orçamentária até o encerramento do exercício financeiro.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
É INCORRETO o que se afirma em:
O projeto de lei orçamentária anual deve ser elaborado de forma compatível com o Plano Plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
A lei de diretrizes orçamentárias disporá sobre normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.
A lei orçamentária poderá consignar dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no Plano Plurianual.
O Plano Plurianual, a lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento anual são instrumentos relativos ao processo orçamentário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...