Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Burocracia é uma forma de organização de trabalho que apresenta funções e disfunções, em maior ou menor grau. É considerada disfunção o(a):
ritualismo.
impessoalidade.
hierarquia.
divisão do trabalho.
formalidade.
A gestão organizacional é influenciada pelo comportamento do líder, a forma pela qual ele se relaciona com seus liderados, como exerce sua autoridade. Autoridade, conforme Max Weber, estudioso alemão, está diretamente relacionada com a possibilidade de uma ordem ou comando ser obedecida por uma pessoa ou um grupo. Segundo ele, há três formas de autoridade: tradicional, carismática e racional-legal. Em relação à autoridade carismática, é correto afirmar que ela:
passa de geração a geração.
cria direitos e obrigações para subordinados.
baseia-se nas qualidades pessoais do líder.
baseia-se em normas, registros, regulamentos.
baseia-se nos usos e costumes.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A afirmação "A instabilidade das emoções e os comportamentos aleatórios eram vistos como perniciosos ao bom desempenho empresarial" relaciona-se com a Teoria:
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Na teoria ______________ a ênfase é na estrutura organizacional, a concepção do homem é organizacional, integra um sistema social com um conjunto de funções oficializadas por normas escritas.
Sistêmica
Burocrática
Clássica
Comportamental
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
As organizações orgânicas caracterizam-se por
centralização da tomada de decisão na alta chefia.
estrutura burocrática com minuciosa divisão do trabalho.
predomínio da interação lateral sobre a interação vertical.
ausência de controle sobre os processos administrativos.
hierarquia de autoridade rígida, prevalecendo a unidade de comando.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A tipologia que considera as características estruturais para classificar as organizações foi desenvolvida por:
Pugh, Hickson e Hinings.
Champion, Etzioni, Katz e Kahn.
Champion, Etizioni, Blau e Scott.
Champion, Pugh, Hickson e Hinings.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
A Organização Formal determina a espécie de interação de um grupo de trabalho. Esta interação é facilitada, quando
existe um corpo de normas bem estabelecidas.
existe um bom salário.
os funcionár ios se compor tam de maneira adequada.
estão corretas as alternativas "a" , "b" , e "c" .
estão incorretas as alternativas "a" , "b" e "c" .
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Escolha a opção que descreve corretamente três disfunções do tipo ideal de burocracia de Weber.
Caráter legal das normas. Divisão do trabalho. Apego às normas e aos procedimentos.
Hierarquização da autoridade. Comunicação formal. Especialização da administração.
Impessoalidade no relacionamento. Competência técnica e mérito. Procedimentos e rotinas.
Internalização das normas. Resistência à mudança. Despersonalização do relacionamento.
Conformismo com as normas. Níveis hierárquicos bem definidos. Formalismo.
Considerando que o estudo das organizações formais inclui uma visão burocrática sobre o seu funcionamento e estruturação, pode-se afirmar que estas possuem tais características, exceto:
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na história da administração pública brasileira, implantam-se três modelos distintos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. As características desses modelos se mesclam na realidade da administração pública brasileira atual, em que pese suas distintas características teóricas e paradigmáticas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Segundo os teóricos da administração, na burocracia, o cargo do administrador profissional deve ser sua única ou principal atividade e fonte de renda, e, embora o prestígio e a posição social do administrador derivem desse cargo, ele não deve ser considerado uma honraria e, sim, um meio de vida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...