Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Para reduzir as dificuldades de comunicação nas organizações públicas derivadas do padrão burocrático de gestão é recomendável

  • A.

    investir em novas Tecnologias da Informação.

  • B.

    incentivar os fluxos descendentes de informação.

  • C.

    concentrar o fluxo de informação oficial na Intranet.

  • D.

    fortalecer os fluxos laterais ou horizontais de informação.

  • E.

    eliminar os fluxos informais de informação.

Quando se analisa o ambiente de tarefa de uma organização, deve-se levar em consideração, em primeiro lugar,

  • A.

    os fatores políticos, econômicos, demográficos e ecológicos.

  • B.

    as oportunidades, as ameaças, os recursos disponíveis, assim como as coações e contingências.

  • C.

    os fatores tecnológicos, legais e sociais que influenciam toda organização.

  • D.

    o ambiente macroecômico e o perfil dos concorrentes.

  • E.

    os usuários, os fornecedores, assim como as agências reguladoras.

A gestão pública, ao contrário da gestão privada, é obrigada a

  • A.

    respeitar a Constituição Federal.

  • B.

    agir apenas de acordo com o que a lei permite.

  • C.

    seguir o princípio da Pluralidade.

  • D.

    oferecer seus serviços gratuitamente.

  • E.

    publicar periodicamente balanços sociais.

A aplicação da técnica de reengenharia à gestão pública visa a

  • A.

    mudanças estruturais e comportamentais radicais na cultura das organizações.

  • B.

    introdução contínua de mudanças organizacionais visando a redução de custos.

  • C.

    extinção da estrutura departamental das organizações.

  • D.

    descentralização da gestão do conhecimento estratégico das organizações.

  • E.

    racionalização e centralização dos processos organizacionais.

Por administração gerencial entende-se um modelo de gestão que

  • A. privilegia a descentralização, a autonomia dos níveis gerenciais na aplicação da lei aos casos concretos e a desburocratização de toda a estrutura administrativa.
  • B. enfatiza a aplicação rigorosa das leis contra corrupção e centralização dos processos de controle formal para garantir a eficiência do governo.
  • C. procura alcançar resultados financeiros crescentes com base na privatização e nomeação por critérios políticos de indicação dos níveis gerenciais.
  • D. incentiva a profissionalização do corpo operacional da administração descentralizada e a elevação horizontal dos níveis médios de remuneração dos gerentes.
  • E. pressupõe a transferência das funções de planejamento e controle para os níveis operacionais, mas preserva o controle centralizado das funções finalísticas.

O principal objetivo do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, proposta pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), publicado em 1995, foi

  • A.

    reduzir o planejamento centralizado, transferindo os instrumentos de coordenação e regulação do Aparelho de Estado federal para os governos estaduais.

  • B.

    implantar a gestão por resultados, fortalecendo os sistemas de controle a posteriori da ação governamental.

  • C.

    aprofundar a participação direta do Estado nos diversos setores da sociedade e da economia.

  • D.

    propor a substituição do modelo patrimonial pela administração pública, com foco no cidadão, reforçando os sistemas de controles burocráticos.

  • E.

    fortalecer os órgãos centrais de planejamento estratégico do Estado, ampliando os sistemas de controle de processos.

Na aplicação do método do Balanced Scorecard ao planejamento estratégico do Poder Judiciário é essencial

  • A.

    definir limites de gastos com as reformas previstas nos planejamentos estratégicos setoriais.

  • B.

    identificar os processos internos críticos para a realização das necessidades dos cidadãos que acessam a Justiça.

  • C.

    definir a missão da Justiça com base na perspectiva do conjunto dos funcionários.

  • D.

    subordinar o acesso aos serviços judiciários ao cálculo de custo unitário dos procedimentos.

  • E.

    estabelecer procedimentos que não precisam seguir a legislação.

A gestão por competências, alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados, constitui um processo contínuo que tem como etapa inicial

  • A.

    a implementação de instrumentos de gestão do desempenho.

  • B.

    a formulação da estratégia organizacional.

  • C.

    a definição de indicadores de desempenho no nível corporativo.

  • D.

    a identificação do seu gap ou lacuna de competências.

  • E.

    o planejamento de ações para captar e desenvolver as competências necessárias.

Uma gestão pública baseada em resultados implica geração de valor público, ou seja,

  • A.

    a realização de serviços que sejam efetivamente rentáveis, gerando retornos crescentes para os impostos pagos pelos cidadãos.

  • B. a orientação sistemática da administração pública para a redução dos custos dos serviços.
  • C.

    o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle formais da administração pública, evitando a corrupção e o desperdício.

  • D.

    a orientação para objetivos que ofereçam respostas efetivas a necessidades ou demandas socialmente legítimas da sociedade.

  • E.

    a crescente publicização da administração pública, permitindo uma ampla participação dos mais pobres na implementação dos serviços básicos.

O modelo de Administração Pública Gerencial tem como principais características

  • A.

    descentralização dos processos decisórios, redução dos níveis hierárquicos, competição administrativa no interior das estruturas organizacionais e ênfase no cidadão-cliente.

  • B.

    concentração dos processos decisórios, aumento dos controles formais de processos e ênfase no cidadão-cliente.

  • C.

    inversão do conceito clássico de hierarquia, com redução dos níveis superiores e aumento dos inferiores, que passam a ser dotados de total autonomia decisória.

  • D.

    acentuação da verticalização das estruturas organizacionais, com aumento dos níveis hierárquicos superiores, onde se concentra todo o poder decisório.

  • E.

    descentralização dos processos decisórios, horizontalização das estruturas organizacionais e supressão dos mecanismos de controle de processos.

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