Lista completa de Questões de Administração do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Planejamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Você é um consultor interno de um departamento de planejamento do governo de um estado brasileiro. Seu chefe identificou que determinado departamento não está preparando adequadamente seu planejamento, o que dificulta o planejamento integrado de todo o governo estadual. Ele solicitou que você preparasse uma apresentação com os principais passos de um processo de planejamento. Qual é a alternativa mais completa?
para onde queremos ir, o que temos pela frente, quais os caminhos possíveis, qual o melhor caminho, como iremos percorrê-lo
para onde queremos ir, onde estamos agora, o que temos pela frente, quais os caminhos possíveis, como iremos percorrê-lo
para onde queremos ir, onde estamos agora, o que temos pela frente, como iremos percorrê-lo
para onde queremos ir, onde estamos agora, o que temos pela frente, quais os caminhos possíveis, qual o melhor caminho, como iremos percorrê-lo
para onde queremos ir, onde estamos agora, quais os caminhos possíveis, qual o melhor caminho, como iremos percorrê-lo
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No governo de Eurico Gaspar Dutra ocorreu o primeiro ensaio de planejamento econômico no Brasil, que representava a soma de sugestões dos vários Ministérios. Dava prioridade a quatro áreas: saúde, alimentação, transporte e energia. Os recursos para sua execução seriam provenientes da receita federal e de empréstimos externos. Este projeto, marco do início da era do planejamento centralizado, ficou conhecido como:
Plano de Metas.
I Plano Nacional de Desenvolvimento – PND.
Plano Plurianual.
Plano SALTE.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
De acordo com os princípios que nortearam a elaboração do Plano Plurianual 2000 – 2003, a atual realidade exige que um modelo de planejamento de longo prazo seja elaborado de maneira a atender aos princípios da sustentabilidade ampla e da governança. No primeiro caso, o planejamento deve levar em conta os condicionantes sociais, econômicos, políticos e ambientais do desenvolvimento. No segundo, a necessidade de submeter as propostas de governo a um processo amplo de negociação com os:
poderes executivo, legislativo e judiciário
poderes constituídos, instituições públicas e privadas e segmentos representativos da sociedade civil organizada
governos federal, estaduais e municipais
representantes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados
Após a seleção e o estabelecimento dos objetivos organizacionais, é preciso definir a estratégia e as táticas para alcançá-los. Nesse sentido, é correto afirmar que
a estratégia, como um fim, é definitiva, não devendo ser reavaliada e revista periodicamente.
a estratégia deve ser decidida no nível institucional da organização e sua orientação deve ser voltada para o longo prazo.
o planejamento estratégico está circunscrito à análise do ambiente externo à organização, enquanto a análise das condições internas é objeto dos planos táticos e operacionais.
a tática envolve a totalidade da organização, em todos os seus níveis, enquanto a estratégia é específica para as circunstâncias que se relacionam a cada unidade ou setor do ente ou entidade.
a análise da conjuntura econômica e das tendências sociopolíticas não integra as ações do planejamento tático ou estratégico, pois elas são variáveis sobre as quais a organização não pode atuar.
Sendo um processo, o planejamento caracteriza-se também por ser
linear, sistemático e rígido.
alinear, dinâmico e interativo.
cíclico, complexo e intuitivo.
simples e de caráter imediatista.
esporádico, metódico e analítico.
Entre as vantagens do planejamento está a de que ele
é baseado na experiência e na intuição.
maximiza a confiança do administrador.
reduz riscos.
possibilita aumentos orçamentários.
mantém a fragmentação.
O tipo de planejamento característico da alta administração é o
de metas.
operacional.
ambiental.
estratégico.
tático.
Uma das finalidades do planejamento estratégico é
reduzir o quadro de pessoal por meio da reestruturação organizacional.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
É um instrumento de planejamento governamental:
Empenho.
Nota de Liquidação.
Plano Plurianual.
Licitação.
O texto acima reflete o conceito de duas das principais vertentes da administração estratégica: eficiência e eficácia, cujas principais características podem ser traduzidas pelos(a):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...