Questões de Administração Geral do ano 2020

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Em uma organização, um gerente reuniu toda a sua equipe para decidirem, em conjunto, acerca de alternativas de ação para o atingimento dos objetivos e metas da área. Depois de uma hora de reunião, o gerente observou que os membros mais experientes da equipe estavam tentando construir um consenso em torno da primeira proposta apresentada e que os membros mais novos da equipe não se manifestavam.
Para contornar essa situação, comum na tomada de decisão em grupo, o gerente pode fazer uso de:

    A) grupos focais (focus groups);

    B) árvores de decisão;

    C) análise de prós e contras;

    D) brainstorming;

    E) matriz de prioridades.

No processo de tomada de decisão, os administradores são sujeitos a armadilhas psicológicas diversas, que podem levar a erros na avaliação das situações que se apresentam.
A tendência a atribuir um peso desproporcional à primeira informação que se recebe é conhecida como:

    A) escalada de comprometimento;

    B) framing;

    C) ancoragem;

    D) insensibilidade ao tamanho da amostra;

    E) representatividade.

Um gerente de marketing está realizando um estudo sobre o potencial de mercado para um novo produto que a empresa onde trabalha pretende lançar. Diante das restrições de tempo e de recursos para contratar uma consultoria externa, o gerente decidiu buscar informações junto aos especialistas da própria área, “porque eles entendem do assunto, conhecem a minha visão e também querem ver o sucesso do novo produto“.
Em seu processo de tomada de decisão, o gerente está incorrendo em uma armadilha conhecida como:

    A) custo irrecuperável;

    B) evidência confirmadora;

    C) ancoragem;

    D) disponibilidade;

    E) falácia da conjunção.

O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, como preconizado por autores como Fayol e Urwick, entre outros. O grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida e eficiente é conhecido como:

    A) delegação;

    B) especialização do trabalho;

    C) coordenação;

    D) formalização;

    E) amplitude de controle.

Em uma pesquisa sobre motivação no trabalho realizada em uma organização, a funcionária Ana declarou: “o que me motiva no trabalho é mostrar que posso dar conta de atribuições complexas; gosto de metas desafiadoras”. De acordo com a teoria de motivação de McClelland (teoria das três necessidades), Ana apresenta, como necessidade predominante:

    A) poder;

    B) hedonismo;

    C) controle;

    D) afiliação;

    E) realização.

O diretor da área de marketing de uma empresa afirmou que é responsável pela avaliação da satisfação dos clientes e pela definição da estratégia comercial da empresa. Ao realizar essas atribuições, o gerente exerce, respectivamente, as seguintes funções administrativas:

    A) controle; planejamento;

    B) direção; planejamento;

    C) planejamento; organização;

    D) organização; direção;

    E) controle; direção.

Um papel “é um conjunto de expectativas de comportamento de um gerente” (Daft, 2010, p. 21). No desempenho de suas funções, os administradores exercem papéis diversos, agrupados em três categorias, segundo a tipologia proposta por Mintzberg. Uma categoria de papéis refere-se às atividades relativas à manutenção e desenvolvimento de uma rede de informações.
São papéis dessa categoria:

    A) líder; ligação;

    B) negociador; líder;

    C) disseminador; empreendedor;

    D) monitor; disseminador;

    E) empreendedor; ligação.

Assinale a alternativa que indica corretamente a função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros organizacionais. (PECI; SOBRAL, 2013)

    A) Controle

    B) Organização

    C) Administração Financeira

    D) Administração de Pessoas

    E) Administração de Marketing

Analise as afirmativas abaixo sobre a função administrativa de controle nas organizações. 1. O controle pode ser realizado de forma preventiva, ou seja, antes da realização das atividades da organização. 2. O controle pode ser realizado de forma posterior, ou seja, após a realização das atividades da organização. 3. O controle somente pode ser realizado após a finalização das tarefas e atividades. 4. O controle na administração pública deve ter seu foco voltado exclusivamente para o combate à corrupção. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) É correta apenas a afirmativa 1.

    B) É correta apenas a afirmativa 3.

    C) É correta apenas a afirmativa 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

    E) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

Na área organizacional, chamamos de _________________ o conjunto de processos envolvidos na transmissão e recepção de informações dentro do ambiente de trabalho. Neste contexto, cartas e documentos, os meios pelos quais a comunicação é feita, são conhecidos como ____________________. Os termos que preenchem de forma respectiva e CORRETA as duas lacunas acima são:

    A) Comunicação Interna e Canais de Comunicação

    B) Comunicação Externa e Gargalos de Comunicação

    C) Comunicação Externa e Receptores de Comunicação

    D) Comunicação Interna e Barreiras de Comunicação

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