Lista completa de Questões de Administração do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedro, médico bem-sucedido, foi convidado a ser o gerente do órgão da área de saúde no qual atua há muitos anos. Dedicou-se, então, ao estudo das Teorias Administrativas para poder definir qual deveria seguir. Optou pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional, cujo principal enfoque é a mudança organizacional planejada e com ênfase no(a):
ambiente.
tarefa.
pessoa.
tecnologia.
competitividade.
No referente a aspectos gerais da administração, julgue os itens seguintes.
Tempo necessário para se adaptar, medo do desconhecido, interesses grupais relacionados a interesses adquiridos e coligações políticas podem ser considerados como tipos de resistência à mudança organizacional.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
O rumor pode ser considerado como a parte não verificada e falsa do boato.
Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.
Como os efeitos dos conflitos, nos grupos de trabalho, são sempre negativos, os gestores devem lidar com eles com muita rapidez para evitarem que se manifestem com freqüência.
Suponha que, na organização Felicidade Ltda., a unidade de recursos humanos (RH) conta com 10 empregados. Nesse setor, o clima organizacional vem-se caracterizando por manifestações de inveja, ressentimentos, inimizades pessoais. As ações que o gerente de RH deve adotar para melhorar o clima organizacional dessa empresa incluem
promover, em primeiro lugar, a negociação entre os subordinados e a direção da organização, buscando conciliar as metas organizacionais com os interesses individuais.
É de extrema importância ressaltar que as maneiras pelas quais um conflito é gerado, administrado e solucionado produzem uma poderosa influência sobre a leitura, sentimentos, comportamentos e atitudes das pessoas num grupo, impactando e determinando a qualidade da comunicação entre estes. Tendo como base as idéias acima defendidas, assinale a opção incorreta.
Existem três condições antecedentes que são inerentes à vida organizacional e que tendem a gerar conflitos: Ambigüidade de Papel; Objetivos Concorrentes; Recursos Compartilhados; e Atividades Interdependentes.
O conflito é um processo decorrente de duas condições desencadeantes que são a percepção da incompatibilidade de objetivos e a percepção da oportunidade de interferência.
Um processo de negociação é composto pelas etapas de Preparação e Planejamento; Definição das Regras Básicas; Esclarecimentos e Justificativas; Barganha e Solução de Problemas; e Conclusão e Implementação.
Há vários estilos de administração de conflitos. Considerando apenas os extremos temos de um lado aqueles que priorizam seus próprios interesses – Assertividade – e, na outra ponta, aqueles que buscam a satisfação de ambos interesses – Cooperação. A partir dessas duas dimensões, Thomas Kenneth propõe um modelo que sugere cinco distintos estilos de administração de conflitos: Evitação ou Fuga; Acomodação ou Suavização; Competição ou Comando Autoritário; Compromisso; e Colaboração ou Solução de Problemas.
Conflitos são disfuncionais, comprometem invariavelmente a eficácia do grupo e da organização e têm um teor destrutivo, sendo uma das principais responsabilidades da organização evitá-los ou dirimi-los em sua maioria.
Um fator importante para a boa convivência entre as pessoas é a flexibilidade, que pode ser descrita como a:
O progresso industrial e tecnológico fez as organizações crescerem e tornou a figura do chefe mais distante de seus colaboradores. O profissional que gerencia pessoas deve atentar para esse aspecto e investir no processo de liderança junto a sua equipe. Para tal, é necessário, cada vez mais, que as relações humanas no trabalho sejam manejadas habilmente, pois elas têm um forte impacto no sucesso organizacional.
Tomando o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes acerca de habilidades interpessoais, julgue os itens que se seguem.
No âmbito das relações humanas no trabalho, as pessoas que têm inteligência emocional conseguem sempre evitar a ocorrência de conflitos interpessoais.
O progresso industrial e tecnológico fez as organizações crescerem e tornou a figura do chefe mais distante de seus colaboradores. O profissional que gerencia pessoas deve atentar para esse aspecto e investir no processo de liderança junto a sua equipe. Para tal, é necessário, cada vez mais, que as relações humanas no trabalho sejam manejadas habilmente, pois elas têm um forte impacto no sucesso organizacional.
Tomando o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes acerca de habilidades interpessoais, julgue os itens que se seguem.
Ter habilidade de empatia saber colocar-se no lugar do outro é muito positivo nas relações interpessoais, uma vez que pode contribuir para a resolução de eventuais conflitos.
Acerca de liderança, poder e conflito nas organizações, julgue os itens que se seguem.
As configurações de poder presentes nas organizações sempre beneficiam aqueles que ocupam os cargos mais elevados dentro da empresa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...