Lista completa de Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na evolução da administração pública no Brasil, o Estado de tipo burocrático
começou a ser implantado de forma sistemática a partir de 1936 com a criação do DASP.
teve sua primeira tentativa de introdução nas províncias durante o período regencial entre 1831 e 1937.
foi finalmente introduzido após a Constituição Federal de 1988 com a obrigatoriedade do concurso público.
foi introduzido em 1956 por Juscelino Kubitschek para a implantação do Plano de Metas.
nunca foi efetivamente implantado no Brasil, pois ainda predomina o nepotismo e o clientelismo na Administração Pública Federal.
Para atender ao princípio constitucional básico da eficiência o agente público deve
reduzir ao máximo os custos dos serviços públicos, independentemente da qualidade.
sempre utilizar a tecnologia mais avançada, independentemente do seu custo.
alcançar o melhor resultado possível no menor tempo e ao menor custo.
atender a todos de forma idêntica, independente das demandas individuais dos cidadãos.
prestar conta das atividades realizadas com clareza e presteza aos órgãos de controle.
Para focalizar adequadamente os objetivos da organização, quando esta utiliza o método do planejamento estratégico, o gestor deve, primeiramente,
analisar as oportunidades e ameaças ambientais, assim como as potencialidades e vulnerabilidades internas da organização.
definir o ambiente de tarefa, incluindo os usuários dos serviços, os fornecedores, os concorrentes e os órgãos regulamentadores.
realizar uma análise detalhada das condições estruturais da organização, especialmente seus recursos financeiros, tecnológicos e humanos.
motivar os colaboradores a implementar as mudanças necessárias para tornar viável o planejamento estratégico, especialmente no nível operacional.
selecionar e treinar uma equipe qualificada para trabalhar alinhada ao planejamento estratégico e treinar suas lideranças para garantir o sucesso do projeto.
O principal desafio do gestor envolvido com o planejamento estratégico no nível tático é
definir claramente os objetivos gerais a serem alcançados.
articular os níveis estratégico e operacional do planejamento.
tomar decisões quanto às questões de longo prazo da empresa.
aplicar os planos específicos definidos no planejamento operacional.
adaptar as decisões do planejamento geral às tendências do mercado.
O comportamento ético na gestão pública exige que se valorize
a presteza acima da formalidade legal.
a eficiência mais do que a eficácia.
o consenso acima do conflito.
o interesse público antes dos interesses privados.
a impessoalidade contra a afabilidade.
Ser reconhecido pela sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social está nas disposições gerais, Artigo 1º, da resolução 70 do CNJ, que institui o planejamento estratégico do poder Judiciário. Essa frase está relacionada à
missão.
imparcialidade.
visão.
credibilidade.
ética pública.
Dentre os variados modelos de estratégia existentes, poucos são os que possuem utilidade para a área pública, em sua administração direta, requerendo adaptações para seu aproveitamento prático. Considerando a realização de um estudo para órgão da administração direta federal, o TST, são modelos de estratégia que se aplicam contemporaneamente com mais precisão a estes tipos de órgãos:
As análises horizontal e vertical feitas a partir do modelo de cinco forças de Porter e a estratégia de liderança focada em diferenciação.
Fusões e aquisições, expressando, respectivamente, a reorganização de ministérios e o movimento de privatização e o modelo de 5 forças de Porter.
Estratégia de diferenciação competitiva e estratégia de nichos de mercado a exemplo de programas de descentralização judiciária para atendimento regional.
Retirada estratégica, sinônimo de modernização da administração pública, a exemplo da privatização e atuação baseada em liderança de custos.
Cooperação, feita com alianças e parcerias e os paralelos possíveis entre estratégias de diferenciação e de baixo custo.
A administração pública pós-burocrática está apoiada, em parte, na administração pública burocrática, da qual conserva, embora flexibilizado, o princípio fundamental
da admissão segundo critérios de mérito.
da descentralização dos processos de decisão.
do estímulo financeiro ao exercício da criatividade.
da redução das estruturas hierárquicas.
da delegação de autonomia aos servidores.
Eficiência diz respeito
à maneira maximizada de obter resultados.
à capacidade de fazer as coisas certas.
ao método que traz resultados de uma ação controlada.
aos princípios e maneiras de fazer coisas de forma maximizada.
ao método e ao modo de fazer as coisas direito.
Na gestão de pessoas no setor público deve-se utilizar os quadros terceirizados em
funções com pouca interação com o público.
atividades-meio de caráter auxiliar.
funções técnicas que exigem frequente atualização.
atividades-fim com baixa complexidade técnica.
cargos com elevada rotatividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...