Questões de Administração do ano 2006

Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

À busca do aperfeiçoamento contínuo em todos os aspectos, refletindo na produtividade e na qualidade, dá-se o nome de

  • A. Kaizen.
  • B. Kanban.
  • C. Keiretsu.
  • D. Just-in-time.
  • E. Just-in-case.

Os anos 80 foram pródigos no surgimento de técnicas prescritivas de mudanças organizacionais. Reengenharia, downsizing e outsourcing foram algumas delas. Esta última significa:

  • A.

    eliminação da concorrência interdepartamental.

  • B.

    transferência para terceiros de tarefas não essenciais.

  • C.

    enxugamento por meio da redução de níveis da hierarquia.

  • D.

    substituição da organização verticalizada por uma horizontalizada.

  • E.

    substituição de departamentos por equipes multifuncionais.

Chris Argyris estudou como as pessoas evoluem de um estágio de imaturidade pessoal e profissional para um de maturidade. Propôs, também, um tipo de organização do trabalho no qual as pessoas não se limitam a uma tarefa, mas realizam diversas atividades correlatas e seqüenciais, formando um processo. Este tipo de organização é conhecido como

  • A. donwsizing.
  • B. empowerment.
  • C. job enrichment.
  • D. reengenharia.
  • E. job enlargement.

Fazendo-se uma analogia entre os estudos sobre os tipos de supervisão de Rensis Likert e os estudos de Douglas McGregor, pode-se apontar os seguintes pontos comuns:

I. Tipo de supervisor concentrado no serviço e a Teoria X.

II. Tipo de supervisor concentrado no serviço e a Teoria Y.

III. Tipo de supervisor concentrado no subordinado e a Teoria X.

IV. Tipo de supervisor concentrado no subordinado e a Teoria Y.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e IV.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

O conceito de arbítrio delimitado desenvolvido por Herbert A. Simon parte do pressuposto que

  • A. o valor esperado de uma determinada proposição é a soma dos valores esperados para os custos e benefícios de todos os resultados associados a essa proposição.
  • B. as pessoas tentam maximizar seus resultados econômicos individuais.
  • C. a proposição com valor esperado mais alto é escolhida como a preferida.
  • D. a lista de proposições geradas por quem decide é restringida por normas sociais, legais e morais.
  • E. é um processo no qual as pessoas investem cada vez mais pesado num curso de ação visivelmente fracassado, visando justificar suas decisões anteriores.

Michael E. Porter estabelece que há cinco forças competitivas que determinam a rentabilidade de um negócio. São elas:

  • A. entrantes potenciais, compradores, produtos/serviços substitutos, fornecedores e concorrentes na indústria.
  • B. liderança no custo, diferenciação, enfoque, entrantes potenciais e produtos substitutos.
  • C. compradores, fornecedores, diferenciação, enfoque e liderança no custo.
  • D. compradores, fornecedores, indústria, diferenciação de produtos ou serviços e enfoque.
  • E. entrantes potenciais, fornecedores, compradores, diferenciação de produtos e custos de serviços.

No seu modelo de estratégias competitivas genéricas, Porter afirma que, embora uma empresa possa ter inúmeros pontos fortes e pontos fracos em comparação com seus concorrentes, existem dois tipos básicos de vantagens competitivas que uma empresa possa possuir: baixo custo ou diferenciação. Na representação a seguir, combinando-se os dois tipos básicos de vantagem competitiva com o escopo de atividades ou competitivo, pode-se concluir que a relação:

Está correto o que se afirma em

  • A. III e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Selecione a opção correta.

 O redesenho de um processo visando seu alto desempenho se apoia fundamentalmente em investimentos nas áreas de

  • A. expansão da frota de veículos.
  • B. tecnologia da informação e qualificação da equipe de trabalho.
  • C. levantamento de fluxos de trabalho.
  • D. compra de equipamento de segurança.
  • E. certificação ISO9000.

Indique a opção que define corretamente benchmarking.

  • A. Técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra.
  • B. Capacidade que a organização tem de superar os concorrentes.
  • C. Capacidade que a organização tem de integrar as partes de um sistema.
  • D. Técnica gráfica de representação das atividades no tempo.
  • E. Técnica de geração de idéias que se baseia na suspensão de julgamento.

O Balanced Scorecard é um importante sistema gerencial que traduz missão e estratégia em objetivos e medidas. Assinale a alternativa correta que organiza as quatro perspectivas do Balanced Scorecard.

  • A. Financeira; do cliente; dos processos internos; do aprendizado e crescimento.
  • B. Financeira; do cliente; da inovação; dos processos internos.
  • C. Do cliente; da inovação; dos processos internos; do aprendizado e do conhecimento.
  • D. Dos funcionários; do cliente; dos processos internos; da comunidade.
  • E. Financeira; do mercado; da inovação; da comunidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...