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Administração - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a opção incorreta quanto aos procedimentos aos quais os gerentes devem recorrer para melhorarem suas decisões:
Avaliar o contexto da decisão, inclusive o clima político da organização, a cultura do país e organização em que trabalha.
Pressupor que determinado estilo específico de decisão seja adequado a todo tipo de trabalho.
Estar atento a conceitos preconcebidos, entendendo os vieses que influenciam o julgamento de modo a reduzi-los.
Estimular o potencial criativo, saindo das tocas psicológicas em que muitos se encerram para aprender a pensar sobre um problema de maneiras diferentes.
Considerar implicações éticas, embora não haja nenhuma doutrina simples que garanta que você não errará em seus julgamentos éticos.
Administração - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com relação ao processo de treinamento e o meio de garantir as qualificações dos funcionários, analise as afirmativas abaixo:
I - A competição intensificada, as mudanças tecnológicas e a busca de aumento de produtividade estão aumentando as demandas de qualificação dos funcionários. Nesse contexto, dinheiro gasto em treinamento sempre irá propiciar grandes retornos para a administração.
II - O ideal seria que gerentes e funcionários fossem treinados constantemente, mas poucas organizações têm assumido um compromisso em fornecer formação contínua a seu quadro de pessoal, e tampouco os funcionários assumem voluntariamente a iniciativa de buscar oportunidades de treinamento.
III - A maioria dos treinamentos se concentra em aperfeiçoar habilidades técnicas, habilidades interpessoais e habilidade para solução de problemas, ignorando a categoria de aptidão que inclui a alfabetização básica.
IV - O treinamento sempre deve ocorrer fora do ambiente de trabalho, pois o treinamento no trabalho pode perturbar o local e os colegas de trabalho, resultando em um aumento dos erros como procedimento de ensino.
V - O treinamento eficaz deveria ser individualizado de acordo com o estilo de aprendizagem do funcionário a fim de maximizar esse aprendizado.
Estão corretas:
Apenas I, II, III e IV.
Apenas I, II, III e V.
Apenas I, III e IV.
Apenas II, IV e V.
Apenas II e V.
Administração - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre a avaliação de desempenho, analise as afirmativas que seguem, e assinale a alternativa incorreta
Os três conjuntos mais conhecidos de critérios que a administração deve avaliar são os resultados individuais das tarefas, os comportamentos e as características individuais.
A lógica por trás da tradição de que os gerentes avaliem seus subordinados pode ser errônea, pois a auto-avaliação e avaliação de colegas também podem representar uma contribuição significativa na realização dessa tarefa.
Efetivamente, as características individuais são o critério mais avaliado pelas organizações, pois se constitui como o menos afastado do desempenho efetivo do cargo em si.
Os funcionários tendem a fazer uma imagem inflada de seu próprio desempenho, ficando na defensiva quando suas deficiências são apontadas. Por esse motivo, muitos gerentes receiam um confronto quando têm de apresentar um feedback de desempenho negativo.
A análise do desempenho deve ser concebida mais como uma atividade de aconselhamento do que como um processo de julgamento, o que pode ser obtido com mais eficiência quando essa análise se desenrola a partir da auto- avaliação do funcionário.
Administração - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Quanto ao processo de planejamento de recursos humanos, marque verdadeiro ou falso:
( ) A ênfase em diferentes atividades de recursos humanos depende de a organização estar em crescimento, em declínio ou mantendo uma posição estável. Portanto, é preciso adaptar essas atividades às necessidades da organização.
( ) A administração de recursos humanos tem assumido um papel estratégico e vital porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva.
( ) O processo de planejamento de recursos humanos ocorre em duas etapas: planejamento e avaliação.
A seqüência correta é:
V, V, V
V, V, F.
V, F, V.
F, V, V.
F, V, F
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Analise as afirmações referentes à descrição e análise de cargos, escolhendo a alternativa correta:
A análise de cargos não fornece a informação que virtualmente toda a atividade de recursos humanos exige.
Diferentemente do recrutamento, treinamento, seleção, avaliação e sistema de recompensas auxiliam nos programas essenciais de recursos humanos.
A análise de cargos diminui o valor que os empregados dão à organização, pois esclarece o que é realmente exigido para um desempenho eficaz.
A análise de cargos é um componente essencial do planejamento de recursos humanos que realiza duas coisas: a descrição e a especificação do cargo.
Ao processo de descrever os talentos, os conhecimentos, as habilidades e outras características necessárias ao desempenho no cargo dá-se o nome de descrição do cargo.
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Em relação a Cultura Organizacional, analise as afirmativas abaixo:
I - O somatório da cultura de cada um dos membros da organização.
II - Um sistema de significados comuns a membros de uma organização, distinguindo-a das demais.
III - O reflexo da cultura nacional na organização.
IV - O que os funcionários aprendem por meio de histórias, rituais, símbolos e linguagem da organização.
V - O conjunto de conhecimentos e habilidades dos funcionários da organização.
Está (ão) correta(s):
I, V
I, III
III
IV, V
II, IV
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Quanto aos fatores básicos que sustentam uma cultura organizacional, analise as afirmativas abaixo:
I - As práticas utilizadas no recrutamento, seleção e contratação de funcionários
II - O sistema de hierarquia definido para a organização.
III - O comportamento da alta administração.
IV - Os conhecimentos exigidos dos funcionários
V - Os métodos aplicados na socialização dos funcionários.
Estão corretas:
I, II e III
I, III e IV
III, IV e V
I, III e V
I, II e V
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O alto desempenho do funcionário depende de:
I - Sua motivação.
II - Seu conhecimento e habilidade na realização do trabalho.
III - Da disponibilização dos recursos necessários à realização das tarefas a ele atribuídas.
IV - Do tempo de experiência.
V - Do tempo que está na organização
I, II e IV
I, II e III
III, II e V
IV e V
IV
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É correto afirmar que:
as condições e situações que levam a satisfação do funcionário são as mesmas que o levam a ficar motivado.
tudo funcionário deseja um trabalho desafiador.
a motivação para o trabalho é permanente, independente da situação do funcionário.
todos os funcionários são estimulados da mesma maneira.
os funcionários tendem a trabalhar com mais afinco em uma tarefa ou trabalho se tiverem mais controle sobre essa tarefa ou trabalho.
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Define-se liderança como um processo de influência pelo qual um indivíduo facilita com suas ações que um grupo de pessoas siga em busca ou mesmo atinja metas comuns ou compartilhadas. Assim é correto afirmar:
Todo indivíduo colocado em posição de liderança (chefia) é um líder.
Indivíduos podem atuar como líderes nas organizações mesmo sem ocupar posições formais de liderança (chefias).
A liderança é atributo do indivíduo e independe das circunstâncias.
Ser líder independe da existência de seguidores.
É mínima a influência dos líderes no desempenho dos seus seguidores.
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