Questões de Administração do ano 2006

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Determinar a direção estratégica da organização, implementar e administrar o processo de mudança alinhado com a direção estratégica e melhorar continuamente o desempenho das atividades em andamento são os objetivos da

  • A. gestão de pessoas.
  • B. administração funcional.
  • C. administração por projetos.
  • D. gestão por resultados.
  • E. gestão por contingência.

"Expressa uma série de propósitos a serem realizados dentro de determinado prazo, levando em consideração as limitações impostas pelos recursos disponíveis e as metas prioritárias definidas".

A definição acima refere-se

  • A. à organização.
  • B. ao planejamento.
  • C. à avaliação.
  • D. à administração.
  • E. ao programa.

"São alvos programados no tempo, derivados da estratégia".

 A definição acima refere-se a

  • A. indicadores.
  • B. diretrizes.
  • C. padrões.
  • D. metas.
  • E. objetivos secundários.

Ao estimular processos locais de desenvolvimento, é preciso ter em mente:

I - que qualquer ação nesse sentido deve permitir a conexão do arranjo com os mercados.

II - a sustentabilidade por meio de um padrão de organização que se mantenha ao longo do tempo.

III - a inibição de um ambiente de inclusão de micro e pequenos negócios em um mercado, reduzindo a distribuição de riquezas.

IV - a elevação do capital social por meio da promoção e a cooperação entre os atores do território. Analise as afirmativas acima e marque a alternativa correta.

  • A. Todas as afirmativas estão certas.
  • B. Todas as afirmativas estão erradas.
  • C. Apenas as afirmativas I, II e IV estão certas.
  • D. Apenas as afirmativas I, III e IV estão certas.
  • E. Apenas a afirmativa IV está errada.

A Empresa Apple necessitou repensar e atualizar seus processos de negócios para poder desenvolver o iPOD. O processo de desenvolvimento de produtos foi refeito e seu nível de estoque de matéria prima foi reduzido ao mínimo. Mesmo o seu estoque de produtos acabados foi reduzido, focando o processo de produção na "produção por encomenda". Analise essa situação e defina qual foi a perspectiva utilizada e o nível de decisão necessário para implementar essas alterações.

  • A. Nível operacional, perspectiva tecnológica.
  • B. Nível tecnológico, perspectiva organizacional.
  • C. Nível tático, perspectiva pessoal.
  • D. Nível estratégico, perspectiva tecnológica.
  • E. Nível tático, perspectiva organizacional.

Philip KOTLER (1975), um dos defensores da utilização do planejamento estratégico, propõe o seguinte conceito: "O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente". Contudo, poucas empresas seguem o verdadeiro planejamento estratégico. Russell ACKOFF (1966), por outro lado, esclarece que o Plano Estratégico é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Táticos estão relacionados com as diversas áreas da organização (Adaptado de artigo de Hernan Alday, O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica, Revista FAE, Curitiba, 2000). Usando o texto acima, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Os planos tácitos são importantes para as organizações.

  • B.

    O planejamento estratégico busca apontar os caminhos a serem seguidos para a organização.

  • C.

    Existem diferenças importantes entre os planos estratégicos e tácitos.

  • D.

    É difícil implementar um planejamento estratégico.

  • E.

    Um Plano Financeiro e um Plano de Marketing são Planos Estratégicos.

Sendo você contratado como consultor da Moveleira Silva & Silva, para a formulação do Plano Estratégico da organização, assinale, das alternativas abaixo, aquela que melhor defina a sua missão.

 

Tendo como base o texto acima, responda as questões a seguir.

  • A.

    Conquistar novos clientes por meio de eficientes planos de Marketing.

  • B.

    Articular os meios de produção aos compromissos com o meio ambiente de forma socialmente responsável.

  • C.

    Alocar os recursos necessários visando atingir os objetivos organizacionais.

  • D.

    Fabricar produtos de qualidade para a satisfação de seus clientes, tendo como compromisso básico a responsabilidade ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

  • E.

    Aumentar o fluxo de caixa em detrimento da satisfação da clientela e qualidade dos produtos fabricados.

Você como consultor, trabalhando as várias fases do planejamento, distribuiu uma série de tarefas a serem executadas pelos diversos escalões da Moveleira. Dentre as planilhas e projetos propostos pediu ao gerente de produção a formulação do seu respectivo plano de ação. Dentre os tipos de planejamento reconhecidos pela teoria geral do planejamento, qual é aquele que será executado por esse gerente?

  • A.

    Planejamento participativo, pois envolve sugestões e pareceres dos níveis operacionais.

  • B.

    Planejamento Estratégico, pois envolve a alta gerência, estudo de cenários, estratégias para desenvolvimento de produtos ambientalmente "limpos".

  • C.

    Pesquisa-diagnóstico, pois levantará os principais problemas para definir as soluções e projetos decorrentes.

  • D.

    Planejamento Operacional pois envolve uma gerência de linha e definirá os procedimentos básicos a serem adotados, os produtos e resultados finais esperados, os prazos estabelecidos e os responsáveis pela execução e implantação.

  • E.

    Nenhuma das alternativas acima, pois os enunciados se referem a princípios do planejamento.

Para a formulação de um planejamento estratégico, é imprescindível a obtenção de informações de aspectos internos e dos aspectos externos, que permitem definir os pontos fortes e pontos fracos da empresa, as ameaças e oportunidades. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A qualidade dos produtos da Moveleira Silva & Silva, constituem uma ótima oportunidade para empresa.

II. Pontos fracos correspondem as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável à organização.

III. A participação em feiras internacionais representa possibilidade de novas oportunidades à Moveleira.

IV. A concorrência das empresas moveleiras do Sul do País é uma variável externa não controlável pela empresa, representando uma ameaça sobre a qual os planejadores devem estudar ações para a minimização de seus efeitos sobre os negócios da Silva & Silva. V. As leis que tratam de tributação, incentivos à produção e obrigações trabalhistas, representam variáveis internas, controláveis, desde que a empresa tenha condições de usufruí-la.

  • A.

    Nenhuma afirmativa está certa.

  • B.

    1 afirmativa certa.

  • C.

    2 afirmativas certas.

  • D.

    3 afirmativas certas.

  • E.

    4 afirmativas certas.

Vários autores da Teoria Geral do Planejamento, entre eles ACKOFF (1974) e OLIVEIRA (2001), apresentam princípios específicos do planejamento, com base na atitude e visão interativa frente ao planejamento, que são: o planejamento deve ser participativo, o planejamento deve ser coordenado, e o planejamento deve ser permanente. Para buscar o comprometimento de todos os componentes da Moveleira Silva & Silva, qual o princípio que deve ser obrigatoriamente observado?

  • A.

    Planejamento Participativo: deve ser realizado pelas áreas pertinentes ao processo.

  • B.

    Planejamento Coordenado: todos os aspectos envolvidos são projetados de forma interdependente.

  • C.

    Planejamento Integrado: integração de objetivos e meios ao objetivo geral da organização.

  • D.

    Planejamento Permanente: contínua avaliação, análise de resultados e correção de rumos.

  • E.

    Planejamento retrospectivo.

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