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Com referência à administração de bens materiais, julgue os itens que se seguem.
Entre as técnicas não-matemáticas de previsão de consumo, a projeção que admite que o futuro será repetição do passado e a explicação que relaciona os quantitativos com alguma variável cuja evolução é conhecida ou previsível são as mais utilizadas.
Planejamento é o instrumento utilizado pelas organizações para gerenciar o futuro. Estudar o futuro, então, é um grande desafio para os administradores e várias técnicas são usadas para tal fim. A que diz respeito a associações entre o comportamento entre duas variáveis é conhecida como:
relações causais.
pesquisa de opiniões.
análise de séries temporais.
projeções derivadas.
método Delphi.
Em relação aos níveis de planejamento de uma organização, é correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organização e sua relação com o ambiente são os:
estratégicos.
operacionais.
táticos.
departamentais.
funcionais.
O planejamento estratégico de uma organização compreende, entre outros passos, a análise de oportunidades e ameaças geradas por seu ambiente. Informações produzidas pelo mercado são importantes para possibilitar à organização identificar nichos de atuação, tendências de comportamento e necessidades. Nessa direção, é correto afirmar que o estudo e a classificação dos clientes de acordo com a distribuição etária, sexo, tamanho da família, tempo de casamento, renda, profissão, escolaridade e religião correspondem ao enfoque:
geográfico.
demográfico.
psicossocial.
comportamental.
tecnológico.
As organizações existem para cumprir um papel no mundo contemporâneo. Produzem serviços, produtos, infra-estrutura. Diferentes stakeholders contribuem com as organizações com capital, trabalho, matéria-prima, infra-estrutura legal, compra de produtos e serviços, e são recompensados com o retorno do investimento, com a remuneração do trabalho, fonte de rendimento, taxas e impostos, preços, disponibilidade e qualidade dos produtos e serviços. Desta forma, a contribuição fornecida às organizações com infra-estrutura social, legal, econômica e material é feita pelo seguinte stakeholder:
empregados.
fornecedores.
clientes e usuários.
governo e sociedade.
acionistas e proprietários.
Com referência ao planejamento estratégico no âmbito da administração pública, julgue os itens subseqüentes.
Estratégias são ações de nível operacional planejadas para uma organização, diferentemente do objetivo geral.
Acerca do planejamento no processo organizacional, assinale a opção correta.
Previsão, resolução de problemas e plano são sinônimos de planejamento.
Após a elaboração do planejamento estratégico, as organizações devem elaborar a análise dos ambientes externo e interno, quando identificarão seus pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades.
Para que o processo de planejamento tenha foco claro nas necessidades da organização, deve-se restringir ao máximo a participação de unidades organizacionais de níveis hierárquicos inferiores.
Contribuição para o alcance dos objetivos, precedência sobre as outras funções administrativas, maximização dos resultados positivos e minimização das deficiências são princípios gerais do planejamento.
Em relação aos conceitos de planejamento, assinale a opção incorreta.
O conceito central de planejamento consiste na racionalização das ações, na antecipação de situações organizacionais, na coordenação de atividades e na maximização dos resultados.
O ciclo clássico e amplo de planejamento constituiu-se de planejamento, implementação, controle e avaliação e realimentação/replanejamento.
A análise ambiental interna é o elemento mais importante da etapa de coleta de dados.
O planejamento se divide em estratégico, tático e operacional.
Assinale a opção correta em relação aos conceitos de gestão empresarial.
O fato de, muitas vezes, a autoridade ganhar autonomia com relação à informação e à competência não é um problema crítico enfrentado pelas organizações, visto que esse ganho de autonomia se estabelece de forma linear por toda a hierarquia organizacional.
Em seu estágio mais avançado, muitas organizações usam a estrutura organizacional funcional, adicionando, eventualmente, departamentos de assessoria e dando ênfase a um controle centralizado.
Delegação refere-se ao processo pelo qual os gerentes atribuem tarefas, autoridade e a responsabilidade para completá-la. Os autores clássicos de administração definem três diretrizes para a delegação: abrangência, clareza, suficiência.
Uma visão útil do poder sugere que ele pode provir de cinco fontes diferentes: poder de recompensa, poder coercitivo, poder legítimo, poder técnico e poder derivado.
Quanto à função administrativa "Planejar", pode-se dizer que:
É apenas definir os objetivos da organização.
É apenas definir as metas da organização.
É definir os objetivos, temporizando e quantificando esses objetivos, transformando-os em metas, e definir também as ações que deverão ser executadas para transformar os objetivos em realidades.
É definir o que cada uma das pessoas vai fazer.
É conferir se os processos estão levando aos objetivos.
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