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Considerando-se a eficiência, a eficácia e a efetividade buscadas pelo planejamento, é CORRETO afirmar.
Reduzir os custos e obter resultados são decorrência da eficiência.
Fazer as coisas certas diz respeito à eficiência.
Salvaguardar os recursos aplicados é fruto da eficácia.
Manter-se no ambiente é sinal de efetividade.
Reduzir os custos e obter resultados são decorrência da eficácia.
Quanto aos níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, indique, abaixo, a afirmativa INCORRETA.
Os planejamentos financeiro e organizacional situam-se, em geral, no nível tático.
O estabelecimento de objetivos globais, as formas de seu alcance e a orçamentação se incluem, em geral, no Planejamento Estratégico.
Geralmente, o plano de estoques e o plano de treinamento são afetos ao nível operacional.
Em geral, o plano de controle de qualidade e o planejamento mercadológico situam-se, respectivamente, nos níveis operacional e tático.
O plano de utilização de mão-de-obra e o plano de distribuição, em regra, atribuem-se ao nível operacional.
Administração - Planejamento - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O mapeamento ambiental e a análise interna proporcionam os meios para a criação da matriz SWOT, que considera
produtos, tecnologia, recursos humanos e recursos materiais.
inovações tecnológicas dos produtos.
preço, ponto, promoção e produto.
oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um dos mais utilizados modelos de classificação de planejamento inclui os planos estratégicos, planos estáveis e planos de uso único. Entre os planos estáveis, encontram-se declarações amplas e gerais que servem de guia para as decisões da administração e para a supervisão dos empregados, denominados (as):
Regulamentos.
Regras.
Procedimentos.
Diretrizes.
Ansoff, em seu modelo de delineamento de estratégia empresarial, afirma que dois tipos correlatos de estratégia são usados para caracterizar a direção do desenvolvimento estratégico da empresa: a estratégia de carteiras e a estratégia competitiva. A estratégia de carteiras possui quatro componentes: vetor de crescimento geográfico, vantagem competitiva, sinergia e flexibilidade estratégica. Analise a representação:
Para esse modelo de estratégia, o resultado da relação produto/missão, para cada quadrante do vetor de crescimento é, respectivamente:
quadrantes 1 e 2 diversificação e desenvolvimento de produtos.
quadrantes 1 e 4 penetração de mercado e desenvolvimento de mercados.
quadrantes 2 e 3 desenvolvimento de produtos e desenvolvimento de mercados.
quadrantes 2 e 4 desenvolvimento de mercados e diversificação.
quadrantes 2 e 4 desenvolvimento de mercados e diversificação.
A teoria de Reddin da eficácia gerencial apresenta quatro estilos básicos de gestão que são:
dedicado, transigente, relacionado e burocrata.
missionário, transigente, executivo e separado.
integrado, dedicado, relacionado e separado.
desertor, promotor, burocrata e relacionado.
separado, desertor, burocrata e executivo.
No modelo organizacional proposto por Mintzberg, o Planejamento Estratégico é parte
da linha intermediária.
da cúpula estratégica.
do núcleo operacional.
da tecnoestrutura.
da assessoria de apoio.
As ações estratégicas que uma organização empreende para melhorar sua posição diante de concorrentes reais ou potenciais são as
A filosofia de planejamento que parte dos pressupostos que o principal valor do planejamento reside no processo de produzi-lo; que a maior parte da necessidade atual do planejamento decorre da falta de eficácia administrativa e de controles; e que o conhecimento futuro pode ser classificado em incerteza, certeza e ignorância, é a filosofia
No processo de planejamento estratégico, o diagnóstico estratégico corresponde à primeira fase e procura diagnosticar acerca da real situação da empresa quanto ao seu macroambiente e microambiente. Apresenta variáveis de análise classificadas como
I. variáveis controláveis, que propiciam uma condição favorável para a empresa em relação ao seu ambiente.
II. variáveis não controláveis pela empresa, que podem criar condições desfavoráveis para a instituição.
III. variáveis controláveis, que provocam uma situação desfavorável para a empresa em relação ao seu ambiente.
IV. variáveis não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis para a empresa, desde que esta tenha condições e ou interesse de usufruí-las.
É pertinente concluir que, na análise do binômio variável u ambiente,
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