Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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De acordo com a reforma do Estado brasileiro de 1995, quatro setores integram o aparelho do Estado, com reflexos na organização da administração pública: o núcleo estratégico, atividades exclusivas, serviços não exclusivos, produção de bens e serviços. São exemplos dos setores de atividades exclusivas e serviços não exclusivos, respectivamente:

  • A.

    poderes executivo, legislativo, judiciário e telecomunicações.

  • B.

    educação, controle do meio ambiente e serviço de trânsito.

  • C.

    ministérios do poder executivo e captação de petróleo e gás.

  • D.

    fiscalização sanitária, saúde e educação.

  • E.

    educação e saúde e policiamento.

Considere as seguintes assertivas sobre gestão por processos na Administração pública:

I. Os funcionários são parte importante dos problemas. Ao organizar-se por processos, os processos tomam esse lugar das pessoas.

II. Na organização pública, pode-se buscar um funcionário melhor. Na organização por processos, pode-se sempre melhorar o processo.

III. Os processos têm o mérito de colocar o usuário, os serviços e o fluxo do trabalho na gestão da organização.

Caberiam num relatório ou estudo sobre processos de um órgão da Administração pública federal o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III, apenas.

A gestão de projetos proporciona a possibilidade de ação e de controles úteis ao gerenciamento de políticas públicas. Na gestão de projetos,

  • A.

    escopo, tempo, custos e qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto, seja na esfera pública ou privada.

  • B.

    um projeto na área pública consiste na harmonização entre tempo e dinheiro, mais que em materiais e competências humanas.

  • C.

    os processos de monitoramento e controle ocorrem até o início da fase de encerramento de um projeto, no âmbito da administração pública e da privada.

  • D.

    comunicações e riscos são os insumos para produzir o trabalho necessário à consecução de projetos em qualquer esfera da Administração pública.

  • E.

    há um esforço perene empreendido para criar produtos, serviços ou resultados na gestão de entidades governamentais e empresas.

De acordo com o princípio da legalidade o administrador público pode fazer

  • A.

    tudo o que a lei não proibir expressamente.

  • B.

    tudo aquilo que julgar compatível com o interesse público.

  • C.

    apenas aquilo que as normas sociais considerarem moralmente adequado.

  • D.

    apenas aquilo que as leis expressamente autorizarem ou determinarem.

  • E.

    aquilo que o bom senso e a ética aprovarem.

A Administração Pública e determinada empresa privada firmaram contrato administrativo para a construção de obra pública. No entanto, o contratado pretende a rescisão contratual, uma vez que a Administração deixou de efetuar os pagamentos devidos por prazo superior a noventa dias. Em sua justificativa, a Administração alega que não o fez por ter havido situação de calamidade pública.

Nesse caso, é certo que

  • A.

    se trata de hipótese de rescisão contratual, inexistindo qualquer disposição legal que excepcione esse descumprimento perpetrado pela Administração Pública.

  • B.

    a justificativa apresentada pela Administração Pública impede a rescisão contratual, sendo assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação.

  • C.

    a hipótese não é de rescisão contratual, pois apenas o não pagamento por prazo superior a cento e vinte dias é que justifica o descumprimento contratual.

  • D.

    a justificativa apresentada pela Administração Pública impede a rescisão contratual e não permite a suspensão das obrigações contratuais pelo contratado.

  • E.

    se trata de hipótese de rescisão do contrato administrativo, pois apenas a grave perturbação da ordem interna impede a rescisão contratual.

Na gestão de desempenho em órgãos públicos deve-se focalizar prioritariamente

  • A.

    a autonomia do órgão na definição de sua missão e objetivos gerais.

  • B.

    a racionalização dos processos e redução de custos.

  • C.

    a compatibilização das metas e objetivos do órgão com o interesse público.

  • D.

    a compatibilização dos processos administrativos com relação aos controles formais.

  • E.

    o isolamento do órgão em face dos interesses sociais que procuram influenciá-lo.

A concepção de gestão por competências pressupõe a focalização prioritária nas competências

  • A.

    educacionais.

  • B.

    individuais.

  • C.

    gerenciais.

  • D.

    essenciais.

  • E.

    funcionais.

O modelo de administração gerencial no Brasil

  • A.

    foi introduzido pelo Decreto-Lei no 200/1967, visando profissionalizar a administração federal, reduzindo o nível de autonomia das empresas e autarquias e implantando o Orçamento de Base Zero.

  • B.

    foi implementado com a criação do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP), em 1936, tendo por meta flexibilizar as funções gerenciais nas autarquias federais.

  • C.

    teve seu auge na segunda metade dos anos 1990, visando ao processo de fortalecimento da responsabilização e autonomia dos níveis gerenciais e tentando implantar a gestão por resultados na administração federal.

  • D.

    foi um movimento político iniciado no fim dos anos 1980 orientado para a privatização das políticas sociais e fortalecimento dos controles externos formais da administração federal.

  • E.

    foi introduzido no Brasil através do Programa Nacional de Desburocratização, tendo como meta extinguir a burocracia formal e implantar a burocracia gerencial, voltada exclusivamente para os processos.

Em relação aos critérios para a avaliação da gestão nas organizações públicas, a avaliação deve considerar

I. não apenas a atuação de cada colaborador na sua função, mas, também, a realização de metas e objetivos.

II. apenas o desempenho dos indivíduos e não a visão dos outros colaboradores a respeito do trabalho dos demais.

III. apenas a visão dos superiores imediatos para evitar os conflitos entre os subordinados.

IV. não apenas a produtividade do indivíduo dentro da organização, mas, também sua contribuição para o clima organizacional.

V. em primeiro lugar, a satisfação dos cidadãos-consumidores com os serviços e depois o desempenho individual dos funcionários.

Estão corretas SOMENTE

  • A.

    I e II.

  • B.

    II, III e V.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I, IV e V.

  • E.

    III e IV.

O princípio central da gestão da qualidade nos serviços públicos é

  • A.

    o foco nos clientes e nos usuários, identificando suas satisfações e insatisfações.

  • B.

    a definição de diretrizes estratégicas tendo como objetivo a elevação da produtividade.

  • C.

    a motivação constante dos funcionários através da ampliação das tarefas.

  • D.

    a atribuição de maior responsabilidade e liberdade de opinião para os funcionários.

  • E.

    a racionalização dos processos decisórios, visando a redução de custos.

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