Questões de Administração do ano 2011

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Acerca da estrutura de um programa de garantia de qualidade em serviços hospitalares, é incorreto afirmar que:

  • A.

    as bases de um programa de garantia de qualidade hospitalar são uma equipe médica de alta qualificação profissional e equipamentos tecnológicos modernos.

  • B.

    cada instituição tem o seu momento certo para iniciar o programa. É inútil atropelar o processo, pois a inexistência de condições se constitui como a principal causa dos fracassos.

  • C.

    o empenho e o compromisso da alta administração é condição indispensável, sendo necessário ultrapassar o plano verbal. Este será um programa do Presidente da instituição, pois o sucesso ou fracasso será mérito, em grande parte, dele. Ele possui o poder de conduzir a liderança que provocará esta mudança no sistema produtivo.

  • D.

    os pilares para o processo de implantação de um programa de qualidade hospitalar são: estrutura funcional, administração qualificada, equipe médica e interdisciplinar para assistência, serviço de informatização e epidemiologia.

  • E.

    quando se fala em medir avanços da organização, em termos de qualidade da gestão e da melhoria de seus resultados, se pensa em um processo de acreditação hospitalar.

Considerando o gerenciamento de pessoas, analise as proposições a seguir.

1) Reconhecer a dignidade humana e a importância do trabalho de cada funcionário é a base das boas relações em qualquer organização.

2) Se não existir unidade de comando, existirá uma administração cuja capacidade decisória passará para chefes de nível intermediário, gerando contra-ordens, provocando desconforto e desmotivação, repercutindo na qualidade da assistência.

3) Tudo o que se refere à gestão de pessoas deve ser totalmente delegado aos chefes e ao setor de RH, e o Diretor não deve ser ouvido.

4) Nunca será função do Diretor hospitalar decidir sobre políticas de desenvolvimento de pessoas, remanejamentos, transferências, nem ordenar e decidir em ultima estância as auditorias administrativas. Em casos de problemas relacionados à assistência, tais como negligência ou imprudência, os chefes responderão judicialmente.

5) A qualidade assistencial, a motivação e a competência do comando da liderança refletem em indicadores de qualidade, tais como produtividade, redução de infecções, baixo absenteísmo e reconhecimento social dos serviços prestados.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    3 e 5.

  • B.

    1, 4 e 5.

  • C.

    1, 2 e 5.

  • D.

    2, 3 e 4.

  • E.

    1, 2 e 3.

Acerca da liderança, é incorreto afirmar que:

  • A.

    a função de liderança pressupõe coordenação de pessoas, administrando diferenças e desenvolvendo um clima de reciprocidade no atendimento das necessidades dos clientes.

  • B.

    a liderança modifica e provoca motivação nas pessoas, para realização do que precisa ser feito.

  • C.

    a liderança gerencial é necessária nas organizações, pois é através da equipe que se realizam as tarefas e a produção de bens ou serviços.

  • D.

    a liderança hoje é compreendida como fenômeno social, influência interpessoal, e dirigida através do processo de comunicação humana.

  • E.

    ser um líder não é função do Diretor do hospital.

Existem três estilos de liderança:

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 – 3 – 2 – 1 – 2 – 3.

  • B.

    2 – 3 – 1 – 2 – 1 – 3.

  • C.

    1 – 3 – 2 – 2 – 1 – 3.

  • D.

    3 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2.

  • E.

    2 – 1 – 3 – 3 – 2 – 1.

Acerca de “recrutamento e seleção de pessoas”, é incorreto afirmar que:

  • A.

    recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar um cargo dentro da organização.

  • B.

    o recrutamento só é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização.

  • C.

    no recrutamento de pessoal é necessário realizar pesquisa interna e analisar o perfil dos candidatos para as vagas, além de solicitar ao setor que realize comunicação formal das vagas a serem preenchidas.

  • D.

    no recrutamento externo os candidatos são pessoas internas ao hospital, que desejam uma promoção ou remoção.

  • E.

    o recrutamento poderá ser realizado por anúncios na mídia, através de convite, carta de recomendação e divulgação interna.

Acerca da “seleção de pessoal”, analise as proposições seguintes.

