Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O principal limite a uma adequada gestão das pessoas no setor público brasileiro é

  • A.

    o controle total das elites patrimonialistas sobre as carreiras de Estado no âmbito do governo federal.

  • B.

    a falta de estruturas de cargos e carreiras nos órgãos voltados para a gestão e planejamento de recursos humanos no governo federal.

  • C.

    a inexistência de uma política salarial e de incentivos ao desempenho dos níveis gerenciais.

  • D.

    a rigidez da estrutura de cargos e carreiras e a complexidade da legislação de pessoal no setor público brasileiro.

  • E.

    o clientelismo e a corrupção nas funções operacionais e nos quadros terceirizados da administração pública em todas as esferas de governo.

A busca por prestação de serviços de qualidade para o cidadão na gestão pública flexibilizada como estratégia para alcançar a satisfação do consumidor, em que o cidadão deixa de ser visto como mero financiador do sistema, por meio de pagamento de impostos, e passa a ser a razão de existir dos serviços públicos, caracterizou o estágio da administração pública conhecido por

  • A.

    modelo racional-legal.

  • B.

    gerencialismo puro.

  • C.

    consumeirismo.

  • D.

    patrimonialismo.

  • E.

    empreendedorismo.

O cadastro escolar, fruto de parceria entre o Estado e os municípios, pretende garantir a cada aluno uma vaga na rede pública de ensino. Como instrumento de gestão, tal levantamento permite

  • A.

    analisar a demanda escolar e compatibilizá-la com a capacidade física das escolas.

  • B.

    destinar parte das taxas de matrícula para o fundo de construção de novas escolas.

  • C.

    verificar o nível de desempenho do corpo docente e propor ações de reciclagem.

  • D.

    selecionar os alunos mais capazes, encaminhandoos para escolas particulares.

O tipo de cultura organizacional que predomina na administração pública burocrática é a cultura

  • A.

    do poder.

  • B.

    da tarefa.

  • C.

    dos papéis.

  • D.

    da pessoa.

  • E.

    do resultado.

Na chamada Nova Gestão Pública há três principais vertentes, ou correntes conceituais importantes, as quais possuem vários traços em comum como, por exemplo, uma ênfase significativa nos resultados da ação governamental, ou seja, um deslocamento do foco nos processos para enfatizar os resultados. Uma delas tem sido denominada como um "neotaylorismo", isto é, uma proposta calcada na busca da produtividade e na implantação do modelo de gestão da empresa privada no setor público, outra busca a flexibilização da gestão pública, em que se observa a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia e nesta são levadas em conta as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a montar cenários que permitam a flexibilidade necessária para eventuais alterações nos programas governamentais. A terceira utiliza-se de conceitos como accountability, transparência, participação política, equidade e justiça, em que é preciso que no processo de aprendizado social na esfera pública se consiga criar uma nova cultura cívica, que congregue políticos, funcionários e cidadãos. Esta última corrente é conhecida como

  • A.

    Balanced Scorecard − BSC.

  • B.

    Activity Based Management − ABM.

  • C.

    Consumerísmo.

  • D.

    Gerencialísmo Puro.

  • E.

    Public Service Orientation − PSO.

Um dos fatores que tornam o setor governamental menos ágil do que o privado é que na gestão pública

  • A.

    aquilo que não está juridicamente proibido está juridicamente facultado.

  • B.

    todo comportamento moralmente reprovável está proibido.

  • C.

    a eficiência econômica é incompatível com o princípio da equidade.

  • D.

    tudo o que não está juridicamente determinado está juridicamente proibido.

  • E.

    a ênfase na avaliação do desempenho com base nos resultados prejudica a sua eficácia.

Ao relacionar os modelos de análise histórica da gestão pública ao longo do tempo, é correto afirmar que:

  • A.

    A etapa patrimonialista da gestão pública perdurou por cerca de cinco décadas, circunscrevendo-se ao final do período monárquico e início do republicano.

  • B.

    O modelo burocrático é circunscrito ao início do século XX até os anos 60, dado o necessário controle da coisa pública e o baixo uso de tecnologias de informação.

  • C.

    O modelo patrimonial tem sido imprescindível no início deste século, para a efetividade da administração pública frente às crises econômicas planetárias.

  • D.

    O modelo gerencial foi uma etapa importante do desenvolvimento da administração pública brasileira, surgida no Estado Novo de Getúlio Vargas.

  • E.

    O modelo gerencial é o modelo contemporâneo, que enfoca resultados e uma gestão pública pautada em competências, além do foco no cliente.

A gestão adequada para evitar a difusão de boatos que distorcem as mensagens entre a direção e os níveis intermediários de gestão deve focar prioritariamente os fluxos de informação

  • A.

    laterais ou horizontais.

  • B.

    verticais ascendentes.

  • C.

    verticais descendentes.

  • D.

    formais impressos.

  • E.

    formais eletrônicos.

Considerando a ética no “trato da coisa pública”, a Administração Pública prevê que são deveres do funcionário

  • A.

    notificar aos pais a ausência do professor antes do aluno entrar na escola.

  • B.

    registrar toda e qualquer dúvida apresentada pelo representante legal do aluno.

  • C.

    zelar pela economia e conservação do material que lhe for confiado.

  • D.

    avaliar a procedência da queixa do usuário antes de encaminhá-la a seu superior.

Uma gestão pública voltada para a excelência deve

  • A.

    estar focada em resultados e orientada para o cidadão.

  • B.

    concentrar seus recursos nos serviços mais rentáveis.

  • C.

    priorizar, acima de tudo, a racionalização dos gastos.

  • D.

    se pautar apenas no cumprimento das regras formais.

  • E.

    enfatizar as demandas dos setores mais necessitados.

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