Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A incorporação do paradigma do cidadão como cliente na gestão pública depende

  • A.

    da rejeição das burocracias públicas, pois estas visam a atender seus interesses corporativos antes dos interesses dos cidadãos.

  • B.

    da alteração do princípio da universalização dos serviços públicos, por meio do atendimento prioritário às clientelas com maior renda.

  • C.

    da compatibilização do dever de atender com qualidade todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira, com as limitações orçamentárias do poder público.

  • D.

    do aprofundamento do processo de privatização do setor público, pois seu sucesso depende da eliminação do modelo patrimonial de gestão.

  • E.

    da retirada de princípios constitucionais da administração pública como a impessoalidade, a equidade e a universalidade.

Em face do Código de Ética do Servidor Público Federal, considere as seguintes afirmações:

I. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida de cada servidor público. Entretanto, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

II. A ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho, não é fator de desmoralização do serviço público

III. Ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal, é dever fundamental do servidor público.

IV. O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

V. Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. I e III.
  • C. II, III e V.
  • D. II e IV.
  • E. III, IV e V.

Considerando a Organização Administrativa Brasileira, é correto afirmar que

  • A. a União, os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municípios são entidades estatais.
  • B. o Brasil é uma confederação formada pela união indissolúvel dos Estados-membros, dos Municípios e do Distrito Federal
  • C. os poderes e competências dos Municípios são delimitados por ato do Presidente da República.
  • D. as empresas públicas e as sociedades de economia mista integram a administração direta da União, dos Estados-membros e dos Municípios.
  • E. Os Ministérios são órgãos autônomos, unipessoais, integrantes da administração indireta, porém vinculados à Presidência da República

Na organização administrativa da União, a defesa sanitária animal e vegetal é competência do Ministério

  • A. do Desenvolvimento Agrário.
  • B. do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
  • C. do Meio Ambiente.
  • D. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
  • E. da Saúde.

A repartição de funções entre os vários órgãos de uma mesma pessoa jurídica da Administração Pública é conceito de

  • A. desconcentração.
  • B. descentralização.
  • C. descentralização por serviços.
  • D. delegação de competência.
  • E. desmembramento.

O Planejamento estratégico nas organizações públicas contemporâneas

  • A.

    visa principalmente a adaptação da organização a um ambiente instável, através de um retorno constante ao equilíbrio, limitando o leque de escolhas disponíveis.

  • B.

    enfatiza o detalhamento dos problemas, priorizando a precisão com a qual as pessoas lidam com os problemas.

  • C.

    deixa em segundo plano a localização de potencialidades, deslocando seu foco para a construção de cenários futuros.

  • D.

    não foca a redução da incerteza, mas sua capacitação para desafiar a incerteza através da criatividade e da inovação.

  • E.

    procura lidar com o mundo atual, imprevisível e caótico, através do fortalecimento das estruturas de planejamento de longo prazo.

O Programa Nacional de Gestão Pública identifica seis categorias básicas de indicadores de avaliação da gestão pública: efetividade, eficácia, eficiência, execução, excelência e economicidade.

I. Efetividade está vinculada ao grau de satisfação, ou ainda ao valor agregado, à transformação produzida no contexto em geral. Está relacionada com a missão da instituição e pode ser encontrada na dimensão estratégica do Plano Plurianual.

II. Eficácia é a quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário.

III. Eficiência está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e das quantidades exigidas pelo input, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos.

IV. Economicidade é a relação entre os produtos e serviços gerados com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade.

V. Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade, sendo um elemento transversal.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    III, IV e V.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    I, IV e V.

  • E.

    I, II e III.

Com relação à passagem do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático, considere as afirmativas abaixo.

I. Apesar da forte tendência de flexibilização, não houve ruptura com o modelo burocrático, tendo em vista que a lógica de ação predominante nas organizações continua sendo voltada para o cálculo utilitário de consequências, associado à racionalidade formal.

II. As organizações ditas pós-burocráticas ainda estão fortemente vinculadas à autoridade racional- legal, base do modelo criado por Max Weber.

III. A organização pós-moderna teria como principais características a centralização e a estruturação em redes hierarquizadas conectadas pelas tecnologias de informação.

IV. A liderança nas organizações pós-burocráticas é facilitadora e solucionadora de conflitos e problemas, baseando-se na abertura, participação, confiança e comprometimento.

 V. O tipo organizacional pós-burocrático é representado por organizações simbolicamente intensivas, produtoras de consenso por meio da institucionalização do diálogo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    I, II, IV e V.

  • E.

    I, II, III e IV.

Considere:

I. Na gestão pública só é lícito fazer o que a lei autoriza.

II. Tanto na gestão pública como na gestão privada, só é lícito fazer o que a lei autoriza.

III. Na gestão privada, as fronteiras demográficas são bem definidas.

Considerando as convergências e diferenças entre a gestão pública e privada, está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    II e III.

  • E.

    I e II.

Com relação às convergências entre a gestão pública e a gestão privada, considere as afirmativas abaixo.

I. Deve-se gerir um órgão público como quem administra uma empresa, isto é, buscando compatibilizar custos e resultados, atuar com os olhos no clienteconsumidor e tomar decisões rápidas para aproveitar oportunidades de mercado.

II. A gestão pública funciona exclusivamente sob a forma do modelo burocrático, o que a impede de focar necessidades especiais dos cidadãos.

III. Os órgãos públicos existem para servir a todos igualmente, independentemente da capacidade de pagar pelo serviço prestado, o que pode dificultar alcançar a agilidade e a eficiência das empresas privadas.

IV. Os órgãos públicos devem operar sem levar em conta princípios típicos da gestão privada, como a economicidade e a eficiência.

V. Os servidores públicos estão submetidos a normas jurídicas e a condições de trabalho que impedem sua responsabilização diante das possíveis falhas no atendimento aos cidadãos.

Estão corretas SOMENTE

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III e V.

  • C.

    I e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    I, III e V.

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