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Julgue os itens a seguir, relativos à dinâmica das organizações.
De acordo com os estudos clássicos a respeito de estilos de liderança, administrador que conduz seus subordinados por meio de liderança liberal obtém produtividade superior à obtida por aquele que adota liderança autocrática, em razão da criatividade e da inovação geradas.
Com relação a administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens que se seguem.
O psicodrama é a técnica de seleção de pessoal indicada para gestores que busquem uma medida objetiva com resultados em percentis de comportamento e aptidões de uma pessoa em determinados trabalhos.
A distribuição de poder por toda a organização tornou-se uma estratégia fundamental para aumentar a produtividade, a qualidade e a satisfação. Esta distribuição pode criar nova distribuição hierárquica e de autoridade. Julgue os itens a seguir acerca do tema.
I - Os empregados experimentam um sentido maior de auto-eficácia e de propriedade no trabalho quando compartilham do poder.
II - Empoderamento é o processo de centralização do poder nos membros com maior hierarquia dentro do grupo, aumentando, em consequência, seus sentimentos de auto-eficácia.
III - Para ressaltar o empoderamento, os gerentes devem remover as condições que mantêm os empregados sem poder, como, por exemplo, uma supervisão autoritária ou um trabalho sobre o qual eles tenham pouco controle.
IV - Toda autoridade organizacional deve ser exercida com alto grau de senso hierárquico e autoritarismo, visando ao correto atingimento da missão organizacional.
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
4.
Considerando os conceitos de liderança expostos no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Liderança não é uma qualidade intrínseca da organização formal, surgindo de forma natural nos agrupamentos humanos.
Considerando os conceitos de liderança expostos no texto acima, julgue os itens que se seguem.
O líder deve despertar virtudes pessoais em cada indivíduo e apontar um norte para a direção dos esforços do grupo.
Considerando os conceitos de liderança expostos no texto acima, julgue os itens que se seguem.
O compartilhamento de valores interfere negativamente na cooperação espontânea em apoio ao líder.
Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de organização e gestão do trabalho.
A qualificação exigida dos profissionais abrange o domínio de conhecimentos e de habilidades cognitivas e comportamentais que propiciem ao trabalhador utilizar os seus conhecimentos científicos e tecnológicos de maneira articulada para a resolução problemas e para a apresentação de sugestões à empresa onde ele atua.
A administração de recursos humanos está relacionada a todas as funções do processo administrativo, referindo-se a políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, dirigir seu comportamento em direção ao alcance de objetivos e metas, podendo ser orientada para pessoas e também para tarefas.
A administração de recursos humanos está relacionada a todas as funções do processo administrativo, referindo-se a políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Em uma organização, existem, basicamente, três estilos de liderança: o autocrático, voltado para o líder; o democrático, voltado para o líder e o subordinado; e o liberal, voltado para o subordinado.
O administrador precisa ter em mente o modo de tomar decisões estratégicas e planejar o futuro das organizações. Diante disso, analise as seguintes proposições:
1) Através da arte de tomar as decisões, o administrador configura e reconfigura continuamente a sua organização.
2) Planejar significa interpretar a missão organizacional, estabelecer os objetivos e os meios necessários para a realização destes com o máximo de eficácia e eficiência.
3) No planejamento estão contidos: a definição dos objetivos, das políticas, os procedimentos e as normas da instituição.
4) O planejamento inicia o processo administrativo, e fundamenta os próximos estágios.
5) O planejamento apenas define a missão e os objetivos a serem alcançados.
Estão corretas, apenas:
1, 2 e 3.
2, 3 e 4.
1, 2, 3 e 4.
4 e 5.
1, 2, 3 e 5.
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