Questões de Administração Geral do ano 2020

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A Administração Pública, assim como a privada, tem cada vez mais se preocupado com o alcance de um bom desempenho na realização de suas atividades. Para tanto, faz-se necessário usar indicadores como os de eficácia e de eficiência.
Tendo em vista esses indicadores, analise a seguinte situação hipotética: um servidor foi demandado pelo seu superior a produzir um relatório de identificação dos bens de consumo disponíveis no almoxarifado, a ser entregue na segunda-feira da semana seguinte. O servidor conseguiu produzir o relatório com qualidade, mas apenas o finalizou na quarta-feira da semana marcada para a entrega.
Considerando os indicadores de eficácia e de eficiência, e a situação relatada, o servidor foi

    A) eficiente no cumprimento da tarefa, porém ineficaz porque desperdiçou alguns recursos.

    B) eficaz e eficiente na medida que atingiu o objetivo de produzir um relatório com qualidade.

    C) eficaz na realização da tarefa, porém ineficiente em função do atraso de dois dias na entrega.

    D) ineficaz e ineficiente, uma vez que não atingiu o objetivo da atividade que lhe foi proposta pelo superior.

Os fluxogramas são ferramentas amplamente utilizadas para o mapeamento de processos. A imagem A representa um processo da área de compras da Câmara Legislativa de um município mineiro.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o processo de compra, representado na Imagem Alfa.
( ) As ações do processo estão expressas apenas nos símbolos de números 2 e 6. ( ) O símbolos de números 1, 5 e 8 representam pontos de início e de fim do processo. ( ) Não há nesse processo um símbolo que represente a emissão ou a utilização de um documento. ( ) O processo possui apenas um momento de decisão, representado pelo símbolo de número 3.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é

    A) V, V, F, V.

    B) V, F, V, F.

    C) F, V, F, V.

    D) F, F, V, F.

Toda organização pode ser concebida como um conjunto de processos. De acordo com Paludo (2012), tal concepção se aplica tanto para organizações públicas quanto para privadas e que cada processo tem, minimamente, três etapas: entrada(s), processamento e saída(s).
Tendo em vista essa definição de processo, analise a seguinte situação hipotética: o superior imediato de um servidor demanda que ele produza relatórios a respeito das atividades realizadas pelo setor no último mês, incluindo itens como profissional responsável, descrição da atividade, prazo inicial estipulado e status da atividade (finalizada ou em processo).
Considerando a definição de processo e a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que

    A) as entradas desse processo são apenas os recursos utilizados no trabalho do servidor, a saber, computador e impressora.

    B) as saídas do processo, nesse caso, serão os relatórios produzidos pelo servidor, os quais poderão auxiliar o superior na tomada de decisões.

    C) esse não pode ser considerado um processo, porque não possui atividades de processamento, pois se trata apenas de um repasse de informações já existentes.

    D) as informações coletadas pelo servidor, em entrevistas com cada um dos outros membros do setor a ser analisado, podem ser consideradas como parte da etapa de processamento.

Uma das formas mais comuns de representar graficamente uma organização, seja ela pública seja privada, grande ou pequena, é a pirâmide organizacional. Tal pirâmide evidencia os diferentes níveis existentes dentro de uma organização, bem como suas respectivas funções.
Sobre a pirâmide e os diferentes níveis organizacionais, avalie as assertivas a seguir.
I - O último nível, localizado no topo da pirâmide, é conhecido como Tático ou Gerencial, sendo lá onde se localizam os gerentes médios responsáveis por traduzir os objetivos gerais da organização em objetivos por áreas ou setores.
II - O primeiro nível, representado pela base da pirâmide, corresponde ao Operacional e compreende os profissionais responsáveis pela execução das atividades cotidianas indispensáveis ao funcionamento da organização.
III - O nível Operacional é aquele de menor importância dentro da organização, por isso nele se localizam os profissionais com menores salários e atribuições.
IV - O nível Estratégico é aquele focado especificamente na gestão dos recursos financeiros da organização, uma vez que eles são os principais recursos geradores de desempenho positivos.
Está correto apenas o que se afirma em

    A) II.

    B) I e III.

    C) II e IV.

    D) II, III e IV.

O dono de uma empresa de pequeno porte dedica a maior parte de seu tempo a visitar clientes e potenciais parceiros de negócios, além de buscar financiamento junto a bancos.
O papel que o dono da empresa desempenha é, preponderantemente, de:

    A) líder;

    B) alocador de recursos;

    C) disseminador;

    D) monitor;


    E) porta-voz.

Um papel “é um conjunto de expectativas de comportamento de um gerente” (Daft, 2010, p. 21). No desempenho de suas funções, os administradores desempenham papéis diversos, agrupados em três categorias, segundo a tipologia proposta por Mintzberg. Uma categoria de papéis envolve os “eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha ou opção” (Chiavenato, 2003, p. 8).
São papéis dessa categoria:

    A) líder; empreendedor;

    B) empreendedor; disseminador;

    C) líder; negociador;

    D) solucionador de conflitos; administrador de recursos;

    E) administrador de recursos; monitor.

Um candidato foi aprovado em um concurso público e assumiu o cargo de diretor financeiro — um cargo de nível estratégico.
Em um cargo desse nível, o funcionário necessitará, preponderantemente, para seu bom desempenho, de habilidades relativas à:

    A) capacidade de se relacionar, comunicar e compreender as atitudes e motivações das pessoas e liderar grupos;

    B) visão da organização como um todo, trabalhando ideias e conceitos, teorias e abstrações;

    C) capacidade de usar técnicas e conhecimentos especializados relativos à sua área de atuação;

    D) comunicação com stakeholders externos e desempenho de papéis decisórios;

    E) capacidade de conseguir esforços coordenados dos membros de sua equipe para alcance dos objetivos e metas.

A visão da organização como um sistema aberto deriva da Teoria de Sistemas, importante marco no pensamento administrativo. Nessa abordagem, a organização é vista como um sistema composto por subsistemas interdependentes, em contínua interação com o ambiente. Na abordagem dos sistemas abertos, também o indivíduo é visto como um sistema aberto, em interação com os demais e com o ambiente que o cerca. O indivíduo executa um determinado papel, administrando suas expectativas quanto aos papéis dos demais indivíduos e ajustando-se aos novos papéis que lhe são atribuídos.
Esse conceito de ser humano é conhecido, em Administração, como homem:

    A) funcional;

    B) administrativo;

    C) social;

    D) organizacional;

    E) racional-intuitivo.

Um administrador acaba de assumir a chefia da área de TI da organização em que trabalha. Os membros da equipe são especialistas em suas áreas de atuação, têm bastante experiência e seu trabalho é muito valorizado pela organização. No entanto, o grupo resiste ao novo chefe e não demonstra interesse em desempenhar as suas atribuições. Na situação descrita, pela teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard, o estilo de liderança adequado seria:

    A) diretivo;

    B) persuasivo;

    C) participativo;

    D) orientado para resultados;


    E) delegador.

Em todas as áreas funcionais de uma empresa, os administradores exercem as funções administrativas. São exemplos de desempenho das funções planejamento e controle na área de finanças, respectivamente:

    A) definição da estrutura de financiamento; aplicação de recursos financeiros;

    B) aplicação de recursos financeiros; análise da rentabilidade da organização;

    C) elaboração de orçamentos; remuneração dos funcionários com opções de ações;

    D) elaboração de projetos de investimento; monitoramento do desempenho financeiro da organização;

    E) definição da estrutura de financiamento; implementação de política de participação nos lucros.

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