Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao tratar de divergências e convergências entre a adminis tração pública e a administração privada, é correto afirmar:

  • A.

    Na administração pública, faz-se diferenciação entre pessoas, o que é regra na gestão privada, a exemplo da segmentação de públicos e mercados.

  • B.

    O conceito de partes interessadas é semelhante para ambos, visto que suas decisões, focam interesses de grupos mais diretamente afetados por uma questão.

  • C.

    A administração pública só pode fazer o que a lei permite, enquanto a iniciativa privada pode fazer tudo o que não estiver proibido por lei.

  • D.

    A administração possui maior agilidade na área privada, dado que os servidores públicos possuem menor interesse na gestão e recursos menos com petitivos.

  • E.

    A administração pública empenha o mínimo de recursos para o desenvolvimento sustentável, enquanto que na gestão privada, o investimento em sustentabilidade é diferencial competitivo.

Para a consecução de fins organizacionais é preciso organizar a atividade humana de modo estável. Trata-se do objetivo da

  • A.

    cultura organizacional.

  • B.

    produtividade.

  • C.

    dependência de recursos.

  • D.

    burocracia.

  • E.

    relacionalidade.

Fundamenta-se nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exigência de formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade, avaliação sistêmica e principalmente recompensa por desempenho, ou resultados. São características deste paradigma de gestão pública

  • A.

    patrimonialista

  • B.

    matricial.

  • C.

    pós-burocrático.

  • D.

    burocrático.

  • E.

    Ad hocrático.

As organizações humanas formais, sejam privadas ou públicas, representam uma espécie de arranjo entre os variáveis objetivos, atividades e recursos, num processo de gestão conhecido como planejamento, organização, direção e controle, em que os paradigmas ou modelos de gestão são decididos e implantados para fazer funcionar a organização. A obtenção de recursos para sustentar o funcionamento da organização pública difere da organização privada devido

  • A.

    à transformação de desejos em necessidades pela organização pública.

  • B.

    ao poder de barganha dos fornecedores de serviços públicos.

  • C.

    ao poder de barganha dos Clientes-cidadãos.

  • D.

    ao poder extroverso.

  • E.

    à liderança em custos dos entes públicos.

O instrumento ou ferramenta de planejamento da ação governamental, no qual os aspectos administrativos e econômicos se sobrepõem aos políticos, introduzido no Brasil pela Lei no 4.320/64 e Decreto Lei no 200/67, consolidado pela Constituição Federal de 1988, adaptado a partir do ano 2000 para incluir o nível de detalhamento da ação e que atua como modulo integrador entre o plano e o orçamento refere-se

  • A.

    ao Quadro de detalhamento da despesa.

  • B.

    à Classificação econômica da despesa.

  • C.

    à Classificação da receita.

  • D.

    ao Programa.

  • E.

    à Classificação funcional da despesa.

As organizações humanas formais, sejam privadas ou públicas, representam uma espécie de arranjo entre as variáveis, objetivos, atividades e recursos, num processo de gestão conhecido como planejamento, organização, direção e controle, em que os paradigmas ou modelos de gestão são decididos e implantados para fazer funcionar a organização. A obtenção de recursos para sustentar o funcionamento da organização privada difere das organizações públicas devido

  • A.

    ao uso intenso da vantagem competitiva da preferência do consumidor.

  • B.

    ao poder de barganha dos fornecedores.

  • C.

    ao poder de barganha dos clientes-cidadãos.

  • D.

    à diferenciação do negócio de serviço público.

  • E.

    à liderança em Custos dos entes públicos.

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização criado em 2005 com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos brasileiros e para o aumento da competitividade do país, utiliza-se de um conjunto de tecnologias de gestão como cartas de serviços, pesquisas de satisfação, indicadores de desempenho, gestão de processos e avaliação do nível de gestão, tendo por referência principal o Modelo de Excelência em Gestão Pública. Uma dessas ferramentas da Gestão da Qualidade Total está voltada para a melhoria contínua, ou kaizen, e representa uma sequência que inicia em planejar uma melhoria ou mudança em algum processo da organização, para ganhar em desempenho ou resolver determinado problema. Colocada em prática, averigua-se os resultados da implementação e atua-se na correção de desvios ou reforça-se aspectos corretos da medida. A ferramenta comentada é conhecida por

  • A.

    diagrama de Deming.

  • B.

    diagrama de Ishikawa.

  • C.

    ciclo PDCA.

  • D.

    gráfico de controle ou de dispersão.

  • E.

    gráfico de Pareto.

As organizações da administração pública brasileira agem efetivamente com responsabilidade social quando

  • A.

    doam recursos materiais ou financeiros para causas sociais.

  • B.

    adotam a transparência e a postura ética como estratégia de ação.

  • C.

    preocupam-se com o bem-estar social dos seus colaboradores.

  • D.

    cumprem seu papel na gestão das atividades governamentais.

  • E.

    aplicam metodologias de gestão orientadas para o benchmarking.

Na avaliação de um projeto, quando medimos o quanto este alcançou com os objetivos específicos que traçou para si, estamos focalizando

  • A.

    sua legitimidade.

  • B.

    sua eficácia.

  • C.

    seu impacto.

  • D.

    sua eficiência.

  • E.

    sua produtividade.

Pode-se esperar que bons serviços públicos possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas e sejam sustentáveis. Essa promoção de bem-estar coletivo deve ser a missão da administração pública, e isso deve ser buscado tanto em termos econômicos, como sociais e ambientais. Um elemento chave para a interação com o cidadão é o governo eletrônico, que é um instrumento facilitador do controle civil sobre ações da administração pública e de atos de seus gestores, sejam políticos ou administradores. Outros benefícios gerados pelo governo eletrônico são:

  • A.

    disponibilidade de atendimento on-line e de uso de comunicação instantânea (chats) para atender questões dos cidadãos em quaisquer órgãos e esferas.

  • B.

    inclusão digital, já que legalmente os órgãos públicos federais possuem equipamentos informáticos e acessórios para atender necessidades de seus cidadãos.

  • C.

    melhor acompanhamento de performance profissional, visto que o uso de câmeras de vídeo aliada à informática, permite acompanhar o trabalho de servidores.

  • D.

    facilidade no acesso de informações e ampliação de canal de comunicação via internet.

  • E.

    realização de todo tipo de compras de produtos e serviços, por meio de mecanismo de licitação, o pregão eletrônico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...