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Administração - Gestão de Pessoas - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
O treinamento é um recurso de extrema importância e visto como diferencial nas organizações. Quando implantado nas empresas, elas promovemquatro tipos de mudanças de comportamento. São eles:
desenvolvimento de conceitos; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de logística; desenvolvimento de controle.
transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos.
transmissão de cargos; desenvolvimento de estruturas; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de materiais.
desenvolvimento de diagnósticos; transmissão de cargos; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de controle.
habilidades unilaterais; transformações inconscientes; planejamento estratégico, implementação de processos.
Uma tradicional empresa da área de varejo está ampliando sua visão e atuação estratégica. Essa empresa vem migrando de uma orientação na qual as pessoas são recursos para aquela na qual as pessoas são parceiros, o que vem provocando mudanças nas práticas de gestão de pessoas.
São práticas relacionadas ao modelo em que as pessoas são como Parceiros, EXCETO
colaboradores atuando em equipes
interdependência com colegas
preocupação com normas e regras
integração à organização
integrar o capital intelectual
Uma tradicional empresa do ramo editorial apresentou seu planejamento de pessoal utilizando a seguinte matriz:
O modelo de planejamento dessa empresa se baseia
em segmentos de cargo
na procura estimada do produto
na substituição de postos-chave
no fluxo de pessoal
no planejamento operacional integrado
O quadrinho a seguir aborda uma importante mudança na orientação da gestão de pessoas ao compreender que as competências podem ser mapeadas em diferentes níveis.
A situação apresentada envolve uma discussão quanto às competências no nível
ambiental dos concorrentes
essencial da organização
funcional de cada unidade
gerencial dos executivos
individual dos colaboradores
Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
Para que a área de recursos humanos de uma organização seja considerada estratégica, é suficiente a adaptação de suas políticas e práticas à missão, à estratégia e à estrutura da organização.
Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
Prover a empresa com pessoal qualificado, elevar a satisfação e a autorrealização dos empregados e ajudar a organização a alcançar suas metas constituem objetivos da gestão de recursos humanos.
No que concerne às atribuições da área de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
A gestão de pessoas abrange amplo conjunto de sistemas que englobam atividades como recrutamento e seleção, análise e descrição de cargos, relações com sindicatos, treinamento e auditoria de recursos humanos.
No que concerne às atribuições da área de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
A gestão de pessoas veio substituir a administração de recursos humanos, porque, entre outros motivos, esta considerava as pessoas patrimônio da organização.
O modelo de gestão de pessoas é a maneira pela qual a empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho, sendo composto por processos e práticas, que são classificados quanto a sua natureza, objetivos e parâmetros em três categorias: movimentação, desenvolvimento e valorização. As práticas de capacitação, carreira e desempenho das pessoas estão vinculadas
à categoria movimentação.
à categoria desenvolvimento.
à categoria valorização.
às categorias movimentação e valorização.
às categorias desenvolvimento e valorização.
A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que
o foco passa a ser a modernização tecnológica da organização, a busca do consenso e a vantagem competitiva.
as pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.
as mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado, exigindo um processo de centralização da gestão voltada para o controle das turbulências e da imprevisibilidade.
se baseia em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; autonomia e independência corporativa e na integração vertical da estrutura organizacional.
a cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar os sistemas homeostáticos, com foco na estabilização dos padrões de inovação da organização.
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