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No que se refere a tipos de objetivos organizacionais e prazos de ação, assinale a alternativa na qual estão listados os termos que preenchem corretamente as lacunas abaixo.
Objetivos táticos estão voltados para horizontes a ________ prazo.
Objetivos estratégicos estão voltados para focalização de _________ prazo.
Objetivos operacionais são voltados para focalização a __________ prazo.
O aumento da produção dos serviços médicos é objetivo de nível _________.
A redução de custos se constitui como objetivo de nível ______________.
Melhoria de processos, de qualidade, treinamento de pessoal e implementação de novas tecnologias são objetivos de nível _____________.
longo, médio, curto, estratégico, operacional, tático.
médio, longo, curto, estratégico, tático, operacional.
médio, curto, longo, operacional, tático, estratégico.
curto, longo, médio, estratégico, tático, operacional.
médio, médio, curto, tático, estratégico, operacional.
Analise os tipos de custos hospitalares relacionados a gastos listados abaixo.
1) Reformas nas instalações
2) Aquisição de equipamentos de informática
3) Pagamento de honorários médicos
4) Manutenção de equipamentos hospitalares
5) Aquisição de medicamentos e material estoque
6) Salários de pessoal administrativo e jurídico
7) Consumo de materiais médico-hospitalares
É correto afirmar que:
1, 2 e 4 são gastos com investimentos.
1, 3 e 7 são gastos com despesas.
2, 4 e 6 são gastos com despesas.
3, 6 e 7 são gastos com custos.
1, 2 e 5 são gastos com investimentos.
Não são consideradas ferramentas de gestão:
planejamento das atividades de educação continuada, atuação da CCIH e assistência hospitalar de alta complexidade.
gestão de pessoas e capacitação, custos e qualidade do atendimento.
controle estatístico de processos e sistema de informação em saúde.
gestão estratégica, plano estratégico e acreditação hospitalar.
engenharia clinica, manutenção preventiva e corretiva.
A gestão participativa resulta em maiores vantagens competitivas aos negócios, gerando resultados na satisfação do cliente e na otimização de custos. São bases para esses resultados os seguintes comportamentos dos gestores:
1) fazer dando exemplo; proferir ordens e não permitir que colaboradores questionem, discutam, sugiram ou alterem qualquer projeto ou proposta apresentada pela direção.
2) compartilhar as informações com todos, trabalhar em equipe e ter uma visão clara dos negócios; ter comunicação aberta e objetividade; implantar sistema de recompensas por resultados; ter coesão em suas decisões.
3) trabalhar desenvolvendo talentos, motivando colaboradores para fazerem sempre o melhor.
4) trabalhar individualmente; as informações são restritas à direção; não existem sistemas por recompensas, mas apenas o salário em dia; a comunicação se dá de modo formal, por comunicados escritos; a responsabilidade pela direção é atribuída apenas aos diretores e gestores.
Estão corretas, apenas:
2 e 3.
1, 2 e 3.
1, 2 e 4.
2, 3 e 4.
1, 3 e 4.
A cultura da qualidade pode ser entendida como a totalidade do conhecimento, a aprendizagem coletiva de valores relativos à qualidade da organização. Sob essa perspectiva, analise as proposições abaixo.
1) A organização hospitalar está em descompasso com o meio ambiente em mudanças.
2) Como a competitividade é forte, a empresa pode estabelecer contratos com outras que tenham boas práticas de qualidade.
3) É preciso identificar os valores dos produtos ou serviços necessários para competir.
4) É preciso considerar a estratégia como variável estratégica de negócio.
5) O objetivo de todos deve ser o defeito zero.
6) A participação dos funcionários é fundamental na melhoria dos processos.
7) Os fornecedores devem ser escolhidos só pelo preço e pelo prazo de entrega dos produtos.
8) A qualidade não é o valor organizacional central para a organização.
Estão corretas, apenas:
3, 4, 5, 7 e 8.
2, 3, 6, 7 e 8.
1, 2, 3, 4, 5 e 6.
1, 3, 4, 5 e 8.
1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
São vantagens da implantação da cultura da qualidade em um hospital:
1) melhoria da qualidade assistencial através de processo de avaliação contínua e satisfação geral de resultados.
