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No estudo do processo decisório, destaca-se a criação da Teoria X e Teoria Y, de McGregor, que explica o comportamento dos gerentes em função de suas expectativas com relação aos empregados. Considerando que o administrador adota a Teoria X, é correto afirmar que ele espera que cada um dos seus subordinados tenha como característica:
perceber o trabalho como uma atividade prazeirosa
evitar o trabalho quando possível
ser automotivado
ser esforçado
ser criativo
Resolver os pontos menores e deixar os problemas maiores para o futuro são aspectos que caracterizam o estilo de administração de conflito conhecido como:
acomodação
compromisso
competitivo
colaboração
evitação
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, a respeito dos grupos e equipes de trabalho.
Segundo Edgar Schein, o grupo que toma decisão embasada no método decisão por ausência de reação é dominado por duas ou três pessoas e não recebe muitas opções de escolha para decidir.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, a respeito dos grupos e equipes de trabalho.
Para Edgar Schein, no método decisão por regra de autoridade, o gerente toma a decisão pelo grupo, podendo ou não haver discussão.
Marcos recebeu a tarefa de demitir 1/3 da sua força de trabalho atual. Antes de decidir sobre quem mandar embora, ele pediu que sua equipe definisse e escrevesse as competências da organização, identificasse as habilidades incorporadas a elas, especificando quais poderiam ser consideradas competências básicas e quais seriam as competências essenciais.
Com base nesse material, algumas decisões foram tomadas. Qual das decisões apresentadas tem chance de garantir um diferencial competitivo em uma organização?
Envolver as unidades estratégicas da organização a fim de definir mecanismos explícitos para alocação de recursos de competências essenciais.
Despedir os subordinados considerados com competências essenciais.
Criar, dentro da força de trabalho, uma comunidade de pessoas que se considerem "detentoras" das competências básicas da organização.
Identificar as novas competências básicas que precisam ser desenvolvidas hoje, garantindo que a organização seja considerada a mais competente pelos clientes em cinco ou dez anos.
Realizar processos de formação relacionados com um sistema de exigências preparando os indivíduos para o mercado de trabalho.
Os processos de inovação e de tomada de decisão, referentes a uma questão estratégica de uma empresa, foram prejudicados devido ao pensamento do grupo ou pensamento grupal.
Para reduzir esse problema, as decisões a seguir devem ser tomadas pelo chefe da equipe, EXCETO a de
solicitar a cada sessão de trabalho que um dos membros da equipe faça o papel de advogado do diabo.
pedir ao superior imediato e aos lideres informais que se mostrem parciais diante de uma posição.
pedir aos membros do grupo que consultem pessoas de fora e criem subgrupos que se ocupem do problema.
convidar experts para observar e comentar o funcionamento do grupo e, quando chegarem a um consenso, realizar uma reunião de última chance.
abordar as situações delicadas e difíceis antes que elas se transformem em conflito, estabelecendo regras de conduta claras.
Considere a figura para responder às questões de nos 68 e 69.
Com relação à figura acima e aos fundamentos da tomada de decisão, analise as afirmações abaixo.
I - Alternativa é uma ação que pode ser escolhida pelo tomador da decisão, que, na figura, representa o mercado favorável ou desfavorável.
II - Estado da natureza é uma ocorrência ou situação sobre a qual o tomador da decisão tem pouco controle.
III - No nó de decisão podem sair vários estados da natureza
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
I.
II.
I e II.
II e III.
I, II e III.
A todo momento tomamos decisões, seja na vida pessoal ou nas atividades profissionais. Nas organizações, tomar decisões é uma necessidade constante. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.
I-As decisões táticas são as mais complexas, pois envolvem a capacidade intuitiva de quem decide para a escolha do que for mais acertado.
II-Nas decisões estratégicas o problema e a solução são desconhecidos, fazendo com que a tomada de decisão seja obtida através de um processo que vise à solução do problema.
III-A tomada de decisão, em processo de administração participativa, envolve a participação coletiva em todos os aspectos, gerando um bom clima organizacional.
É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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No que concerne à organização administrativa, julgue os itens que se seguem.
Quando a maioria das decisões importantes é tomada na parte superior da hierarquia administrativa, o grau de centralização é maior.
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Considerando a importância do processo de comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, julgue os itens que se seguem.
Denomina-se accountable a pessoa ou instituição que assume a responsabilidade por decisões tomadas e pelas consequências de suas ações e inações, mantendo a sua integridade e resguardando a sua reputação.
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