Lista completa de Questões de Administração do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Visão, carisma, integridade e simbolismo representam atributos tipicamente associados ao tipo de liderança
situacional
contingencial.
transformacional.
transacional.
A variável contingencial crítica no modelo de liderança de Hersey e Blanchard é
a maturidade dos seguidores.
Least Preferred Coworker (LPC)
estrutura de tarefa.
inteligência emocional.
Os autores Blake e Mouton propuseram uma grade gerencial que auxilia na identificação do estilo de liderança por meio de uma representação gráfica bidimensional.
Quais as duas dimensões que são estudadas neste modelo?
Preocupação com as pessoas e preocupação com o tempo.
Preocupação com a produção e preocupação com o tempo.
Preocupação com o espaço e preocupação com a produção.
Preocupação com as pessoas e preocupação com a produção.
Uma das teorias mais respeitadas sobre liderança é a teoria caminho-objetivo, desenvolvida por Robert House. A essência da teoria afirma que:
é trabalho do líder ajudar seguidores a atingirem suas metas e fornecer a direção necessária e/ou apoio para assegurar que suas metas sejam compatíveis com os objetivos gerais do grupo ou organização.
é trabalho do grupo assegurar que as metas sejam atingidas e fornecer a direção necessária e/ou apoio para que o líder possa se adequar, sistêmica ou mercado logicamente, aos objetivos gerais do grupo ou organização.
é trabalho do grupo se ajudar e permitir ao líder e seus seguidores a atingirem suas metas assegurando apoio metodológico para que estas metas sejam compatíveis com os objetivos gerais de produção/operações do grupo ou organização.
é trabalho do líder motivar seus seguidores a atingirem suas metas e apurar a direção necessária e/ou apoio para assegurar que seus funcionários produzam em compatibilidade e apurem metodologicamente os resultados de acordo com os objetivos gerais do grupo ou organização.
São consideradas, segundo a literatura, classificações para a forma de manifestação de poder nas organizações, COM EXCEÇÃO DE:
poder de natureza.
poder de referência.
poder de recompensa.
poder de competência.
As assertivas abaixo dizem respeito ao tema poder nas organizações. Analise-as se falsas (F) ou verdadeiras (V) e depois escolha a opção CORRETA:
I. O poder pode ser considerado como uma capacidade ou potencial de uma pessoa. ( )
II. O poder é um meio de facilitar as realizações das metas. ( )
III. A leitura do organograma de uma empresa determina inequivocamente onde está o poder. ( )
IV. Um caminho natural para ganhar influência é tornar-se um detentor do poder. ( )
I – F; II – V; III – F; IV – F.
I – F; II – F; III – V; IV – F.
I – V; II – V; III – F; IV – V.
I – V; II – F; III – F; IV – V.
A utilização do poder por gerentes nas empresas se dá envolvendo situações organizacionais diversas que exigem diferentes táticas de lidar com os problemas. Tomando como base a obra de Robbins (1998), correlacione a primeira com a segunda coluna e escolha a alternativa que represente a seqüência CORRETA, de cima para baixo:
II; III; V; IV; I.
III; V; IV; I; II.
IV; I; II; III; V.
V; IV; I; II; III.
O Tribunal de Contas é composto por um grupo de excelência que, por sua atuação, forma o conjunto de valores da instituição, sendo reflexo deste para a sociedade. As atribuições desenvolvidas pelo Tribunal de Contas, especialmente em Administração, envolvem, entre outras, o uso das habilidades listadas a seguir.
I – Utilizar métodos e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas.
II – Demonstrar capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas e saber comunicar-se.
III – Lidar com idéias e conceitos abstratos.
Das habilidades acima, são consideradas, respectivamente, habilidade técnica, humana e conceitual do administrador:
De acordo com algumas pesquisas, os supervisores passam cerca de 30% de seu tempo em atividades gerenciais e 70%, em atividades técnicas. Já o executivo mais importante da organização gasta cerca de 10% de seu tempo em atividades técnicas e até 90%, em atividades gerenciais. Considerando todos os outros níveis hierárquicos da organização, conclui-se que, ao mesmo tempo que um funcionário sobe na hierarquia organizacional, as atividades gerenciais e as exigências em relação a elas aumentam, e o envolvimento em atividades técnicas diminui. Entretanto, observa-se que muitas vezes isso não acontece. Assim, uma situação na qual o gerente se envolve mais em atividades técnicas do que o esperado no seu nível gerencial pode caracterizar:
I. Uma preocupação com o elemento humano na organização.
II. O exercício limitado das funções do administrador.
III. Uma preocupação com alocação de recursos escassos.
IV. Uma dificuldade de delegar algumas decisões para os subordinados.
Está(ão) correta(s) apenas:
A postura gerencial adequada em relação às organizações informais caracteriza-se por
buscar sua integração ao processo organizacional global.
exercer controle para que não haja interferências.
tentar neutralizar a sua influência.
desconhecer sua existência.
impedir relações informais na organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...