Lista completa de Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A implantação da gestão por resultados na administração pública envolve
orientar a avaliação da administração governamental pelos custos do serviço prestado.
difundir em toda a administração pública o controle por objetivos e metas.
adotar indicadores de produtividade dos servidores públicos, para poder demitir os improdutivos.
garantir uma ampla transparência dos serviços públicos, permitindo o controle pela sociedade.
orientar as políticas de recursos humanos pelos parâmetros de avaliação de pesquisas de opinião pública.
Do ponto de vista do servidor público, a Administração Gerencial prioriza
o abandono de modelos clássicos de carreira, estruturada em níveis, por evolução funcional horizontal, com acréscimos salariais decorrentes de participação nos resultados e gratificações por funções.
o recrutamento por concurso público para carreiras eminentemente técnicas e por métodos de seleção diferenciados para profissionais que ocupem funções de liderança.
o recrutamento e a promoção por avaliação de desempenho e o permanente controle de resultados aliado à autonomia dos servidores.
a remuneração por desempenho, a constante capacitação e o sistema de promoção por mérito.
o fortalecimento das carreiras formalmente estabelecidas, com garantia de ascensão preferencial dos servidores mais antigos.
O modelo de Estado subsidiário contempla:
ênfase na descentralização, nas funções de fomento, coordenação e regulação, com atuação direta do poder público nas áreas onde a iniciativa privada mostre-se deficitária.
ênfase nas funções de fomento à iniciativa privada para atividades sociais e na atuação direta do Estado na prestação direta de serviços públicos e produção de bens à população.
retomada do modelo de Estado liberal, também denominado "neoliberal", voltado apenas para a preservação das liberdades individuais e da propriedade privada.
O controle social é entendido como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Tratase de importante mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania. Dentre os principais mecanismos de controle social instituído nos três níveis da federação, a partir da Constituição Federal de 1988, estão
as Centrais de Atendimento do Cidadão.
os Conselhos Gestores.
as Controladorias Gerais.
as Assembleias Populares.
as Comissões Paritárias.
Administração Pública - o Período militar e a segunda reforma: Decreto-Lei 200 (1967) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
A Reforma Administrativa de 1967, implementada pelo Decreto-lei federal no 200,
cerceou a autonomia das entidades integrantes da Administração indireta, submetendo-as às mesmas regras previstas para a Administração direta, como licitações e concurso público.
retomou o processo de centralização da atuação administrativa.
introduziu mecanismos de parceria com instituições privadas sem fins lucrativos.
desencadeou um movimento de descentralização da atuação estatal, com a transferência de atividades a autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
priorizou a atuação do Estado no fomento e regulamentação dos setores produtivos e a sua retirada como prestador direto de serviços públicos.
Instruções: Para responder às questões de números 41 e 42 utilize a chave a seguir.
A implantação do paradigma pós-burocrático no Brasil orientou-se para o aumento da capacidade de governo, por meio da adoção dos princípios da administração gerencial. Em relação a esses princípios:
I. A principal forma de controle sobre as unidades executoras de políticas públicas é o controle social direto: através da participação em conselhos.
II. O núcleo estratégico das atividades típicas de Estado deve ser convertido em cargos de nomeação política, passando a controlar de forma exclusiva a formulação e a gestão de políticas públicas.
III. As secretarias formuladoras de políticas e as unidades executoras dessas políticas devem ser separadas e a relação entre elas operada por meio de contratos de gestão baseados no desempenho de resultados.
IV. O Estado deve orientar suas ações para o cidadãousuário de seus serviços.
V. Um dos princípios centrais do paradigma pósburocrático é a ênfase no controle de resultados por meio dos contratos de gestão.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.
Administração Pública - Governabilidade, governança e accountability e empreeendedorismo digital - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O conceito de accountability liga-se a
mecanismos contemporâneos de elaboração das contas públicas.
formas de elaboração do orçamento público pautadas pela responsabilidade fiscal.
sistema gerencial de controle dos gastos públicos.
metodologia gerencial norteamericana que inspirou a Reforma Administrativa implementada nos anos 90 pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE).
prestação de contas da Administração e dos funcionários públicos perante a sociedade.
No processo de reforma da administração pública brasileira, têm sido apresentadas mudanças de impacto no processo de planejamento e orçamento, baseando-se na busca de uma administração menos burocrática e mais gerencial, com efetiva orientação para resultados. Neste sentido, há um esforço para integrar planos e orçamentos por meio de um instrumento de organização das ações governamentais, visando à concretização dos objetivos pretendidos pela gestão pública, denominado de
projeto.
atividade.
programa.
operações especiais.
plano de governo.
NÃO constitui característica do modelo de Administração Pública Burocrática, que tem entre seus principais expoentes Max Weber,
ênfase na ideia de carreira e profissionalização do corpo funcional público.
estrutura hierárquica fortemente verticalizada, impessoalidade e formalismo.
rigidez do controle dos processos, com predominância do controle da legalidade como critério de avaliação da ação administrativa (due process).
rotinas e procedimentos segundo regras definidas a priori, em detrimento da avaliação por resultados.
utilização de critérios eminentemente políticos para contratação e promoção de funcionários, em detrimento da avaliação por mérito.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
No modelo de excelência em gestão pública,
a ausência de um enfoque sistêmico da gestão é uma de suas principais deficiências pois é composto por sete critérios organizados em quatro grandes blocos.
um dos critérios avaliados é a liderança, parte constitutiva do bloco de planejamento, e que no item formulação de estratégias analisa como a organização participa da formulação das políticas públicas na sua área de atuação.
o bloco pessoas e processos representa a execução do planejamento e serve para acompanhar a própria execução e o atendimento da satisfação dos destinatários dos serviços públicos.
o bloco de resultados, composto apenas pelo critério de mesmo nome, analisa como o desempenho da organização evoluiu quanto à satisfação dos cidadãos e à melhoria dos seus processos organizacionais.
o item gestão de processos de apoio analisa como é feita a gestão dos projetos de serviços e produtos, destacando-se o tempo de ciclo dos projetos e as transferências de lições aprendidas anteriormente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...