Questões de Administração do ano 2011

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O treinamento é um recurso de extrema importância e visto como diferencial nas organizações. Quando implantado nas empresas, elas promovemquatro tipos de mudanças de comportamento. São eles:

  • A.

    desenvolvimento de conceitos; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de logística; desenvolvimento de controle.

  • B.

    transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos.

  • C.

    transmissão de cargos; desenvolvimento de estruturas; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de materiais.

  • D.

    desenvolvimento de diagnósticos; transmissão de cargos; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de controle.

  • E.

    habilidades unilaterais; transformações inconscientes; planejamento estratégico, implementação de processos.

Uma tradicional empresa da área de varejo está ampliando sua visão e atuação estratégica. Essa empresa vem migrando de uma orientação na qual as pessoas são recursos para aquela na qual as pessoas são parceiros, o que vem provocando mudanças nas práticas de gestão de pessoas.

São práticas relacionadas ao modelo em que as pessoas são como Parceiros, EXCETO

  • A.

    colaboradores atuando em equipes

  • B.

    interdependência com colegas

  • C.

    preocupação com normas e regras

  • D.

    integração à organização

  • E.

    integrar o capital intelectual

Uma tradicional empresa do ramo editorial apresentou seu planejamento de pessoal utilizando a seguinte matriz:

O modelo de planejamento dessa empresa se baseia

  • A.

    em segmentos de cargo

  • B.

    na procura estimada do produto

  • C.

    na substituição de postos-chave

  • D.

    no fluxo de pessoal

  • E.

    no planejamento operacional integrado

O quadrinho a seguir aborda uma importante mudança na orientação da gestão de pessoas ao compreender que as competências podem ser mapeadas em diferentes níveis.

A situação apresentada envolve uma discussão quanto às competências no nível

  • A.

    ambiental dos concorrentes

  • B.

    essencial da organização

  • C.

    funcional de cada unidade

  • D.

    gerencial dos executivos

  • E.

    individual dos colaboradores

Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Para que a área de recursos humanos de uma organização seja considerada estratégica, é suficiente a adaptação de suas políticas e práticas à missão, à estratégia e à estrutura da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Prover a empresa com pessoal qualificado, elevar a satisfação e a autorrealização dos empregados e ajudar a organização a alcançar suas metas constituem objetivos da gestão de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às atribuições da área de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

A gestão de pessoas abrange amplo conjunto de sistemas que englobam atividades como recrutamento e seleção, análise e descrição de cargos, relações com sindicatos, treinamento e auditoria de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às atribuições da área de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

A gestão de pessoas veio substituir a administração de recursos humanos, porque, entre outros motivos, esta considerava as pessoas patrimônio da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo de gestão de pessoas é a maneira pela qual a empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho, sendo composto por processos e práticas, que são classificados quanto a sua natureza, objetivos e parâmetros em três categorias: movimentação, desenvolvimento e valorização. As práticas de capacitação, carreira e desempenho das pessoas estão vinculadas

  • A.

    à categoria movimentação.

  • B.

    à categoria desenvolvimento.

  • C.

    à categoria valorização.

  • D.

    às categorias movimentação e valorização.

  • E.

    às categorias desenvolvimento e valorização.

A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que

  • A.

    o foco passa a ser a modernização tecnológica da organização, a busca do consenso e a vantagem competitiva.

  • B.

    as pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.

  • C.

    as mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado, exigindo um processo de centralização da gestão voltada para o controle das turbulências e da imprevisibilidade.

  • D.

    se baseia em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; autonomia e independência corporativa e na integração vertical da estrutura organizacional.

  • E.

    a cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar os sistemas homeostáticos, com foco na estabilização dos padrões de inovação da organização.

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