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No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
O rumor pode ser considerado como a parte não verificada e falsa do boato.
No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
Nas equipes de trabalho autogerenciadas, os empregados assumem o papel de supervisor, com exceção do que for concernente ao planejamento e ao controle do andamento dos trabalhos.
No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
As melhores equipes de trabalho tendem a ter no máximo 35 indivíduos, visto que é difícil conseguir realizar os trabalhos propostos com uma equipe maior.
Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir.
O êxito do trabalho em equipe é logrado quando
os membros da equipe estabelecem normas.
o líder é escolhido democraticamente.
o ambiente está sujeito a incertezas.
a equipe se constitui de no máximo dez pessoas.
predomina o estilo de liderança voltado para a tarefa.
Uma tendência da administração tem sido a formação de equipes de trabalho auto-administradas.
As frases a seguir explicitam idéias/características desse tipo de equipes
I. Essas equipes tendem a operar por consenso dos membros.
II. O papel do líder é encorajar os membros da equipe a fazer as coisas por si.
III. O sistema de recompensas da organização deve se adaptar à realidade do trabalho em equipe. IV. Essas equipes tendem a operar com base na direção da administração.
V. O papel do líder é encorajar o desempenho de cada membro da equipe.
VI. Essas equipes tendem à prática da rotatividade de tarefas e crescimento individual contínuo.
Assinale a opção que expressa corretamente as idéias / características de equipes auto-administradas.
II, IV e V.
I, II e V.
I, III e IV.
II, III e VI.
III, IV e VI.
Administração - Gestão de Equipes - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Sobre grupos operativos apenas NÃO podemos afirmar:
O objetivo do grupo operativo é identificar os obstáculos que a tarefa oferece ao grupo.
O grupo operativo tende, ao romper com os estereótipos, a possibilitar uma reaprendizagem.
O grupo operativo não cumpre função terapêutica.
O grupo operativo é um instrumento de trabalho, um método de investigação.
Administração - Gestão de Equipes - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Sobre os grupos dentro do contexto organizacional apenas está INCORRETO afirmar:
Uma reunião de pessoas em torno de um objetivo em comum constitui um agrupamento, que é o mesmo que grupo.
Chamamos de grupos informais ou primários aqueles formados espontaneamente, por meio das afinidades e simpatias entre os seus elementos.
O comportamento do grupo vai além da soma do comportamento de seus componentes, pois, individualmente, as pessoas agem de maneira diferente.
Um grupo é uma reunião de pessoas, com objetivos comuns, mas que para atingir esses objetivos necessitam umas das outras.
Considere, por hipótese, que um psicólogo organizacional tenha sido contratado para estruturar o sistema de gestão de pessoas de uma organização. Em face dessa consideração, julgue os itens que se seguem.
O psicólogo deve realizar uma descrição detalhada das atividades de cada função para subsidiar a estruturação dos sistemas de gestão de pessoas.
Administração - Gestão de Equipes - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Em uma organização em que há uma sinergia na equipe de trabalho, pode-se observar o chamado "efeito sistêmico", quando
ocorre uma correspondência de expectativas no âmbito da instituição de forma crescente.
o processo decisório é processado em um modelo racional de trabalho, dinâmico e competitivo.
inexiste uma política bem definida para a contratação, desenvolvimento e manutenção de pessoal.
há um comprometimento do clima organizacional em decorrência de sistemas de recompensa inadequados.
falta uma maior interação entre os trabalhadores de um departamento, gerando problemas de comunicação.
Administração - Gestão de Equipes - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
O gestor de uma instituição observa que existe uma desarticulação das atividades entre os setores e um clima de crescente disputa entre os trabalhadores. Além disso, têm prevalecido no grupo, discussões permeadas por assuntos que reforçam interesses de minorias em detrimento do coletivo. O gestor resolveu, então, contratar uma empresa de assessoria para indicar possíveis alternativas. Após uma avaliação criteriosa, a empresa pode, sem restrições, afirmar que
a redefinição de atribuições dos subordinados é recomendada para por um fim na questão de sobreposição de tarefas e reduzir as disputas internas, rechaçando o individualismo.
a expectativa da organização de cessar as disputas não será correspondida, pois a competição é saudável e necessária para afastar os vícios de indolência, muito comum em grandes estruturas.
a disputas internas serão reduzidas pela convergência de interesses individuais para coletivos, levando ao imperioso consenso organizacional, obrigatório para o bom desenvolvimento das atividades.
o comprometimento individual de cada trabalhador está diretamente relacionado ao estabelecimento de uma política justa de remuneração por parte da instituição, que deve premiar os indivíduos que evitem o conflito.
o redesenho de processos da instituição impossibilitará a maior interação entre as áreas, pois reduzirá os conflitos e a percepção dos trabalhadores no que se refere às macro-funções organizacionais.
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