Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É possível que fatores comportamentais, culturais e educacionais contribuam para eventuais falhas em projetos e processos, em uma organização. Uma forma mais radical de reestruturar e/ou corrigir falhas em processos organizacionais é chamada de:
A implementação de ajustes em processos organizacionais pode ocorrer de várias formas. Se fosse possível apresentar um continnum de ações, considerando desde aquelas menos radicais até as mais radicais, poderíamos assinalar, seguramente, a seguinte seqüência:
O movimento ao redor de padrões de projeto ganhou popularidade com o livro "Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software" publicado em 1995. Os autores desse livro são conhecidos como a "Gangue dos Quatro" (Gang of Four) ou simplesmente "GoF". Os padrões "GoF" são organizados em famílias de padrões. A que família de padrões pertence os que tratam das associações entre classes e objetos, bem como os que tratam das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos, respectivamente?
Criação e comportamentais
Comportamentais e classe.
Estruturais e classe
Comportamentais e estruturais
Estruturais e comportamentais
Stephen P. Robbins assinala que a lógica por trás da reengenharia é que as organizações, em seus primeiros anos de funcionamento, desenvolvem processos e depois se algemam a eles apesar das mudanças nas condições. Pode-se dizer que todos os objetivos apresentados a seguir são relacionados à reengenharia de processos, exceto:
o objetivo de repensar fundamental e radicalmente a reestruturação dos processos.
a promoção do desenvolvimento de um processo de melhoria contínua.
a orientação para a melhoria drástica em indicadores de desempenho, desconsiderando a estrutura organizacional vigente.
a reorganização da estrutura e de seus processos como se tudo fosse começar do zero.
o objetivo de achar soluções rápidas e com uma abordagem válida para empresas em grandes apuros.
Genichi Taguchi afirma que "há um custo social" toda vez que uma saída de um processo se desvie (qualquer que seja o desvio) de sua dimensão ideal. As organizações precisam ser administradas de modo que se consiga a produtividade necessária à sua permanência no mercado, bem como o excelente atendimento que vise à obtenção da satisfação do cliente, dos funcionários e demais stakeholders. Pode-se afirmar que esta reflexão aponta para a necessidade de definição de indicadores de desempenho e de formas de acompanhamento e mensuração dos mesmos através de ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC), o que nos leva à conclusão de que novos modelos de gestão estão sendo incorporados à administração das organizações. Entre eles, está:
a gestão orientada para resultados.
a gestão burocrática weberiana.
a administração científica taylorista.
o modelo diretivo de administração.
a gestão sistêmica.
Stephen P. Robbins cita em seu livro intitulado Administração – mudanças e perspectivas (2005) que estamos na era da "organização em transformação". Nesta obra, o autor apresenta um quadro em que diferencia a velha organização da nova organização. Nas características a seguir, tem-se o que pode ser considerado como a "nova organização", exceto:
desmantele a hierarquia para aumentar a flexibilidade.
o pagamento é estável e relacionado ao tempo de serviço e nível do cargo.
cargos temporários.
o aprimoramento contínuo dos processos e a satisfação do cliente são essenciais.
as fronteiras nacionais são quase insignificantes na definição dos limites de operação de uma organização.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Segundo David Cattani (Greve. Dicionário crítico sobre Trabalho e Tecnologia. Petrópolis: Vozes; Porto Alegre:Ed.da UFRGS, 2002): "A partir dos anos 80, a reestruturação capitalista de orientação neoliberal alterou as instituições do trabalho e as formas da ação coletiva". Essas mudanças nos países mais industrializados, a partir da ofensiva neoliberal, podem ser percebidas tanto no setor público quanto no setor privado. Baseado nessas afirmações sobre as mudanças recentes e suas conseqüências para as instituições do trabalho e ação coletiva, assinale a afirmação falsa.
O setor privado teve seus contingentes estagnados ou fragilizados pelas novas formas de gestão da força de trabalho.
O setor público sofreu alterações pequenas, devido às privatizações e à flexibilização dos contratos de trabalho e, mesmo, devido à terceirização.
O setor público sofreu alterações devido às privatizações que fortaleceram o sistema de bem-estar social.
O setor público sofreu alterações profundas, devido às privatizações e à flexibilização dos contratos de trabalho e, mesmo, devido à terceirização.
A respeito dos desafios enfrentados pela Administração pública para aplicação da concepção de Gestão de Qualidade Total, é correto afirmar que
A Toyota valeu-se muito da percepção direta quando estava redesenhando o carro de luxo LEXUS LS 400. O engenheiro-chefe da LEXUS e uma equipe de cinco pessoas foram aos Estados Unidos para obter dados básicos sobre o mercado. Entende-se como percepção direta:
informações obtidas diretamente nos bancos de dados de cada país.
algo sensorial que envolve os sentidos, ou seja, significa olhar, sentir, escutar, cheirar ou sentir o gosto pessoalmente e descobrir o que está acontecendo em um determinado país "in loco".
a coleta de informações através dos jornais, revistas e relatórios emitidos nos países estudados.
a tomada de decisões feita com base em relatórios realizados pelos próprios consumidores.
a análise dos relatórios de vendas da empresa e dos seus distribuidores ou representantes.
O presidente de certa empresa comercial não quer ser pego de surpresa por acontecimentos importantes do mercado ou da concorrência. Visando prover o presidente com informações, é proposto, então, um sistema de abordagem de análise sistemática, que aborde:
monitoramento, busca, análise, filtro e arquivo.
busca específica, relatórios e descarte.
duplicação, filtragem e contatos pessoais.
compra de relatórios especializados quando necessário.
restrição de acesso a dados pela concorrência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...