Questões de Administração do ano 2012

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Julgue os seguintes itens, acerca de gestão de pessoas.

A organização que pretenda adotar uma técnica de avaliação de desempenho que proporcione facilidade de planejamento e construção do instrumento avaliativo, com simplicidade e facilidade de compreensão e utilização, deverá utilizar o método denominado escolha forçada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos aspectos gerais do processo administrativo, julgue os itens de 82 a 90.

A autoavaliação é uma ferramenta que costuma atenuar a postura defensiva dos colaboradores com relação à sua avaliação, estimulando as discussões sobre desempenho. Desse modo, essa é uma ferramenta adequada para a avaliação dos membros da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um processo de avaliação de desempenho é INADEQUADO para as organizações na Era da Informação quando

  • A.

    o avaliado é conduzido a atingir as metas de sua área, em detrimento dos objetivos organizacionais.

  • B.

    é baseado em quantidades que possam ser influenciadas ou controladas pelo usuário ou por ele em conjunto com os outros.

  • C.

    o foco da avaliação está nos processos e não nos indivíduos.

  • D.

    refere-se a metas específicas e pertence a um ciclo fechado de controle.

  • E.

    desconsidera que os controles nem sempre dependem do avaliado.

São campos influentes para a obtenção de resultados positivos numa avaliação de desempenho:

I. O querer e o saber.

II. A estrutura familiar.

III. As metas.

IV. As possibilidades.

V. O distanciamento.

VI. O absenteísmo.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I, IV e V.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    II, IV e VI.

  • E.

    III, V e VI.

Os critérios de excelência que devem ser observados pela organização pública que se pauta no modelo de excelência gerencial da Fundação Nacional da Qualidade incluem

  • A.

    projetos.

  • B.

    a gerência.

  • C.

    a tecnologia.

  • D.

    a constitucionalidade.

  • E.

    informações e conhecimento.

Em abordagens de avaliação de desempenho, tem-se ‘vicios de julgamento’ que dão origem a críticas que apontam para a subjetividade de sistemas de avaliação. Tais ´vícios` são classificados como conscientes ou inconscientes. Dois efeitos são tidos como conscientes e são vistos com maior frequência no mundo das organizações que se valem de avaliação de desempenho. São eles:

  • A.

    basear-se em acontecimentos recentes e superva lorizar as qualidades potenciais.

  • B.

    levar em conta características pessoais extracargo e julgar sob a impressão de uma qualidade.

  • C.

    basear-se em acontecimentos recentes e julgar sob a impressão de uma qualidade.

  • D.

    levar em conta características pessoais extracargo e basear-se em acontecimentos recentes.

  • E.

    efeito halo e efeito de tendência central.

Em contraste com as abordagens comparativas de avaliação de desempenho, as abordagens absolutas especificam padrões exatos de medição. Das abordagens absolutas, o método que se utiliza de frases qualitativas e não de informações quantitativas, dificultando assim sua aplicação em decisões de avaliação, denomina-se

  • A.

    comparação em pares.

  • B.

    incidentes críticos.

  • C.

    classificação ancorada no comportamento.

  • D.

    escala gráfica.

  • E.

    administração por objetiva.

Servidor público que trabalha no almoxarifado de um órgão público candidatou-se ao cargo de gerente de relações públicas desse mesmo órgão. O referido órgão analisa o desempenho desse servidor com base nos conceitos de sua última avaliação de desempenho, que variam de zero a dez.

Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.

  • A.

    O método de recrutamento realizado é do tipo externo, visto que o servidor candidata-se a cargo de setor diferente do setor em que trabalha.

  • B.

    O responsável por realizar a seleção deverá adotar a entrevista fechada como técnica de identificação das competências desejadas, em virtude de, por meio dessa técnica, serem obtidas informações detalhadas e abrangentes sobre o perfil dos candidatos.

  • C.

    De acordo com a teoria X, caso esse servidor seja selecionado para o cargo de gerente de relações públicas, ele deve ser constantemente supervisionado e acompanhado.

  • D.

    Segundo a teoria da motivação de hierarquia das necessidades, proposta por Maslow, caso esse servidor seja selecionado para o cargo de gerente de relações públicas, ele deve ser motivado primeiramente mediante o incremento de sua autoestima.

  • E.

    A utilização dos conceitos obtidos pelo servidor em sua última avaliação de desempenho como critério para tomada de decisão caracteriza a avaliação de desempenho do tipo escolha forçada.

Leia as afi rmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. A avaliação de desempenho é um tema que há muito tempo tem sido objeto de estudo na área de gestão de pessoas, embora na prática organizacional ainda seja uma questão bastante controvertida. Avaliar é algo difícil, mas extremamente necessário.

II. A avaliação de desempenho é um instrumento que permite avaliar a atuação da força de trabalho, objetivando prever comportamentos futuros e levando em conta o potencial humano disponível nas organizações.

III. As causas do mau desempenho no trabalho são devidas unicamente ao trabalhador.

IV. Os erros mais comuns em uma avaliação de desempenho são o efeito halo, a leniência, o erro de tendência central, a falsidade e o critério único.

  • A.

    Somente a afirmativa I está correta.

  • B.

    As afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • C.

    As afirmativas II e III estão corretas.

  • D.

    As afirmativas III e IV estão corretas.

  • E.

    As afirmativas I e III estão corretas.

Entre as perspectivas clássicas da metodologia do balanced scorecard, a perspectiva financeira possibilita que o gestor acompanhe o desempenho da organização.

No método de avaliação de desempenho denominado escolha forçada, a elaboração do instrumento de avaliação é complexa, e os resultados apresentados aparecem sem muitas informações específicas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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