Lista completa de Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
De acordo com a reforma do Estado brasileiro de 1995, quatro setores integram o aparelho do Estado, com reflexos na organização da administração pública: o núcleo estratégico, atividades exclusivas, serviços não exclusivos, produção de bens e serviços. São exemplos dos setores de atividades exclusivas e serviços não exclusivos, respectivamente:
poderes executivo, legislativo, judiciário e telecomunicações.
educação, controle do meio ambiente e serviço de trânsito.
ministérios do poder executivo e captação de petróleo e gás.
fiscalização sanitária, saúde e educação.
educação e saúde e policiamento.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Considere as seguintes assertivas sobre gestão por processos na Administração pública:
I. Os funcionários são parte importante dos problemas. Ao organizar-se por processos, os processos tomam esse lugar das pessoas.
II. Na organização pública, pode-se buscar um funcionário melhor. Na organização por processos, pode-se sempre melhorar o processo.
III. Os processos têm o mérito de colocar o usuário, os serviços e o fluxo do trabalho na gestão da organização.
Caberiam num relatório ou estudo sobre processos de um órgão da Administração pública federal o que consta em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
III, apenas.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A gestão de projetos proporciona a possibilidade de ação e de controles úteis ao gerenciamento de políticas públicas. Na gestão de projetos,
escopo, tempo, custos e qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto, seja na esfera pública ou privada.
um projeto na área pública consiste na harmonização entre tempo e dinheiro, mais que em materiais e competências humanas.
os processos de monitoramento e controle ocorrem até o início da fase de encerramento de um projeto, no âmbito da administração pública e da privada.
comunicações e riscos são os insumos para produzir o trabalho necessário à consecução de projetos em qualquer esfera da Administração pública.
há um esforço perene empreendido para criar produtos, serviços ou resultados na gestão de entidades governamentais e empresas.
De acordo com o princípio da legalidade o administrador público pode fazer
tudo o que a lei não proibir expressamente.
tudo aquilo que julgar compatível com o interesse público.
apenas aquilo que as normas sociais considerarem moralmente adequado.
apenas aquilo que as leis expressamente autorizarem ou determinarem.
aquilo que o bom senso e a ética aprovarem.
Administração Pública - Novas formas de gestão de serviços públicos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A Administração Pública e determinada empresa privada firmaram contrato administrativo para a construção de obra pública. No entanto, o contratado pretende a rescisão contratual, uma vez que a Administração deixou de efetuar os pagamentos devidos por prazo superior a noventa dias. Em sua justificativa, a Administração alega que não o fez por ter havido situação de calamidade pública.
Nesse caso, é certo quese trata de hipótese de rescisão contratual, inexistindo qualquer disposição legal que excepcione esse descumprimento perpetrado pela Administração Pública.
a justificativa apresentada pela Administração Pública impede a rescisão contratual, sendo assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação.
a hipótese não é de rescisão contratual, pois apenas o não pagamento por prazo superior a cento e vinte dias é que justifica o descumprimento contratual.
a justificativa apresentada pela Administração Pública impede a rescisão contratual e não permite a suspensão das obrigações contratuais pelo contratado.
se trata de hipótese de rescisão do contrato administrativo, pois apenas a grave perturbação da ordem interna impede a rescisão contratual.
Administração Pública - Gestão por competências ou gestão do desempenho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Na gestão de desempenho em órgãos públicos deve-se focalizar prioritariamente
a autonomia do órgão na definição de sua missão e objetivos gerais.
a racionalização dos processos e redução de custos.
a compatibilização das metas e objetivos do órgão com o interesse público.
a compatibilização dos processos administrativos com relação aos controles formais.
o isolamento do órgão em face dos interesses sociais que procuram influenciá-lo.
Administração Pública - Gestão por competências ou gestão do desempenho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A concepção de gestão por competências pressupõe a focalização prioritária nas competências
educacionais.
individuais.
gerenciais.
essenciais.
funcionais.
O modelo de administração gerencial no Brasil
foi introduzido pelo Decreto-Lei no 200/1967, visando profissionalizar a administração federal, reduzindo o nível de autonomia das empresas e autarquias e implantando o Orçamento de Base Zero.
foi implementado com a criação do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP), em 1936, tendo por meta flexibilizar as funções gerenciais nas autarquias federais.
teve seu auge na segunda metade dos anos 1990, visando ao processo de fortalecimento da responsabilização e autonomia dos níveis gerenciais e tentando implantar a gestão por resultados na administração federal.
foi um movimento político iniciado no fim dos anos 1980 orientado para a privatização das políticas sociais e fortalecimento dos controles externos formais da administração federal.
foi introduzido no Brasil através do Programa Nacional de Desburocratização, tendo como meta extinguir a burocracia formal e implantar a burocracia gerencial, voltada exclusivamente para os processos.
Em relação aos critérios para a avaliação da gestão nas organizações públicas, a avaliação deve considerar
I. não apenas a atuação de cada colaborador na sua função, mas, também, a realização de metas e objetivos.
II. apenas o desempenho dos indivíduos e não a visão dos outros colaboradores a respeito do trabalho dos demais.
III. apenas a visão dos superiores imediatos para evitar os conflitos entre os subordinados.
IV. não apenas a produtividade do indivíduo dentro da organização, mas, também sua contribuição para o clima organizacional.
V. em primeiro lugar, a satisfação dos cidadãos-consumidores com os serviços e depois o desempenho individual dos funcionários.
Estão corretas SOMENTE
I e II.
II, III e V.
I, II, III e IV.
I, IV e V.
III e IV.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
O princípio central da gestão da qualidade nos serviços públicos é
o foco nos clientes e nos usuários, identificando suas satisfações e insatisfações.
a definição de diretrizes estratégicas tendo como objetivo a elevação da produtividade.
a motivação constante dos funcionários através da ampliação das tarefas.
a atribuição de maior responsabilidade e liberdade de opinião para os funcionários.
a racionalização dos processos decisórios, visando a redução de custos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...