Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Os conceitos de orçamento tradicional e orçamento moderno não são modelos definidos, mas concepções extremas a partir das quais os modelos e técnicas orçamentárias são elaborados. Uma das características da concepção tradicional do orçamento público é:

  • A. a alocação de recursos com vistas à aquisição de meios;
  • B. a existência de associação entre orçamento e planejamento;
  • C. a preponderância do aspecto econômico, que reflete a intervenção do Estado;
  • D. a utilização do orçamento como instrumento de administração;
  • E. o controle com vistas a avaliar a eficiência e eficácia das ações.

O documento que definiu os valores do Orçamento da União para 2014 foi:

  • A. Lei de Responsabilidade Fiscal;
  • B. Lei Orçamentária Anual;
  • C. Lei de Diretrizes Orçamentárias;
  • D. Plano Plurianual;
  • E. Plano Orçamentário Anual.

O documento que contém as metas do orçamento anual, em consonância com o Plano Plurianual, é:

  • A. Lei de Responsabilidade Fiscal;
  • B. Lei Orçamentária Anual;
  • C. Lei de Diretrizes Orçamentárias;
  • D. Legislação Tributária;
  • E. Plano Orçamentário Anual.

A alternativa que melhor define “superávit primário” é:

  • A. saldo positivo entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de créditos a eles vinculadas;
  • B. resultado da soma de todas as entradas de divisas decorrentes das várias operações com os demais países maior do que as saídas de divisas;
  • C. resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros. Nas contas do governo, o chamado déficit primário ocorre quando esse resultado é negativo;
  • D. diferença entre receitas e despesas do governo, excluindo-se da conta os investimentos em saúde e educação;
  • E. diferença positiva entre as receitas referentes à arrecadação de tributos das pessoas jurídicas e físicas e as despesas previstas para os doze meses seguintes.

Os três estágios da realização da receita orçamentária são:

  • A. previsão, lançamento, classificação;
  • B. lançamento, classificação e destinação;
  • C. previsão, arrecadação e classificação;
  • D. lançamento, arrecadação e recolhimento;
  • E. arrecadação, classificação e destinação.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) estima as receitas que serão arrecadadas no ano subsequente ao de sua elaboração e fixa as despesas que o governo pretende realizar com os recursos. Essa lei contém três orçamentos, que são:

  • A. educação, da seguridade social e de investimento em obras públicas;
  • B. monetário, da seguridade social e de investimento das empresas estatais;
  • C. fiscal, monetário e de investimento em obras públicas;
  • D. saúde, educação e previdência social;
  • E. fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas estatais.

O valor da Despesa Corrente pelo enfoque patrimonial dado pelas NBC TSP 16 é de

  • A.

    $150.000.

  • B.

    $ 80.000.

  • C.

    $ 75.000.

  • D.

    $ 70.000.

  • E.

    $ 50.000.

Considerando que a Dívida Ativa é de longo prazo e seu saldo inicial era de R$ 50.000, o valor do saldo final é de

  • A.

    $30.000.

  • B.

    $40.000.

  • C.

    $60.000.

  • D.

    $70.000.

  • E.

    $80.000.

O valor a ser inscrito em Restos a Pagar Processados é de

  • A.

    $55.000.

  • B.

    $35.000.

  • C.

    $30.000.

  • D.

    $20.000.

  • E.

    $15.000.

A Entidade apresentava apenas a conta de Dívida Ativa no valor de R$50.000 como saldo inicial do Ativo Não Circulante. Após a execução orçamentária, o saldo final desse grupo de contas de acordo com as NBC TSP 16 será de

  • A.

    $ 40.000

  • B.

    $ 65.000

  • C.

    $ 75.000

  • D.

    $ 110.000

  • E.

    $ 135.000

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