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Um indivíduo trabalha numa equipe autogerenciada que se utiliza frequentemente de telecomutação para se comunicar com seus superiores. Nessa situação, ele é periodicamente solicitado a fazer uma autoavaliação de seu trabalho, e os seus colegas e os seus subordinados também são chamados a participar do processo de avaliação de desempenho. Esse processo, contudo, sofre o risco de avaliações infladas e de viés de autoconveniência.
Para melhorar esse processo de avaliação, João foi contratado como consultor dessa organização e sugeriu que fosse utilizada uma avaliação de 360 graus, argumentando que ela, com base no que a situação exigia,oferece informações iguais aos avaliadores para observar o desempenho de todos os comportamentos importantes dos participantes, independentemente de sua posição organizacional.
apresenta elevadas chances de favorecer a busca do equilíbrio entre as oportunidades de observar o desempenho, a capacidade de traduzir as observações de forma utilizável e a motivação para fornecer essas avaliações.
permite uma boa experiência de aprendizagem porque garante que os líderes procuram alinhar suas autoavaliações com aquelas de seus liderados, independentemente de fatores como contexto situacional e cultura organizacional.
uniformiza a sua capacitação e a sua habilidade para fazer avaliações úteis na medida em que permite que cada avaliador seja visto como um cliente, visto que ele precisa de algo do avaliado.
não sofre distorções em seu julgamento permitindo que os gerentes que valorizam as atitudes decididas se tornem menos controladores e mais dispostos a delegar.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da análise e descrição de cargos, capacitação de pessoas e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.
Ao adotar a avaliação de desempenho por escolha forçada, a organização terá como vantagem atenuar a subjetividade do avaliador, de forma a se evitar o efeito halo na avaliação.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da análise e descrição de cargos, capacitação de pessoas e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.
A organização deve evitar o método de avaliação de desempenho pelos incidentes críticos em razão de ser de difícil utilização e de complexa montagem.
Assinale a alternativa que apresenta uma das desvantagens da avaliação de desempenho por escalas gráficas.
Simplicidade de compreensão.
Visão global dos fatores de avaliação envolvidos.
Fácil retroação de dados do avaliador.
Categorização das características individuais.
Em relação à avaliação de desempenho por escalas gráficas, assinale a alternativa correta.
As linhas horizontais representam os graus de variação dos fatores de avaliação.
As linhas verticais representam os fatores de avaliação de desempenho.
Os fatores de avaliação de desempenho são previamente definidos e graduados.
As escalas gráficas são caracterizadas por blocos de frases descritivas.
Assinale a alternativa que apresenta uma das desvantagens da avaliação de desempenho por escala forçada.
Afasta a influência pessoal do avaliador.
Nenhuma participação ativa do avaliador.
Evita o efeito de generalizacao (halo effect).
Não requer treinamento por parte dos avaliadores.
De acordo com a Gestão de Desempenho, entre os conceitos de avaliação de desempenho e resultados, as 3 (três) principais fontes de vantagens competitivas são
tecnologia, arquitetura organizacional e pessoas.
equipe, processos e pessoas.
gerenciamento, estrutura organizacional e projetos.
gerenciamento de processos e de projetos.
Em relação aos conceitos de Avaliação de Desempenho e Resultados, o Modelo Sistêmico é aquele que sustenta o processo de Gestão de Desempenho. Sobre esse conceito, assinale a alternativa correta.
É uma representação formalizada, cuja finalidade é identificar uma solução mais adequada para determinado problema a partir das relações entre outputs e inputs.
Esse modelo aceita a tradicional hierarquia organizacional, mesmo que esse sistema não seja totalmente adaptável a mudanças.
A organização é um sistema aberto e, por esse motivo, no modelo sistêmico, as mudanças influenciadas por fenômenos como a entropia devem ser desconsideradas durante a construção do mapa estratégico.
O modelo sistêmico busca sempre desestimular a interdependência entre o desempenho organizacional das equipes e o das pessoas.
Entre os métodos tradicionais de avaliação, há um método que se apoia em entrevistas realizadas pela chefia ou por especialistas para captar informações sobre o desempenho do avaliado. Esse método é conhecido por
comparação de pares.
avaliação por resultados.
pesquisa de campo.
relatório de performance.
O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e com a orientação para o futuro do que com o treinamento. Ocorre, por exemplo, quando executivos de uma empresa estejam exercendo influência sobre o desenvolvimento pessoal e o planejamento de carreira de algum jovem, ou seja, estejam apoiando o desenvolvimento profissional e humano de um aprendiz na compreensão de questões mais amplas e estratégicas.
O sistema de suporte ao desenvolvimento de pessoas, fora do cargo, exemplificado acima, é considerado do tipoworkshop
rotação de cargos
mentoring
reunião de confrontação
aprendizagem prática
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