Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o princípio da não afetação das receitas, o orçamento público NÃO poderá
vincular receitas públicas a determinadas despesas, órgãos ou fundos.
deixar de observar as limitações legais em relação às receitas.
conter matéria estranha à fixação, à previsão das receitas.
vincular receitas públicas a mais de um exercício financeiro.
ser de difícil compreensão a qualquer indivíduo.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Lei de iniciativa do Poder Executivo que compreenderá, dentre outras, as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, denomina-se
Plano Plurianual.
Orçamentária Anual.
Programação de Investimentos.
Diretrizes Orçamentárias.
Orçamento de Custeio e Capital.
A determinação legal que a Lei Orçamentária Anual de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público atende ao princípio orçamentário da
Universalidade.
Unidade ou Totalidade.
Anualidade ou Periodicidade.
Exclusividade.
Legalidade.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Tipos de Orçamento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A maior precisão na elaboração dos orçamentos e, consequentemente, melhores condições para obtenção de redução dos custos em razão de facilidade para a identificação de duplicação de funções, é uma vantagem da técnica orçamentária denominada Orçamento
de Desempenho.
de Planejamento e Gestão.
Programa.
Base Zero.
por Estratégia.
São princípios orçamentários:
competência e objetividade.
exclusividade e especificação.
entidade e equilíbrio.
continuidade e não-afetação das receitas.
universalidade e custo como base de valor.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Quanto ao impacto na situação líquida patrimonial, é correto afirmar que as operações de crédito de longo prazo é uma Receita Orçamentária
Não Efetiva, porém, constitui-se em fato contábil modificativo e por isso altera a situação líquida patrimonial.
Efetiva, porém não altera a situação líquida patrimonial e, por isso, constitui fato contábil permutativo.
Corrente e por isso não altera a situação líquida patrimonial, logo, constitui fato contábil permutativo.
Capital que altera a situação líquida patrimonial e, por isso, constitui fato contábil modificativo.
Não Efetiva que não altera a situação líquida patrimonial e, por isso, constitui fato contábil permutativo.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Tipos de Orçamento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Com relação aos tipos de orçamentos, considere as afirmativas abaixo:
I. No orçamento de tipo tradicional há grande preocupação com a clareza dos objetivos econômicos e sociais que motivaram a elaboração da peça orçamentária.
II. O orçamento base-zero exige a reavaliação de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário e não apenas as das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente.
III. O orçamento-programa considera os objetivos que o Governo pretende atingir, num prazo pré-determinado.
IV. O orçamento de desempenho não pode ser considerado um orçamento-programa, pois não incorpora o controle contábil do gasto e o detalhamento da despesa.
V. No orçamento-programa a alocação dos recursos para unidades orçamentárias se dá com base na proporção dos recursos gastos em exercícios anteriores.
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
I e IV.
I, III e IV.
II, III e V.
I, III, IV e V.
II e III.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Tipos de Orçamento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Com relação aos tipos de orçamentos, considere as afirmativas abaixo:
I. No orçamento de tipo tradicional há grande preocupação com a clareza dos objetivos econômicos e sociais que motivaram a elaboração da peça orçamentária.
II. O orçamento base-zero exige a reavaliação de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário e não apenas as das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente.
III. O orçamento-programa considera os objetivos que o Governo pretende atingir, num prazo pré-determinado.
IV. O orçamento de desempenho não pode ser considerado um orçamento-programa, pois não incorpora o controle contábil do gasto e o detalhamento da despesa.
V. No orçamento-programa a alocação dos recursos para unidades orçamentárias se dá com base na proporção dos recursos gastos em exercícios anteriores.
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
I e IV.
I, III e IV.
II, III e V.
I, III, IV e V.
II e III.
A afirmativa de que a lei orçamentária deve conter todas as receitas e despesas a serem realizadas, inclusive as de operações de créditos autorizadas em lei, decorre da aplicação do princípio orçamentário da
Universalidade.
Unidade.
Anualidade ou Periodicidade.
Exclusividade.
Legalidade.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A Lei de Diretrizes Orçamentárias tem como objetivo precípuo
definir metas gerais que devem ser incorporadas aos orçamentos dos anos seguintes.
definir metas e prioridades da administração pública federal que devem ser incorporadas pela LOA.
revisar a cada cinco anos as diretrizes gerais do governo que devem ser incorporadas aos Planos Plurianuais.
limitar os gastos com pessoal e custeio da máquina de acordo com tetos estabelecidos a cada cinco anos.
reduzir a descontinuidade do planejamento público, impondo a cooperação entre governos.
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