1) A etapa de seleção é a segunda etapa, realizada após o recrutamento. Consiste na busca entre os candidatos recrutados, comparando as duas variáveis do cargo e o perfil dos candidatos.

2) As bases para a seleção de pessoal são: análise curricular, teste psicológico, teste de conhecimento, teste situacional e entrevista.

3) A análise curricular é um instrumento completo, pois só ela é suficiente para proporcionar uma visão real e ampla do candidato.

4) O teste prático é adequado para as habilidades operacionais relacionadas à produção, mas existe necessidade de avaliação psicológica para investigar traços da personalidade, além da entrevista, do teste psicológico e do currículo.

5) A técnica da entrevista é de fundamental importância hoje, para complementar as avaliações, pois ajuda a avaliar a competência emocional dos candidatos.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1, 3 e 4.

  • B.

    1, 2, 4 e 5.

  • C.

    2, 3, 4 e 5.

  • D.

    1 e 3.

  • E.

    2 e 5.

Sobre os paradigmas para a atuação de um gestor hospitalar, é incorreto afirmar que deve haver:

  • A.

    a necessidade de apoio político e de seus pares, autoridade e liberdade para o gerenciamento de recursos financeiros, educacionais, tecnológicos, estruturais, entre outros.

  • B.

    um sistema de valores e convicções, baseados nos contextos de mudanças, flexibilidade, e preparo técnico-científico para a função.

  • C.

    uma visão de liderança e segurança em situações incertas.

  • D.

    o uso de experiências anteriores apenas em administrar conflitos.

  • E.

    relação interpessoal com a equipe, liderança democrática e comunicação aberta. Ações pautadas por planejamento, trabalho em equipe e uso de ferramentas de gestão.

Não é papel de um gestor hospitalar:

  • A.

    resolver problemas, ter visão e plano estratégico, preocupar-se com resultados e administrar por processos.

  • B.

    planejar os recursos financeiros, humanos, tecnológicos, estruturais e ambientais, visando à situação competitiva da empresa.

  • C.

    trabalhar para reduzir custos.

  • D.

    possuir autoconfiança, criatividade, trabalhar em equipe e incentivar a comunicação interpessoal.

  • E.

    confiar apenas na situação de prestígio institucional e na experiência anterior vivenciada em gestão de outros serviços.

Sobre o clima e a cultura organizacional, analise as proposições a seguir.

1) Clima organizacional refere-se à atmosfera sociopsicológica existente na organização.

2) O clima organizacional é desfavorável quando proporciona uma satisfação plena às necessidades da clientela.

3) A formação da cultura da organização é influenciada e mantida por crenças e valores, desde a sua criação.

4) São fatores que podem influenciar a mudança de cultura numa organização: fusão entre empresas, reestruturação, terceirização e privatização.

5) São elementos que interferem no clima da organização, gerando insatisfação e desmotivação: liderança democrática, trabalho de equipe e comunicação eficaz.

6) Na prática, o clima organizacional não depende das condições econômicas, da estrutura e da cultura organizacional.

7) O primeiro passo para conhecer uma organização é identificar a sua cultura. Fazer parte dela é assimilar a sua cultura.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1, 3, 4 e 7.

  • B.

    3, 4, 5, 6 e 7.

  • C.

    1, 2, 5 e 6.

  • D.

    3, 4 e 7.

  • E.

    2, 3, 5 e 6.

Acerca das noções de ‘missão’ e ‘visão’ em uma organização, analise as seguintes proposições.

1) A finalidade da missão é responder à razão de ser e para o que ela deve servir.

2) Na visão, são respondidas as seguintes questões: “Quem somos?”; “O que fazemos?”; “Por que fazemos o que fazemos?”.

3) A missão deve ser uma declaração formal e escrita, exposta como um credo da organização, pois os clientes internos e externos precisam saber para onde e como conduzir os negócios.

4) A formulação da missão deve descrever os propósitos do negócio, suas necessidades, quem são os clientes e os setores-alvos.

5) A construção da missão é criada por todos os funcionários da organização.

6) A explicitação da visão e da missão da organização produz comprometimento pessoal em relação ao alcance dos objetivos.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    3, 4 e 5.

  • B.

    1, 2 e 3.

  • C.

    1, 2, 4 e 5.

  • D.

    3 e 6.

  • E.

    1, 3, 4 e 6.

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