Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito de noções de administração e de procedimentos administrativos e organizacionais.
O processo administrativo, que consiste em planejamento, organização, direção e controle, está em constante evolução, é contínuo, e não tem começo e fim definidos.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Qual é a sequência lógica para as etapas do desenvolvimento do processo administrativo?
Planejamento, controle, organização e direção.
Organização, planejamento, direção e controle.
Planejamento, organização, direção e controle.
Controle, planejamento, organização e direção.
Direção, planejamento, organização e controle.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Os seis passos do processo do Planejamento Administrativo são:
1) Definição dos objetivos.
2) Análise das premissas em relação ao futuro.
3) Análise da situação atual.
4) Definição das alternativas de ação.
5) Implementação do plano.
6) Análise das melhores alternativas.
A sequência correta, desses passos é:
1, 2, 3, 4, 5, 6.
1, 3, 4, 6, 5, 2.
1, 3, 2, 4, 6, 5.
1, 2, 4, 5, 6, 3.
2, 3, 1, 4, 6, 5.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
São consideradas como funções da administração:
Planejamento, Coordenação, Direção, Subordinação.
Planejamento, Organização, Direção, Controle.
Liderança, Organização, Fiscalização, Controle.
Liderança, Controle, Eficiência, Eficácia.
Organização, Controle, Liderança, Coordenação.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
O conceito de colaboração nunca foi tão importante para as empresas como nos dias atuais, especialmente quando aplicado à Gestão da Cadeia de Suprimentos. Os conceitos e implicações da colaboração e do uso crescente de tecnologia da informação nos processos de Supply Chain Management envolvem o conhecimento de que
o efeito chicote resulta em grandes oscilações na demanda final, devido a pequenas variações nos primeiros estágios das empresas que constituem cadeia de suprimentos.
os fornecedores de primeira e segunda camada constituem a cadeia de suprimentos integrada de uma empresa.
a redução de custos de forma local é um dos grandes objetivos da gestão colaborativa da cadeia de suprimentos.
as atividades de fornecedores, empresa e clientes são suportadas por sistemas locais sem forte integração, em uma visão moderna de colaboração da cadeia de suprimentos.
uma cadeia de suprimentos web-centrada é assim chamada porque suas operações são baseadas no e-commerce, tornando-a fortemente dependente de sistemas ERP.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Processo Administrativo é a denominação dada ao conjunto e à sequência das funções administrativas, que são:
Estruturação, Hierarquia, Níveis Organizacionais e Controle
Planejamento, Estruturação, Hierarquia e Decisão
Planejamento, Organização, Direção e Controle
Organização, Aplicação de Recursos, Gerenciamento e Resultados
A técnica de gerenciamento de projetos PERT consiste em classificar as tarefas componentes como sequenciais ou simultâneas, e diagramá-las numa rede de atividades sucessivas ou em paralelo, com o objetivo básico de identificar o(a)
custo de cada atividade
valor da atividade
caminho crítico para a execução do projeto
real necessidade do projeto
importância social do projeto
O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que permite analisar, de maneira estruturada, as atividades realizadas em uma organização, área ou setor. Os objetivos desse mapeamento são a melhoria dos processos existentes ou a implantação de uma nova estrutura.
Dentre as ferramentas que são utilizadas para levantar os problemas que ocorrem nos processos sob análise encontra-se o Diagrama de Pareto. Ele é utilizado para
priorizar problemas atribuindo-lhes pesos, de acordo com a seguinte classificação: gravidade, urgência e tendência.
proporcionar a melhoria contínua nos processos, utilizando um ciclo que se inicia no planejamento, passa para a execução do processo e o seu monitoramento, finalizando na ação de melhoria, a partir das indicações obtidas nas etapas anteriores.
desenvolver ideias em grupo, o que envolve a contribuição espontânea de todos os participantes, visando a assegurar a melhor qualidade das decisões tomadas.
estabelecer uma ordenação nas causas de perdas da qualidade, que devem ser sanadas priorizando-se a ação que trará melhor resultado, identificando, assim, um pequeno número de causas (geralmente 20%), responsável pela maioria dos problemas (80%).
estudar os fatores que determinam os resultados que se deseja obter (processo, desempenho, oportunidade) e as causas de problemas que precisam ser evitados (defeitos, falhas, variabilidade).
Para realizar o diagnóstico do fluxo de informações existente entre elementos da cadeia cliente-fornecedor, que alcance a execução das atividades de uma organização, é recomendável preferencialmente utilizar a técnica denominada
SWOT.
brainstorming.
avaliação 360°.
reengenharia.
mapeamento de Processos.
A gestão de processos visa
à definição clara da cadeia hierárquica funcional de uma organização.
à otimização das atividades na utilização dos recursos da organização.
ao aumento da eficácia na tomada de decisões em contextos estratégicos críticos.
à redução dos contenciosos jurídicos que podem afetar a produtividade da organização.
à valorização de um processo organizacional mais centrado nos relacionamentos pessoais humanizados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...