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Você precisa entender que, não importa onde você trabalhe, você não é um empregado; você está em um negócio com um empregado você mesmo.
Essas palavras, ditas por Andrew Grove, presidente da INTEL, em 1995, preconizam uma situação típica de organizações num mundo globalizado, onde as mudanças cada vez mais rápidas obrigam os indivíduos a se responsabilizarem pelo sucesso de sua carreira.
Sobre esse tema, é possível afirmar que, com as mudanças no cenário dos negócios, as organizações migraram de um foco tradicional para um foco no desenvolvimento da carreira, no qual elas
oferecem meios necessários para orientar e incentivar o desenvolvimento da carreira, como ferramentas como o coaching e o mentoring, que ajudam a estimular o crescimento das pessoas.
definem claramente os planos de carreira para determinados talentos especiais, de acordo com a sua avaliação do desempenho, trazendo um aumento da amplitude de controle do funcionário.
estabelecem uma hierarquia corporativa bem definida, evitando a mobilidade lateral e aumentando a previsibilidade e a periodicidade de cada promoção sucessiva dentro de cada área funcional.
precisam assumir um papel reativo no planejamento da diversidade da força de trabalho para que as organizações usufruam das singularidades dos indivíduos.
desestimulam os seus empregados a assumir a responsabilidade de seu próprio desenvolvimento e autogerenciamento da carreira para que não sejam prejudicadas por processos de downsizing e empowerment.
Administração - Comportamento Organizacional - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
as duas assertivas são falsas;
somente a primeira assertiva é verdadeira;
somente a segunda assertiva é verdadeira;
as duas assertivas são verdadeiras e a assertiva II justifica a assertiva I.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com referência a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
A qualidade de vida no trabalho é uma importante dimensão da vida organizacional e sua gestão deve-se dar com ênfase nos aspectos específicos da satisfação humana, bem como considerando os aspectos mais gerais da avaliação que as pessoas fazem sobre sua satisfação no trabalho.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com referência a comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Quando uma chefia valoriza de modo mais evidente as habilidades interpessoais de um subordinado em detrimento de sua capacidade de realização e entrega de desempenho, pode estar havendo a predominância de um estilo de liderança que se baseia na execução de tarefas e atividades.
Numa visão estratégica de recursos humanos, a soma dos conhecimentos, informações e experiência de todos em uma empresa, que podem ser administrados a fim de gerar riqueza e vantagem competitiva, é:
inteligência emocional.
empowerment.
downsizing.
capital intelectual.
capital social.
Administração - Comportamento Organizacional - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Um dos mais importantes princípios da gestão democrática participativa é:
a burocratização.
a centralização.
o individualismo.
a verticalização.
a autonomia.
De acordo com a abordagem comportamental da Administração, o conjunto de pressuposições negativas a respeito da natureza das pessoas e do tipo de administração necessário para gerenciá-las é denominado:
Teoria X;
Pertinência gerencial;
Valência Administrativa;
Behaviorismo
Teoria Y.
Maslow estabeleceu sua teoria baseada na afirmação de que os indivíduos se comportam no sentido de suprir as suas necessidades mais imediatas. As necessidades que surgem no comportamento humano quando outras estiverem satisfeitas, são aquelas relacionadas à participação em grupos, aceitação por parte dos companheiros, amizade, afeto, amor etc. Dá-se a estas necessidades o nome de
fisiológicas.
sociais.
segurança.
estima.
autorrealização.
As organizações não se limitam mais às fronteiras dos países, e um dos desafios mais importantes e abrangentes enfrentados pelos gerentes hoje é administrar a diversidade da força de trabalho.
Considerem-se duas situações de diversidade dentro de uma mesma organização.
Situação 1: Alberto e Betânia
Alberto é branco, recém-contratado, com MBA, oriundo da classe média alta. Betânia é negra, não tem formação universitária, oriunda da classe baixa. Apesar de aparentemente diferentes, os dois, aos poucos, vão-se conhecendo e descobrem que têm valores semelhantes, como apreço à família, gosto pelo trabalho em equipe, interesses profissionais em comum.
Situação 2: Roberto e Claudio
Roberto e Claudio são brancos, jovens, recém-contratados, com MBA, e oriundos da classe média alta. Apesar de terem características biográficas e habilidades semelhantes, Roberto é tímido, avesso a riscos, e não tem ambição profissional. Claudio é extrovertido, arrojado e muito ambicioso.
Sobre a gestão da diversidade no ambiente de trabalho, essas situações revelam que
as características demográficas, como idade, raça, gênero, etnia, religião e deficiência são facilmente identificáveis e exprimem a diversidade num nível profundo.
as evidências mostraram que, à medida que se vão conhecendo, as pessoas ficam menos preocupadas com as diferenças demográficas, se perceberem que possuem características mais importantes em comum, como personalidade e valores.
a gestão da diversidade implica não tolerar ou acolher todos os tipos de diferenças para obtenção de uma força de trabalho culturalmente melhor e mais competitiva.
todos os homens brancos partilham os mesmos valores e metas profissionais e pessoais, mas nem todos se comportam da mesma forma já que têm personalidade e experiências singulares.
organizações monolíticas conseguem maximizar os benefícios e minimizar os custos de uma força de trabalho diversificada com seu alto grau de integração estrutural e cultural.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Diversas teorias organizacionais foram incorporadas às fundamentações da área de gestão de pessoas de forma que, atualmente, muito se discute sobre os conceitos e a relevância da função para a sobrevivência e a competitividade organizacional. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A teoria AMO postula que o desempenho humano pode ser caracterizado como o resultado da combinação de atitudes, motivação e organização pessoal.
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