Lista completa de Questões de Administração do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Complete a lacuna da assertiva, dando sentido ao texto, e depois escolha a alternativa CORRETA:
Como medir, cujo nome genérico é a ________, que é uma das etapas do processo de controle, e significa definir a forma de coletar e apresentar informações que pos-sibilitam verificar se os resultados esperados irão ou não ser atingidos.
inspeção.
delegação.
estruturação.
coordenação.
A instituição do sistema de controle interno municipal se presta às seguintes finalidades, EXCETO:
avaliar a execução dos programas de governo e dos orçamentos municipais;
comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração municipal;
assessorar e auxiliar os órgãos municipais, executando as atividades de auditagem municipal, através de supervisão, coordenação, controle e análise interna nas áreas administrativa, financeira, tributária, fiscal, contábil e patrimonial;
substituir a fiscalização do controle externo no exercício de sua missão institucional;
comprovar a legalidade e avaliar a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
Acerca das funções da administração - planejamento, organização, direção e controle -, julgue os itens a seguir.
Amplitude de controle está relacionada à quantidade de subordinados que um administrador pode comandar.
Quanto aos sistemas de controle da Administração Pública, é correto afirmar que:
os Tribunais de Contas exercem apenas a fiscalização orçamentária da Administração Pública;
é atribuição exclusiva dos Tribunais de Contas a avaliação dos resultados da gestão patrimonial do Poder Executivo;
é dispensável a instituição de órgãos de controle interno no âmbito de cada Poder da União;
os Tribunais de Contas apreciam, para fins de registro, os atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na Administração direta e indireta, excetuadas as nomeações para cargos de provimento em comissão;
apenas o Presidente da está obrigado a prestar contas aos Tribunais de Contas.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do processo decisório, assinale a opção correta.
Decisão é a escolha entre alternativas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo decisório tem início no diagnóstico, momento em que se procura entender o problema, suas causas e conseqüências.
A vantagem da utilização de técnicas como árvore de decisões no processo decisório é que ela permite que se tome a decisão automaticamente.
O resultado da avaliação da probabilidade das conseqüências das decisões a serem tomadas é chamado incerteza.
Se, ao constatar que um produto foi entregue com defeito, o responsável pelo setor de material convoca o fornecedor para efetuar a substituição, é correto afirmar que, nessa situação, ocorreu uma decisão do tipo programada.
Administração - Decisão em Administração - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
No que concerne à condição para a tomada de decisão, pode-se afirmar:
I. O risco corresponde à situação na qual as probabilidades das conseqüências das alternativas são conhecidas.
II. A incerteza corresponde à situação na qual as conseqüências das alternativas não são conhecidas.
III. A certeza corresponde à situação na qual todas as conseqüências das alternativas são conhecidas.
IV. A ambigüidade ou turbulência corresponde à situação na qual os objetivos e metas não são claros ou quando o ambiente onde a organização atua muda rapidamente.
Está(ão) correta(s) apenas:
Administração - Decisão em Administração - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Considerando o trabalho em grupo, nas organizações, sobretudo a tomada de decisão, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) Os grupos podem gerar um maior número de soluções alternativas.
( ) Os grupos trazem mais conhecimentos e perspectivas sobre o problema em questão.
( ) Discussões em grupo desestimulam a criatividade.
( ) Discussões em grupo levam a um menor comprometimento com a decisão.
( ) Os membros do grupo freqüentemente se submetem ao pensamento grupal. A seqüência correta é:
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando-se que, em administração, processo de decisão é definido como a escolha entre alternativas e possibilidades, assinale a opção correta.
Suponha-se que um incêndio tenha destruído parte dos arquivos de documentação de uma organização que possua seguro contra incêndio. Nessa situação, o ato de se tentar recuperar as informações perdidas deve ser considerado uma decisão do tipo programada, dada a característica de ineditismo da ação.
Nas organizações, as decisões em equipe são geralmente mais adequadas visto que possibilitam maior número de perspectivas acerca das questões levantadas. No entanto, a pressão por alcançar um pensamento consensual tende a quebrar um espírito de equipe produtivo e demanda mais tempo nas tomadas de decisão.
A técnica de brainstorming (tempestade de idéias) e o diagrama de Ishikawa (espinha de peixe) são utilizados na escolha da alternativa mais adequada para a tomada de decisão.
Toda decisão tomada sem as informações necessárias são decisões que possuem incerteza. Se um decisor não pode estimar a probabilidade dos diferentes resultados de suas ações, ele se depara com um processo decisório nulo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O modelo de estrutura organizacional em que diferentes atividades, vinculadas a um objetivo final determinado, são agrupadas em uma mesma unidade organizacional, a qual é constituída como uma organização independente, em que seu gestor deve dispor dos recursos necessários ao atendimento das responsabilidades que lhes forem atribuídas pela direção superior, é conhecido pelos administradores como estrutura:
linear.
funcional.
divisional.
matricial.
Acerca das funções da administração - planejamento, organização, direção e controle -, julgue os itens a seguir.
A função de direção tem como objetivos dividir as atividades organizacionais, definir responsabilidades pela realização do trabalho e estabelecer os níveis de autoridade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...