2) aproveitamento das habilidades de todos os colaboradores e redução de custos administrativos.
3) aumento da capacidade administrativa e sua expansão, pela necessidade de coordenação da mudança dos processos.
4) maior satisfação dos funcionários, maior envolvimento no trabalho, maior nível de saúde e qualidade de vida para os pacientes.
5) a gestão da qualidade é uma exigência de certificação recente, de apenas 2 anos atrás, para os serviços dos hospitais públicos orientados pela ONA, que servem para referenciar serviços.
Estão corretas, apenas:
1, 4 e 5.
1, 2, 3 e 4.
2, 3, 4 e 5.
1, 2 e 5.
1, 3 e 4.
A organização hospitalar é um sistema que existe para agregar valor a todas as partes interessadas: clientes internos e externos, acionistas, trabalhadores, fornecedores, sociedade, órgãos reguladores e governo. O planejamento estratégico é realizado para agregar esses valores. Sob essa perspectiva, analise as proposições a seguir.
1) A organização hospitalar só sobrevive satisfazendo as necessidades e expectativas dos clientes internos e externos.
2) Ética, humanização, competência técnica e emocional, parcerias e inovação são apenas termos modernos na gestão, e se constituem na missão da instituição.
3) A satisfação do cliente interno determina o bom funcionamento da empresa, gerando motivação e maior produtividade, além da satisfação dos clientes externos.
4) As estratégias levam em consideração as facilidades (pontos fortes internos e oportunidades externas) e as dificuldades (pontos fracos internos e adversidades externas). O caminho para o futuro leva em consideração todos estes obstáculos e facilidades, determinando uma maior oportunidade de crescimento.
5) A estratégia é um conjunto de caminhos escolhidos para se atingir a visão de futuro, construída a partir da visão do cenário, pautada na missão da organização e balizada pelos seus valores.
Estão corretas, apenas:
1, 2 e 4.
1, 3, 4 e 5.
2, 4 e 5.
1 e 2.
2, 3 e 5.
O diagnóstico estratégico oferece uma visão sistêmica das condições dos contextos internos e externos, possibilitando planejamento capaz de enfrentar as mudanças a médio e a longo prazo. São considerados pontos fortes na avaliação de uma instituição hospitalar pública, EXCETO:
existem equipes multiprofissionais nos plantões de 24 horas, em todos os setores.
a estrutura física e a tecnologia são adequadas aos novos parâmetros da ABNT.
a localização é estratégica e as instalações físicas são modernas.
gestão da instituição burocratizada, com organograma verticalizado e gestores sem qualificação específica para a função.
as equipes médicas e de enfermagem estão dimensionadas de forma adequada para oferecer uma assistência de qualidade.
Sobre acreditação hospitalar, analise as proposições abaixo.
1) É um método de estímulo, avaliação e certificação externa da qualidade dos serviços de saúde.
2) É parte de um programa educativo que introduz a cultura da qualidade para o desenvolvimento nas instituições prestadoras de serviços.
3) É uma avaliação pautada em exigências legais de segurança no atendimento, bem como na organização do trabalho e seus resultados.
4) A importância da acreditação se dá no impacto que ela provoca na segurança dos serviços profissionais e dos resultados de otimização de custos e benefícios.
5) Na qualidade da assistência, a manutenção e a promoção da equipe são voltadas para a melhoria contínua de processos de gerenciamento.
Estão corretas:
1, 2, 3 e 5, apenas.
1, 2, 3, 4 e 5.
4 e 5, apenas.
1 e 3, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
Empreender, realizar ou agir coletivamente, sem um comando explícito, é uma utopia sempre cogitada nos processos gerenciais de obras e projetos. A organização concebida para esse desafio é uma estrutura plana, quase sem hierarquia, multiforme e pouco estável. Cada nó corresponde a um indivíduo ou micro organização, que age sem depender de comando externo. É auto motivada, agregando e desagregando pessoal livremente, necessitando porém ser constantemente emulada para existir. Essa estrutura gerencial denomina-se
feedback.
paradigma.
coordenação orgânica.
reengenharia.
rede.
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