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Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2013
Com base na estrutura da Demonstração de Fluxo de Caixa definida pela NBC TSP 16.6, o movimento de redução de caixa das atividades operacionais será de
R$ 95.000
R$ 70.000
R$ 50.000
R$ 45.000
R$ 20.000
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2013
O Resultado Orçamentário corresponde ao aumento da situação líquida do Patrimônio ocasionado por fatos de origem orçamentária.
Assinale a alternativa que apresenta fatos que interferem nesse resultado.As contas representativas de receita extra orçamentária, interferências ativas orçamentárias e mutações ativas.
As contas representativas de receita extra orçamentária, interferências ativas orçamentárias e mutações passivas.
As contas representativas de receita orçamentária, interferências ativas orçamentárias e mutações passivas.
As contas representativas de receita orçamentária, interferências ativas orçamentárias e mutações ativas.
As contas representativas de receita extra orçamentária, interferências passivas orçamentárias e mutações ativas.
Assinale a alternativa que, de acordo com a Lei Complementar n. 101, de 04 de maio de 2000, indica o instrumento orçamentário que conterá reserva de contingência, definida com base na receita corrente líquida, destinada ao pagamento de passivos contingentes.
Lei do Plano Plurianual de Investimentos.
Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Lei Orçamentária Anual.
Lei de Créditos Adicionais.
Lei de Gestão e Riscos Fiscais.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A respeito das Necessidades de Financiamento do Setor Público, é correto afirmar que:
as Necessidades de Financiamento do Setor Público servem para apurar o montante de recursos que o setor público financeiro e não-financeiro necessita captar com o setor financeiro interno e/ou externo, além de suas receitas fiscais, para fazer face aos seus dispêndios.
a apuração do resultado acima da linha é feita a partir da variação líquida do estoque da dívida pública.
a apuração do resultado abaixo da linha parte da execução orçamentária, isto é, dos fluxos de receitas e despesas do governo.
em nível federal, o resultado dos orçamentos fiscal e da seguridade social recebe o nome de "Necessidades de Financiamento do Governo Central", enquanto o resultado do orçamento de investimentos recebe o nome de "Necessidades de Financiamento das Empresas Estatais".
um dos principais problemas para a adequação dos resultados pelo método abaixo da linha e acima da linha no Brasil é a não-inclusão, nas Necessidades de Financiamento do Setor Público segundo o resultado "acima da linha", das operações primárias do Banco Central.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Avalie as informações a seguir sobre a Dívida Líquida do Setor Público:
I. No Brasil, no cálculo da Dívida Líquida do Setor Público são incluídas as receitas de privatização e os valores correspondentes às dívidas utilizadas na compra de empresas que são transferidas do setor público para o setor privado.
II. Ajustes cambiais não são fatores condicionantes das variações da Dívida Líquida do Setor Público, já que o conceito exclui a dívida externa.
III. A Dívida Líquida do Setor Público não inclui a Dívida Líquida de Empresas Públicas.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se nenhuma afirmativa estiver correta.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Sobre o conceito de Dívida Fiscal Líquida (DFL), não é correto afirmar que:
o Déficit Público corresponde à variação da DFL.
o conceito de DFL foi introduzido no Brasil em 1996 com a justificativa de que o crescimento da Dívida Líquida do Setor Público não estaria propriamente relacionado a um desajuste fiscal do governo, mas sim ao reconhecimento e à absorção de déficits quase-fiscais do passado.
a DFL é a Dívida Bruta do Setor Público com ajustes patrimonial e metodológico, de forma que sua variação seja igual ao Déficit Nominal do Setor Público consolidado.
o ajuste patrimonial inclui as receitas de privatizações e a incorporação de passivos contingentes (chamados esqueletos).
o ajuste metodológico corresponde à diferença entre a variação da Dívida Externa Líquida em reais, convertida pela taxa de câmbio do final de período, e às necessidades de financiamento externas, convertidas pela taxa média de câmbio.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
As despesas correntes e de capital somam, respectivamente:
40.000 e 30.000.
38.000 e 32.000.
37.000 e 33.000.
43.000 e 32.000.
42.000 e 32.000.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Sobre os resultados das contas públicas, não é correto afirmar que:
o resultado nominal das contas públicas se refere ao resultado operacional mais as despesas com inflação.
no Brasil, além da despesa com juros nominais, inclui-se no resultado nominal a variação cambial dos títulos públicos indexados ao câmbio.
o resultado primário indica, efetivamente, o montante de recursos que o setor público necessitou captar.
em um país com alta inflação e com grande dívida pública, o resultado nominal não é um bom indicador do desempenho da política fiscal.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A respeito do projeto de lei orçamentária anual, assinale a afirmativa correta.
Por ser de iniciativa exclusiva do Presidente da República, não pode receber emendas parlamentares.
Somente poderá receber emendas subscritas pela maioria das comissões permanentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, bem como emendas das bancadas estaduais no Congresso Nacional, não sendo admitida a apresentação de emendas individuais.
Somente será submetida à aprovação do Congresso Nacional depois de regular tramitação, apreciação de emendas e elaboração de parecer pela Comissão Mista Permanente de que trata o art. 166, § 1o, da Constituição federal.
Poderá receber proposta de alteração por parte do Presidente da República, enquanto não iniciada a votação, no plenário do Congresso Nacional, da parte cuja alteração é proposta.
Não pode receber emendas parlamentares cujos recursos necessários sejam provenientes de anulação de despesas ou ainda emendas que consignem créditos com finalidade imprecisa ou dotação ilimitada.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A Resolução 001/2006 apresenta as classificações das emendas com suas definições.
Assinale a alternativa que apresente a emenda com a respectiva definição.
Emenda de remanejamento é a que propõe acréscimo ou inclusão de dotações e, simultaneamente, como fonte exclusiva de recursos, a anulação equivalente de dotações constantes do projeto, excluídas as da Reserva de Contingência.
Emenda de compatibilização é a que é compensada com a anulação das dotações indicadas na própria emenda, observada a compatibilidade das fontes de recursos.
Emenda de apropriação é a que propõe acréscimo ou inclusão de dotações e, unicamente, como fonte de recursos, a anulação equivalente de recursos integrantes da Reserva de Recursos.
Emenda de cancelamento é a que propõe, exclusivamente, o aumento de dotações constantes do projeto.
Emenda de regularização é a que propõe a correção de erros e omissões verificadas no projeto.
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