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A avaliação do desempenho possibilita a identificação de problemas de gerência e supervisão, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis discrepâncias ou carências de treinamento.
Há vários métodos de avaliação de desempenho. A ferramenta que identifica e avalia as habilidades, os conhecimentos e as atitudes determinantes da eficácia profissional é conhecida comoescalas gráficas
incidentes críticos
lista de verificação
avaliação participativa por objetivos
gerenciamento baseado em competências
A avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização competitiva deve priorizar
o controle formal e sistemático das atividades desenvolvidas pelos funcionários operacionais.
a racionalização dos processos de promoção para que um número pequeno de colaboradores seja promovido visando redução de custos.
a medição precisa da produtividade de cada funcionário visando estimular a competição intraorganizacional.
o desenvolvimento do potencial de crescimento das pessoas em sintonia com as metas da organização.
a identificação dos funcionários improdutivos e incentivá- los à demissão voluntária.
A avaliação de desempenho é um instrumento para melhorar os resultados das pessoas nas organizações. Dentre outros, são objetivos da avaliação de desempenho, EXCETO:
adequação do colaborador ao cargo ou à equipe.
proporcionar estímulo à maior produtividade das pessoas.
permitir que a organização identifique pessoas com baixo desempenho e as desligue.
indicação de colaboradores em condições de receber promoções futuras.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à cultura organizacional e à gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
Considere que o desempenho de José, funcionário ocupante de cargo de gestão na unidade de atendimento a clientes, tenha sido avaliado por seu superior hierárquico, por seus subordinados, por gestores de outras unidades com os quais José se relaciona no trabalho e por seus clientes. Nessa situação, a avaliação de desempenho de José denomina-se 360 graus.
Administração - Avaliação de Desempenho - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Sobre as dificuldades no processo de Avaliação Pós-Ocupacional (APO), é correto afirmar que
os processos estatísticos são facilmente executados.
o processo de comunicação com os usuários da edificação flui com facilidade.
o controle da qualidade das informações obtidas a partir da APO é complexo.
o produto final resultante da APO é muito atrativo.
Administração - Avaliação de Desempenho - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A avaliação de desempenho é uma atividade que auxilia o funcionário a compreender as suas funções, seus objetivos e o sucesso em seu trabalho. Uma forma de avaliar o desempenho é pela técnica de avaliação 360° ou feedback 360°. Sobre essa técnica, analise as afirmativas que seguem.
I A técnica de avaliação 360° ou feedback 360° inclui superiores, subordinados, colegas, e até clientes no processo de avaliação.
II A técnica de avaliação 360° ou feedback 360° é um sistema simples na combinação de todas as respostas das avaliações.
III A técnica de avaliação 360° ou feedback 360° para ser operacionalizada, não requer treinamento dos avaliadores.
Está(ão) correta(s)
as afirmativas II e III.
as afirmativas I e II.
a afirmativa III.
a afirmativa I.
Tratando-se de avaliação de desempenho, considere:
I. No método 360 graus, o trabalhador é avaliado por, praticamente, todos os elementos que tenham contato com ele: subordinados, superiores, pares e demais colaboradores da organização.
II. No método de incidentes críticos, o avaliador concentra- se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos extremos e sem analisar especificamente traços de personalidade.
III. Efeito Halo é a tendência que um avaliador imprime ao processo de avaliação quando se deixa levar por alguma característica do avaliado que o marcou de forma tão significativa e que lhe impede de interpretar as demais características com neutralidade e clareza.
IV. Identificam-se três campos influentes para a obtenção de resultados positivos: o querer e o saber, que possui a variável volitiva; as metas, que possuem a variável teleológica; e as possibilidades, que possuem a variável de infraestrutura.
É correto o que consta em
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Ao assumir o cargo de analista de uma empresa, Maura iniciou a mudança nos processos de avaliação de desempenho dos funcionários, ocasião em que pôde confirmar que
a perspectiva da mudança organizacional vê as organizações como organismo em que a mudança é fundamental e fácil de ser vivenciada por todos os seus membros.
a redistribuição de autoridade para a tomada de decisão favorece as relações de poder já estabelecidas dentro da organização e impulsiona a mudança organizacional.
as pessoas processam seletivamente as informações que recebem com o intuito de participar e colaborar no processo de mudança organizacional.
as pessoas resistem mais à mudança quando têm elevada tolerância a riscos, autoconceito positivo e elevada autoestima.
o medo do desconhecido e os hábitos dos funcionários são fontes individuais de resistência à mudança que devem ser levadas em consideração no planejamento do processo de mudança.
João trabalha num escritório de contabilidade e, ao longo de três meses, buscou avaliar a sua equipe, observando e registrando os fatos excepcionalmente positivos e os fatos excepcionalmente negativos do desempenho de seus subordinados.
Ele utilizou um método tradicional de avaliação de desempenho chamado de métodode escalas gráficas
da escolha forçada
da pesquisa de campo
dos incidentes críticos
de comparações aos pares
Uma das características que a literatura enfatiza no contexto organizacional é o papel da avaliação do desempenho como elemento integrador das práticas de Recursos Humanos.
Essa avaliação de desempenho complementa os processos deprovisão de pessoas, indicando os pontos fortes e fracos, as potencialidades e as fragilidades a serem corrigidas.
aplicação de pessoas, indicando o desempenho e os resultados alcançados e proporcionando a retroação aos indivíduos.
manutenção de pessoas, monitorando e localizando indivíduos com características adequadas para os negócios da empresa.
desenvolvimento de pessoas, indicando os pontos fortes e fracos, as potencialidades a serem ampliadas e as fragilidades a serem corrigidas.
monitoração de pessoas, indicando se elas estão bem integradas em seus cargos e tarefas, além de indicar o desempenho e os resultados alcançados.
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