Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
De acordo com a Resolução 01/06, não é atribuição do Comitê de Avaliação, Fiscalização e Controle da Execução Orçamentária:
acompanhar, avaliar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, inclusive os decretos de limitação de empenho e pagamento, o cumprimento das metas fixadas na lei de diretrizes orçamentárias e o desempenho dos programas governamentais.
analisar a consistência fiscal dos projetos de Lei do Plano Plurianual, da Lei Orçamentária Anual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e dos planos de longa duração.
apreciar, após o recebimento das informações encaminhadas pelo Tribunal de Contas da União para o período respectivo, e em relatório único, os Relatórios de Gestão Fiscal previstos no art. 54 da Lei Complementar nº 101, de 2000.
analisar as informações encaminhadas pelo Tribunal de Contas da União acerca da execução orçamentária e financeira, bem como do acompanhamento decorrente do disposto no inciso I do art. 59 da Lei Complementar nº 101, de 2000.
analisar as demais informações encaminhadas pelo Tribunal de Contas da União, exceto as relativas a obras e serviços com indícios de irregularidades e as relativas à receita.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Analise as seguintes afirmativas:
I. A análise da estimativa da Receita e das respectivas emendas é de competência do Relator da Receita cujo relatório será votado após a apresentação do Relatório Preliminar.
II. A proposta de modificação do projeto de Lei Orçamentária Anual enviada pelo Presidente da República ao Congresso Nacional, nos termos do art. 166, § 5º, da Constituição, somente será apreciada se recebida até o início da votação do Relatório Preliminar na CMO.
III. A CMO realizará audiências públicas para o debate e o aprimoramento do projeto, para as quais convidará Ministros ou representantes dos órgãos de Planejamento, Orçamento e Fazenda do Poder Executivo e membros do Poder Legislativo.
IV. No prazo de até 20 (vinte) dias após a votação do último Relatório Setorial, o Relator da Receita poderá propor a atualização da receita aprovada, tendo em vista eventual revisão de parâmetros e da legislação tributária, com base em avaliação do Comitê de Avaliação da Receita.
V. O Relatório da Receita deverá conter o exame da conjuntura macroeconômica e do endividamento e seu impacto sobre as finanças públicas.
Assinale:
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas III e V estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e V estiverem corretas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Não constitui fonte de recursos para a abertura de créditos adicionais:
o superávit da execução orçamentária apurado no balanço financeiro do exercício anterior.
o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês, entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se ainda a tendência do exercício.
o produto das operações de crédito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizálas.
os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei.
a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O valor das despesas de natureza extra-orçamentária é:
10.000.
16.000.
9.000.
12.000.
15.000.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
As receitas de natureza extra-orçamentárias somam:
13.000.
16.000.
15.000.
18.000.
14.000.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O valor das receitas orçamentárias é:
50.000.
48.000.
51.000.
46.000.
49.000.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
As receitas correntes somam:
36.000.
38.000.
41.000.
35.000.
39.000.
A lei 4320/64 consagra princípios orçamentários que cuidam de aspectos substanciais a serem observados na elaboração do orçamento. Em relação ao princípio da especificação assinale a afirmativa correta.
As receitas e despesas devem aparecer no orçamento de maneira discriminada de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, a origem dos recursos, bem como a sua aplicação.
O orçamento deve ser elaborado de maneira a conter todas as receitas e despesas públicas, sem quaisquer deduções ou compensações entre devedores e credores.
A lei orçamentária anual deverá conter apenas matéria pertinente ao orçamento público, excluindo-se quaisquer dispositivos estranhos à previsão da receita e à fixação das despesas, ressalvados os casos previstos na legislação.
O orçamento compreende uma unidade que abrange as receitas e despesas de todos os Poderes e Órgãos da Administração Pública pelos seus totais, observada a discriminação quanto aos aspectos fiscais, sociais e previdenciários.
As receitas não poderão ter vinculação com quaisquer despesas, órgãos ou fundos, ressalvada a vinculação prevista para as despesas com educação, saúde e assistência social.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Em grandes linhas, a transparência nas contas públicas e a disponibilização de informações à sociedade atendem aos seguintes objetivos, respectivamente:
formulação e implementação de políticas públicas.
mitigação das desigualdades regionais e planejamento governamental.
melhoria das exportações nacionais e redução do déficit público.
incremento dos instrumentos de controle da administração pública e maior liberdade de imprensa.
diminuição da corrupção e aperfeiçoamento da ação estatal.
A respeito do limite global da União, analise as afirmativas a seguir:
I. O limite global de 50% da receita corrente líquida da União para a despesa total com pessoal não inclui as despesas com os inativos custeadas pela arrecadação de contribuição de segurados.
II. Do limite global da União, apenas a parte de 2,5% corresponde ao limite do Legislativo, incluído o Tribunal de Contas da União.
III. Será vedada ao Poder ou órgão cuja despesa total com pessoal exceda 95% do limite a criação de cargo, emprego ou função.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...