Questões de Administração do ano 2006

Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O desenvolvimento organizacional é um tipo de programa planejado que envolve toda a organização. Os estágios de uma consultoria de desenvolvimento organizacional são, EXCETO:

  • A.

    Contato inicial com a organização.

  • B.

    Definição da relação, contrato formal e contrato psicológico.

  • C.

    Seleção de um ambiente e de um método de trabalho.

  • D.

    Reunião de informações e de diagnóstico.

  • E.

    Não intervenção nos processos de funcionamento da empresa.

O planejamento estabelece o esforço coordenado, através de planos de ação, que indicam direções, reduzem o impacto das mudanças, minimizam desperdícios e redundâncias, e estabelecem os padrões usados no controle. Quando os colaboradores sabem para onde a organização está indo e como eles devem contribuir para atingir os objetivos, eles podem coordenar suas atividades, cooperar uns com os outros e trabalhar em equipes. Sem o planejamento, os departamentos poderiam estar trabalhando com propósitos divergentes, impedindo a organização de se mover de forma eficaz na direção de seus objetivos. Em função do estágio em que se encontra, o planejamento pode assumir características determinísticas e/ou características probabilísticas. Em nível de execução, o planejamento estratégico para uma organização tende a ser responsabilidade dos

I. Controladores

II. Gerentes de nível médio

III. Administradores Profissionais

IV. Diretores de produção

V. Altos executivos

Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    apenas as proposições IV e V.

  • B.

    apenas a proposição II.

  • C.

    apenas as proposições I e III.

  • D.

    apenas as proposições V.

  • E.

    apenas as proposições I, II e III.

O processo de tomada de decisão está associado ao conceito de planejamento. E uma das etapas do planejamento é a fixação de objetivos. Há três tipos de objetivos a atingir: CP - curto prazo (objetivos operacionais); MP - médio prazo (objetivos departamentais); e LP - longo prazo (objetivos organizacionais).

Assinale a sigla correspondente na coluna da direita, associando os objetivos listados na coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 (CP) / 2 (LP) / 3 (MP) / 4 (MP) / 5 (CP)

  • B.

    1 (MP) / 2 (LP) / 3 (LP) / 4 (CP) / 5 (MP)

  • C.

    1 (LP) / 2 (MP) / 3 (LP) / 4 (CP) / 5 (LP)

  • D.

    1 (CP) / 2 (LP) / 3 (CP) / 4 (MP) / 5 (LP)

  • E.

    1 (MP) / 2 (CP) / 3 (MP) / 4 (LP) / 5 (CP)

"É a unidade elementar do processo de planejamento, constituindo-se em um conjunto de ações e recursos para a consecução de objetos concretos, perfeitamente especificados e destinados a gerar benefícios".

O texto acima, de autoria de Maria Christina Barbosa de Almeida, refere-se

  • A. ao indicador de desempenho.
  • B. à meta.
  • C. à avaliação.
  • D. ao diagnóstico.
  • E. ao projeto.

No planejamento, a atividade básica do diagnóstico é a

  • A. formulação de objetivos.
  • B. coleta de dados.
  • C. identificação de hipóteses.
  • D. avaliação.
  • E. definição de indicadores.

Entre os fatores objetivos que interferem na qualidade da avaliação de serviços em unidades de informação destaca- se a falta de

  • A. empenho do diretor do serviço.
  • B. harmonia da equipe de profissionais.
  • C. apoio da alta administração.
  • D. informações correntes sobre a comunidade.
  • E. registro sistemático de dados de desempenho.

Em planejamento, o sucesso da avaliação externa (realizada por terceiros) depende da

  • A. experiência dos avaliadores e do tempo dedicado ao processo de avaliação.
  • B. competência da equipe responsável e da forma como for implementada.
  • C. exaustividade da coleta de dados e da característica da unidade de informação.
  • D. carga de trabalho da equipe e do apoio do responsável pelo serviço.
  • E. ocasião da avaliação e de sua importância para a instituição mantenedora.

Observe o Triângulo Interativo do Planejamento Estratégico:

Sua concepção orienta para o princípio de que é necessário "conhecer o passado para entender o presente e prever o futuro", para exercer maior influência. Este princípio expressa a razão de ser de uma unidade de informação, configurada como segunda etapa do planejamento estratégico, descrita por Barbalho e Beraquet (1995) e identificada como:

  • A. missão;
  • B. mandato;
  • C. propostas estratégicas;
  • D. análise do ambiente;
  • E. questões estratégicas.

Como o planejamento estratégico trata da empresa como um todo e perante seu ambiente, é importante o conhecimento de alguns aspectos da Teoria de Sistemas. Alguns conceitos que facilitam o entendimento da empresa como sistema aberto são encontrados na literatura. A _____ é o conceito que mostra o empenho dos sistemas em se organizarem para a sobrevivência, com maior ordenação. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

  • A.

    entalpia negativa

  • B.

    entalpia positiva

  • C.

    entropia negativa

  • D.

    entropia positiva

A forma de uma pirâmide (figura 37) é largamente utilizada para mostrar o planejamento de uma empresa. A letra B tem significado para as ações:

  • A.

    operacionais.

  • B.

    táticas.

  • C.

    estratégicas.

  • D.

    políticas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...