Questões de Administração do ano 2006

Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Burocracia é uma forma de organização de trabalho que apresenta funções e disfunções, em maior ou menor grau. É considerada disfunção o(a):

  • A.

    ritualismo.

  • B.

    impessoalidade.

  • C.

    hierarquia.

  • D.

    divisão do trabalho.

  • E.

    formalidade.

A gestão organizacional é influenciada pelo comportamento do líder, a forma pela qual ele se relaciona com seus liderados, como exerce sua autoridade. Autoridade, conforme Max Weber, estudioso alemão, está diretamente relacionada com a possibilidade de uma ordem ou comando ser obedecida por uma pessoa ou um grupo. Segundo ele, há três formas de autoridade: tradicional, carismática e racional-legal. Em relação à autoridade carismática, é correto afirmar que ela:

  • A.

    passa de geração a geração.

  • B.

    cria direitos e obrigações para subordinados.

  • C.

    baseia-se nas qualidades pessoais do líder.

  • D.

    baseia-se em normas, registros, regulamentos.

  • E.

    baseia-se nos usos e costumes.

A afirmação "A instabilidade das emoções e os comportamentos aleatórios eram vistos como perniciosos ao bom desempenho empresarial" relaciona-se com a Teoria:

  • A. das Relações Humanas;
  • B. Contingencial;
  • C. da Burocracia;
  • D. de Sistemas;
  • E. Comportamental.

Na teoria ______________ a ênfase é na estrutura organizacional, a concepção do homem é organizacional, integra um sistema social com um conjunto de funções oficializadas por normas escritas.

  • A.

    Sistêmica

  • B.

    Burocrática

  • C.

    Clássica

  • D.

    Comportamental

As organizações orgânicas caracterizam-se por

  • A.

    centralização da tomada de decisão na alta chefia.

  • B.

    estrutura burocrática com minuciosa divisão do trabalho.

  • C.

    predomínio da interação lateral sobre a interação vertical.

  • D.

    ausência de controle sobre os processos administrativos.

  • E.

    hierarquia de autoridade rígida, prevalecendo a unidade de comando.

A tipologia que considera as características estruturais para classificar as organizações foi desenvolvida por:

  • A.

    Pugh, Hickson e Hinings.

  • B.

    Champion, Etzioni, Katz e Kahn.

  • C.

    Champion, Etizioni, Blau e Scott.

  • D.

    Champion, Pugh, Hickson e Hinings.

A Organização Formal determina a espécie de interação de um grupo de trabalho. Esta interação é facilitada, quando

  • A.

    existe um corpo de normas bem estabelecidas.

  • B.

    existe um bom salário.

  • C.

    os funcionár ios se compor tam de maneira adequada.

  • D.

    estão corretas as alternativas "a" , "b" , e "c" .

  • E.

    estão incorretas as alternativas "a" , "b" e "c" .

Escolha a opção que descreve corretamente três disfunções do tipo ideal de burocracia de Weber.

  • A.

    Caráter legal das normas. Divisão do trabalho. Apego às normas e aos procedimentos.

  • B.

    Hierarquização da autoridade. Comunicação formal. Especialização da administração.

  • C.

    Impessoalidade no relacionamento. Competência técnica e mérito. Procedimentos e rotinas.

  • D.

    Internalização das normas. Resistência à mudança. Despersonalização do relacionamento.

  • E.

    Conformismo com as normas. Níveis hierárquicos bem definidos. Formalismo.

Considerando que o estudo das organizações formais inclui uma visão burocrática sobre o seu funcionamento e estruturação, pode-se afirmar que estas possuem tais características, exceto:

  • A. respeito às regras.
  • B. sistemas de cargos.
  • C. particularismo.
  • D. consideração da hierarquia.
  • E. valorização do cargo e não do seu ocupante.

Na história da administração pública brasileira, implantam-se três modelos distintos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. As características desses modelos se mesclam na realidade da administração pública brasileira atual, em que pese suas distintas características teóricas e paradigmáticas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Segundo os teóricos da administração, na burocracia, o cargo do administrador profissional deve ser sua única ou principal atividade e fonte de renda, e, embora o prestígio e a posição social do administrador derivem desse cargo, ele não deve ser considerado uma honraria e, sim, um meio de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...