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Acerca das relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.
Dinâmicas e palestras são recursos eficientes e suficientes para a elaboração de programas de melhoria da qualidade do relacionamento entre as pessoas no local de trabalho.
Acerca das relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.
Desde o advento da Revolução Industrial, o aumento no tamanho e na complexidade das organizações trouxe consigo o avanço tecnológico e uma visão centrada na lucratividade e produtividade, levando os homens a não se identificarem com o produto de seu trabalho. Essa não identificação afeta profundamente a qualidade do relacionamento no trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta os elementos do processo administrativo e sua definição conceitual.
Planejamento, organização, direção e controle, quando visualizados separadamente, formam o processo administrativo. Os elementos do processo agem uns sobre os outros individualmente e podem afetar todos os demais.
Planejamento, organização, direção e controle, quando visualizados em conjunto, formam o processo administrativo. Os elementos do processo agem uns sobre os outros e cada um pode afetar todos os demais.
Organização, direção e controle são os únicos elementos do processo administrativo. Os elementos do processo agem uns sobre os outros e cada um pode afetar todos os demais.
Planejamento, organização, direção e controle, quando visualizados separadamente, formam o processo administrativo. As funções são separadas e não interferem nos demais elementos do processo.
Planejamento, direção e controle, quando visualizados no conjunto, formam o processo administrativo. Os elementos do processo agem uns sobre os outros na função organização e, individualmente, pode afetar todos os demais.
Fela Moscovici (1994) distingue os conceitos de grupo e equipe. Segundo a autora, a equipe é um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcança-los de forma compartilhada. Em uma equipe de elevado desempenho observa-se
grande confiança depositada exclusivamente no líder do grupo para a decisão estratégica e disseminação das informações.
atuação responsável dos membros do grupo e estímulo às opiniões divergentes.
que as interações entre os participantes inibem o desempenho individual.
que, apesar do baixo grau de integração entre os objetivos dos membros, os produtos individuais são entregues com qualidade.
que a comunicação com os membros é baseada em fatos reais e evita-se assumir riscos.
São características de um hospital moderno, EXCETO:
ser centro de referência, articulado às políticas gerais de um país, região e/ou localidade. Apresenta um elevado custo fixo, sendo necessário investir em uso de ferramentas de gestão para mapeamentos dos processos e minimização de custos.
ser sistema integrado de atenção à saúde e à educação da comunidade, para promoção, prevenção e reabilitação como fatores essenciais, minimizando os custos do impacto, utilizando os ativos imobilizados do negócio.
lidar apenas com o tratamento e procedimentos envolvidos na recuperação da saúde e com ações autônomas.
ser norteado por estratégias de qualidade total na prestação de serviços.
desenvolver atividades permanentes de investigação, avaliação de processos e retroalimentação, através de descrição de tarefas, capacitação dos trabalhadores e uso de outras ferramentas de qualidade.
Sobre os objetivos da acreditação hospitalar, analise as seguintes proposições:
1) estimular a melhoria contínua da qualidade dos serviços e da segurança na assistência.
2) agregar valor, respeito, confiabilidade e competitividade à imagem da instituição.
3) otimizar, racionalizar, tornar eficazes e eficientes os resultados dos processos de trabalho. 4) minimizar os erros, os desperdícios e os custos.
5) desenvolver avaliação educativa, auxiliando no estabelecimento de processos de utilidade prática e segura para o cliente e demais envolvidos.
6) diagnosticar responsáveis pelas ações de orientações.
7) realizar avaliação formativa, eliminando o caráter fiscalizador da implementação, e manter um processo de qualidade.
Estão corretas:
1, 2, 3, 5 e 7, apenas.
2, 3, 4, 5, 6 e 7, apenas.
1, 2, 3, 4 e 7, apenas.
1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
1, 2, 4, 5, 6 e 7, apenas.
Sobre a administração da assistência hospitalar, é incorreto afirmar que:
todo hospital deve possuir filosofia de serviço, contendo políticas assistenciais claras, normatizadas e atualizadas, para que norteiem a razão de ser da entidade.
para que as políticas se materializem com a execução de planos e orçamentos econômicofinanceiros, é indispensável manter equilíbrio entre custos e benefícios.
o trabalho do diretor inclui apenas modificação de políticas e modernização tecnológica dos serviços assistenciais.
a epidemiologia e outros fatores sociais naturais influem nas respostas efetivas às demandas de serviços.
supervisão permanente, efetiva atualização e segurança dos serviços prestados, através de uma política de certificação de qualidade, assim como a manutenção ativa da comissão de ética médica e a auditoria sobre serviços prestados, garantem o sucesso da assistência ao cliente, desde a admissão até a alta.
Dentre as responsabilidades de um diretor hospitalar não se inclui:
obter resultados positivos na qualidade da assistência prestada.
tomar decisões e controlar os resultados.
estar consciente de sua autoridade, exercendo a função de forma permanente, proporcionando estabilidade à organização, com exemplos de liderança, ética, disciplina e educação continuada.
analisar as situações, tomar decisões, dar ordens, inspecionar, controlar e supervisionar o cumprimento dos preceitos e da missão do hospital.
realizar uma supervisão diária quanto ao horário de chegada e saída dos funcionários da enfermagem e da equipe médica de plantão.
Sobre as funções de um diretor hospitalar, analise as seguintes ações:
1) prever, planejar, programar, dirigir, supervisionar, controlar e avaliar as atividades desenvolvidas nas áreas de recursos humanos, econômicos, financeiros, instalações físicas, equipamentos, materiais, serviços assistenciais, serviços complementares e de apoio, acadêmicos e de pesquisa e sistema de informação.
2) avaliar responsabilidades legais e éticas inerentes às atividades desenvolvidas pela instituição e enfrentar contingências.
3) administrar a instituição de forma autocrática, produzindo mais resultados e satisfação aos clientes internos e externos.
4) permanecer sempre seguro quanto às suas funções através de educação continuada e de sua autoridade, pois é o líder maior de toda a instituição.
Está(ão) correta(s), apenas:
1, 2 e 3.
1, 2 e 4.
2, 3 e 4.
1.
4.
Sobre a aplicação da epidemiologia e a avaliação dos resultados na gestão hospitalar, é incorreto afirmar que:
a epidemiologia é a ciência da medição, que apresenta um enfoque quantitativo dos fenômenos em saúde e cujos resultados finais são úteis para proporcionar melhores serviços aos usuários.
o uso da epidemiologia na gestão e administração dos serviços de saúde é importante apenas para oferecer os dados para as pesquisa acadêmicas.
os diferentes projetos de estudos epidemiológicos, observacionais e experimentais, fornecem informações úteis para todas as fases da gestão hospitalar.
a pesquisa epidemiológica realizada na universidade é a melhor forma de autocrítica do funcionamento dos serviços de saúde. Sem esta ciência básica não é possível medir com segurança o desempenho da organização.
o uso da epidemiologia nos serviços de saúde ocorre em administração e gestão dos serviços, na pesquisa etiológica, na avaliação das práticas médicas, na docência e nos programas de educação formal.
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