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Para uma eficaz administração de contratos, o gestor ou administrador deve seguir algumas orientações básicas, EXCETO:
O processo de administração contratual começa antes mesmo da entrada em vigor do contrato, pois requer planejamento e consequente levantamento de riscos.
O contrato deve conter o escopo detalhado por meio do memorial descritivo da obra, critérios gerais dos serviços, definições de limites de responsabilidades, projetos e desenhos.
Para a preparação de um contrato, é fundamental atentar para que se tenha uma especificação técnica genérica, de modo a permitir alterações durante a execução do objeto contratual.
Uma boa gestão econômica de um contrato é possível com a utilização de um escopo bem definido, uma planilha de quantidades e preços bem detalhada, critérios de medição claros e uma boa fiscalização de campo.
O gestor do contrato deve inserir no instrumento contratual cláusulas de obrigações, garantias, penalizações, multas, bonificações, sigilo, entrada e saída de bens, recebimento da obra, dentre outras cláusulas específicas.
A necessidade de considerar as mudanças que ocorrem nos cenários, ou a cultura organizacional em um determinado momento, e as características dos liderados está relacionada ao tipo de liderança
Liberal.
Situacional.
Participativa.
Autocrática.
Democrática.
Observe a seguir as etapas do processo de Planejamento Estratégico:
1. Análise das condições ambientais.
2. Elaboração do Planejamento Estratégico.
3. Implementação do Planejamento Estratégico por meio dos Planejamentos Tático e Operacional.
4. Formulação de alternativas estratégicas.
5. Análise das condições organizacionais.
6. Determinação dos objetivos empresariais.
Assinale a sequência que determina corretamente as etapas do Planejamento Estratégico:
1, 2, 3, 4, 5, 6
1, 3, 2, 5, 6, 4
2, 5, 6, 4, 3, 1
6, 5, 1, 2, 3, 4
6, 3, 5, 2, 4, 1
O diagrama de Ishikawa estabelece seis fatores de produção que, se controlados garantirão um efeito desejado. Marque a alternativa correta que contempla esses fatores:
Medida, Materiais, Mão-de-obra, Máquinas, Métodos e Meio Ambiente.
Mão-de-obra, Medida, Marketing, Materiais, Métodos e Máquinas.
Meio ambiente, Manufatura, Materiais, Medida, Métodos e Máquinas.
Medida, Materiais, Mão-de-obra, Marketing, Métodos e Máquinas.
Material, Mecanização, Mão-de-obra, Métodos, Máquinas e Medida.
No final do século XIX, após a Revolução Industrial e consequente reorganização social, sentiu-se a necessidade de sistematizar e reorientar as formas de gestão, incluindo- se a reestruturação das organizações.
Em função desse cenário, no âmbito econômico-social, uma das razões, dentre as abaixo relacionadas, para o aparecimento da Administração e suas teorias foi o(a)
surgimento do trabalho artesanal
aparecimento das primeiras empresas com linha de montagem
início das atividades comerciais locais
criação do conceito de produção para consumo próprio
criação de células de trabalho
Será possível planejar organizações de tal forma que tenham a capacidade de ser tão flexíveis e engenhosas ao mesmo tempo?. Com essa frase pode ser caracterizada a visão metafórica da organização como:
Os atores sociais resistem ao controle social. Com a afirmação acima é sugerido que as organizações estão inseridas em uma matriz institucional e que o ambiente exerce forças que fazem as estruturas organizacionais estarem continuamente se ajustando. Nesse contexto, o mecanismo que pode ser tratado como um processo de absorção de novos elementos pela coalizão que detém o poder em uma organização é chamado de:
Neste contexto complexo, um profissional que busca sucesso no mercado de trabalho:
Toma a decisão acreditando que cada problema tem uma solução única, que não influenciará o funcionamento do resto da organização.
Decide na confiança de que os problemas são complexos e podem apresentar diversas causas e soluções, interrelacionando-se com a organização como um todo.
Resolve os problemas de forma direta e linear, pois os problemas demandam soluções e resoluções.
Decide com base na capacidade de uma solução resolver o problema após sua implantação, não requerendo avaliações, pois a solução já foi definida.
Toma a decisão focando na singularidade dos problemas, de forma isolada, pois cada área da empresa é independente das demais.
Administração - Abordagem Comportamental da Administração - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Segundo Milan Zeleny (1994), a tomada de decisão é um esforço para tentar resolver problema(s) de objetivos conflitantes, cuja presença impede a existência da solução ótima e conduz à procura do melhor compromisso. Diante desta definição, podemos afirmar que, no processo de tomada de decisão, existem algumas consequências. Elas podem apresentar-se da seguinte forma:
imediata, curto prazo, longo prazo, combinação das formas anteriores.
imediata, médio prazo, combinação das formas, pequeno porte.
imediata, médio prazo, combinação das formas, transparente.
imediata, longo prazo, combinação de anteriores.
longo prazo, transparente, combinação de outras formas.
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