Lista completa de Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Para reduzir as dificuldades de comunicação nas organizações públicas derivadas do padrão burocrático de gestão é recomendável
investir em novas Tecnologias da Informação.
incentivar os fluxos descendentes de informação.
concentrar o fluxo de informação oficial na Intranet.
fortalecer os fluxos laterais ou horizontais de informação.
eliminar os fluxos informais de informação.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Quando se analisa o ambiente de tarefa de uma organização, deve-se levar em consideração, em primeiro lugar,
os fatores políticos, econômicos, demográficos e ecológicos.
as oportunidades, as ameaças, os recursos disponíveis, assim como as coações e contingências.
os fatores tecnológicos, legais e sociais que influenciam toda organização.
o ambiente macroecômico e o perfil dos concorrentes.
os usuários, os fornecedores, assim como as agências reguladoras.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A gestão pública, ao contrário da gestão privada, é obrigada a
respeitar a Constituição Federal.
agir apenas de acordo com o que a lei permite.
seguir o princípio da Pluralidade.
oferecer seus serviços gratuitamente.
publicar periodicamente balanços sociais.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A aplicação da técnica de reengenharia à gestão pública visa a
mudanças estruturais e comportamentais radicais na cultura das organizações.
introdução contínua de mudanças organizacionais visando a redução de custos.
extinção da estrutura departamental das organizações.
descentralização da gestão do conhecimento estratégico das organizações.
racionalização e centralização dos processos organizacionais.
Por administração gerencial entende-se um modelo de gestão que
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
O principal objetivo do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, proposta pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), publicado em 1995, foi
reduzir o planejamento centralizado, transferindo os instrumentos de coordenação e regulação do Aparelho de Estado federal para os governos estaduais.
implantar a gestão por resultados, fortalecendo os sistemas de controle a posteriori da ação governamental.
aprofundar a participação direta do Estado nos diversos setores da sociedade e da economia.
propor a substituição do modelo patrimonial pela administração pública, com foco no cidadão, reforçando os sistemas de controles burocráticos.
fortalecer os órgãos centrais de planejamento estratégico do Estado, ampliando os sistemas de controle de processos.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Na aplicação do método do Balanced Scorecard ao planejamento estratégico do Poder Judiciário é essencial
definir limites de gastos com as reformas previstas nos planejamentos estratégicos setoriais.
identificar os processos internos críticos para a realização das necessidades dos cidadãos que acessam a Justiça.
definir a missão da Justiça com base na perspectiva do conjunto dos funcionários.
subordinar o acesso aos serviços judiciários ao cálculo de custo unitário dos procedimentos.
estabelecer procedimentos que não precisam seguir a legislação.
Administração Pública - Gestão por competências ou gestão do desempenho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
A gestão por competências, alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados, constitui um processo contínuo que tem como etapa inicial
a implementação de instrumentos de gestão do desempenho.
a formulação da estratégia organizacional.
a definição de indicadores de desempenho no nível corporativo.
a identificação do seu gap ou lacuna de competências.
o planejamento de ações para captar e desenvolver as competências necessárias.
Uma gestão pública baseada em resultados implica geração de valor público, ou seja,
a realização de serviços que sejam efetivamente rentáveis, gerando retornos crescentes para os impostos pagos pelos cidadãos.
o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle formais da administração pública, evitando a corrupção e o desperdício.
a orientação para objetivos que ofereçam respostas efetivas a necessidades ou demandas socialmente legítimas da sociedade.
a crescente publicização da administração pública, permitindo uma ampla participação dos mais pobres na implementação dos serviços básicos.
O modelo de Administração Pública Gerencial tem como principais características
descentralização dos processos decisórios, redução dos níveis hierárquicos, competição administrativa no interior das estruturas organizacionais e ênfase no cidadão-cliente.
concentração dos processos decisórios, aumento dos controles formais de processos e ênfase no cidadão-cliente.
inversão do conceito clássico de hierarquia, com redução dos níveis superiores e aumento dos inferiores, que passam a ser dotados de total autonomia decisória.
acentuação da verticalização das estruturas organizacionais, com aumento dos níveis hierárquicos superiores, onde se concentra todo o poder decisório.
descentralização dos processos decisórios, horizontalização das estruturas organizacionais e supressão dos mecanismos de controle de processos.
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