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Administração - Planejamento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O planejamento estratégico situacional pressupõe como característica fundamental o seguinte postulado:
O planejamento é participativo, envolvendo todos os atores sociais que conhecem a realidade a ser planejada.
A realidade a ser modificada deve se adaptar ao plano que está sendo elaborado.
As causas dos problemas encontrados são totalmente conhecidas pelos planejadores.
A identificação dos problemas e as soluções propostas para as devidas correções são oriundas da visão dos técnicos responsáveis pelo planejamento.
O planejamento é um poderoso instrumento de gestão e deve ser efetuado por técnicos habilitados para propor as intervenções mais eficazes, efetivas e eficientes.
Administração - Planejamento - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Um dos mais importantes conceitos em PERT é o da folga, ou seja, a espera, o tempo livre ou disponível que existe para cada atividade na rede. Sobre os tipos de folgas em projetos, associe as colunas abaixo.
(FT) Folga Total ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na suadata-mais-cedo e termina na sua data-mais-cedo.
(FL) Folga Livre ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na sua data-mais-cedo e termina na sua data-mais-tarde.
(FI) Folga Independente ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na sua data-mais-tarde e termina na sua data-mais-cedo.
A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é:
No contexto socioeconômico atual, um planejamento organizacional eficiente requer uma metodologia de análise organizacional adequada. A partir da década de 80, surgiram muitas metodologias ou modelos de análise estratégica. Entre eles destaca-se o modelo de análise da indústria e da concorrência de Michael Porter, também conhecido como o modelo das Cinco Forças. Assinale abaixo a alternativa correta em relação as cinco forças que influenciam a taxa de retorno sobre o investimento destacadas pelo modelo de Porter.
Potenciais entrantes; rivalidade entre os concorrentes existentes; produtos substitutos; poder de barganha dos fornecedores; poder de barganha dos compradores.
Novos entrantes; concorrentes potenciais; novos produtos; poder de barganha dos fornecedores; poder de barganha dos clientes
Concorrentes potenciais; novas tecnologias; novos fornecedores; novos clientes; produtos substitutos.
Potenciais entrantes; rivalidade entre os concorrentes existentes; poder de barganha dos fornecedores; poder de barganha dos clientes; poder de barganha dos intermediários
Novos participantes da indústria; intensidade da rivalidade entre os concorrentes; produtos substitutos; novas tecnologias; poder de barganha do comprador
O planejamento estratégico está voltado para o
Planejamento é um conjunto de decisões tomadas nos níveis institucional, intermediário e operacional, e que direciona a atuação da empresa ao longo de um tempo determinado. Projetado o planejamento ao nível institucional, ele é desdobrado em planos táticos e estes, em planos operacionais ou execução de tarefas. Determinada empresa definiu o seu plano tático mercadológico, que deve então ser desdobrado no plano operacional de:
suprimentos.
fluxo de caixa.
propaganda.
treinamento.
controle de qualidade.
Prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os funcionários são atividades relacionadas à administração de recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O planejamento estratégico de recursos humanos deve prover meios para que sejam alcançados os objetivos e as metas organizacionais, bem como os objetivos individuais dos funcionários.
No modelo de design organizacional desenvolvido por Mintzberg uma organização formal é dividida em 5 partes onde, cada uma das partes é impulsionada por uma força, conforme a figura abaixo.
A força direcionada à fragmentação da estrutura está relacionada com a configuração estrutural denominada
Selecione a opção correta.
O processo de planejamento estratégico consiste em definir objetivos focando as operações internas da organização.
O planejamento estratégico é responsabilidade de todos os funcionários da organização independente do seu nível na estrutura hierárquica.
A gestão estratégica acentua a perspectiva não burocrática e descentralizada do planejamento.
O foco de análise da gestão estratégica é o mercado consumidor e o desempenho dos concorrentes.
Planejamento estratégico e gestão estratégica são expressões sinônimas que indicam a preocupação com o clima e a cultura organizacional.
Com relação à gestão de resultados, ao paradigma do cliente e à gestão estratégica, julgue os próximos itens.
Os sistemas tradicionais de controle e avaliação dos resultados de uma organização tendem a enfatizar o resultado financeiro final. A necessidade de sistemas que ofereçam uma visão de conjunto combina produtos e fatores, medidas financeiras e não-financeiras. Uma das ferramentas concebidas para isso chama-se balanced scorecard, que focaliza várias dimensões do desempenho, desdobrando-se em medidas específicas. Na perspectiva do cliente, por exemplo, deve-se ter indicadores que respondam como ele enxerga a organização.
Acerca de planejamento estratégico, julgue os seguintes itens.
O planejamento estratégico pode ser entendido como o processo de decisões relativo a mudanças de objetivos das organizações, recursos que se devem usar para atingir esses objetivos e políticas que devem reger a obtenção e destinação desses recursos. Entre os instrumentos de planejamento e orçamento previstos na Constituição Federal, o que reflete com mais abrangência e sistematização essas características é o orçamento anual.
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